
GUIA DE RAÇAS Bullmastiff
Um cão protetor e companheiro!
Neste guia você vai encontrar
CBK Grupo 02
Seguro de si, esse cachorro de porte grande vai conquistar sua família!
Se você é apaixonado por cães de grande porte, com certeza, vai adorar conhecer o Bullmastiff. A raça é famosa não só pelo tamanho, mas por seu temperamento calmo, afetuoso e companheiro com a família adotiva.
Ainda assim, trata-se de um excelente cão de guarda, com instinto protetor e alerta. Quer saber mais sobre esse peludo? A seguir, você confere o guia completo que preparamos sobre a raça. Acompanhe!
Expectativa de vida
Média de Altura
Média de Peso
Nível de fofura
Condição Física
Alguns cachorros da raça Bullmastiff são sedentários, enquanto outros são mais ativos por natureza. De todo modo, exercícios moderados devem ser incentivados. O lado bom é que esses peludinhos gostam de se divertir com práticas em parceria com o tutor.
Caminhadas de rotina e brincadeiras ao ar livre estão entre as atividades favoritas desses cães. Contudo, os filhotinhos não devem ser sobrecarregados excessivamente. O tutor deve ter em mente que essa raça não lida bem com corridas e esportes, mas adora passear.
Características
Adaptabilidade
3/5
Nível de afeição
3/5
Bom para apartamento
3/5
Tendância de latir
2/5
Amizade com gatos
1/5
Amizade com crianças
3/5
Amizade com cães
1/5
Necessidade de exerícios
2/5
Espaço necessário
3/5
Tosa
2/5
Problemas de saúde
5/5
Inteligência
3/5
Gosto por brincadeiras
4/5
Queda de pelo
3/5
Amigavél com estranhos
3/5
Terrirotialista
5/5
Facilidade de treinamento
2/5
Cão de guarda
4/5
Tolerância ao frio
3/5
Tolerância ao calor
1/5
Necessidade social
3/5
Rações para Rações para Bullmastiff
Destaques e Curiosidades
Já parou para pensar que toda raça de cachorro conta com boas histórias e fatos curiosos? Com nosso amigo de quatro patas Bullmastiff, não poderia ser diferente. Por isso, separamos destaques incríveis para você se encantar ainda mais pelo peludo!
-
Ao ver um cachorro desse porte, muita gente pode pensar no barulhão que ele faz. Porém, o cão Bullmastiff foi treinado desde o início de sua padronização para não latir. Com o passar do tempo, esse atributo passou a fazer parte das características da raça.
-
Não estranhe ao perceber que seu cãozinho dessa raça anda babando demais. A baba é algo incontrolável para esse peludo e isso vira parte da rotina dos tutores. O recomendável é andar sempre com uma toalha na mão para evitar a sujeira em determinados ambientes.
-
Se você é fã do filme Rocky, com certeza, deve se lembrar do cão dessa raça brilhando na história. O que muitos não sabem é que o personagem Butkus era pet do próprio protagonista, o ator Sylvester Stallone!
História do Bullmastiff
Origem
Prepare-se para conhecer a trajetória de uma raça britânica que conquistou o mundo. O cachorro Bullmastiff foi criado na Inglaterra, no começo do século XIX. Ao longo do tempo, ele serviu de cão de guarda por proprietários de grandes terras daquela região.
Cruzamentos
Para obter a raça, criadores da época realizaram cruzamentos com outras raças de guarda e defesa, sendo a principal delas o Mastim. Estima-se que cães como Buldogue, Dogue Alemão e Wolfhound façam parte desse processo.
Clubes
Com o passar do tempo, os cruzamentos surtiram o efeito desejado e a raça começou a se popularizar entre outros criadores. A Liga Britânica do Bullmastiff foi criada em 1925 e existem outros clubes de entusiastas, como a Associação Americana do Bullmastiff.
Oficialização
Atualmente, a raça é reconhecida pelas principais instituições citológicas do mundo. O American Kennel Club (AKC) oficializou o cão em 1933, enquanto a Federação Cinológica Internacional (FCI) concedeu a padronização oficial em 1955.
Características Físicas
Nosso amigo é facilmente notado pelo seu porte grande e o rosto transmite muito da essência da raça. A cabeça dele é grande e larga, os olhos são escuros, o focinho é curto e profundo, e as orelhinhas são triangulares e altas. Um verdadeiro charme, né?
O corpo dele é, geralmente, compacto e musculoso, com um peito largo de aparência profunda. Os braços costumam ser retos e as pernas ficam em formato quase angular. Já a cauda desse pet é inserida e alta, além de ter traço afilado da raiz à ponta.
Personalidade
Segundo os padrões oficiais da raça, o Bullmastiff tem personalidade fiel e alerta. O cão também é descrito como entusiasmado, confiável e ativo. Claro, que a intensidade desses traços pode variar de acordo com o animal, mas são bastante valiosos para os tutores.
Aliás, é com a família que esse bichinho se sente à vontade para mostrar seu temperamento. No geral, ele é gentil e afetuoso com os moradores da mesma casa. Porém, tende a ser alerta na presença de estranhos.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Convivência
O cachorro dessa raça costuma lidar bem com crianças, contudo, a interação dele com os pequenos deve ser sempre supervisionada. A convivência com outros pets, no entanto, pode ser um problema. Portanto, recomenda-se criá-lo sem outros cães ou gatos.
Por ser protetor e apegado à família, o animal também não lida bem com longos períodos sozinho. A boa notícia é que o peludo pode viver tanto em casa como em apartamento, desde que tenha uma rotina de exercício ao ar livre!
Socialização
Decidiu que vai adotar um cão dessa raça como novo membro da família? Pois, lembre-se de começar as lições de socialização logo cedo. Não se trata de um cachorro teimoso e difícil de adestrar, desde que esse processo seja realizado de forma correta.
Já que estamos falando de um animal com instinto de guarda e proteção, é importante expor o pet ao maior número possível de pessoas novas, como amigos e familiares. Isso evita que ele suspeite de todo visitante ou desconhecido durante um passeio.
Saúde e Bem-estar
Escovação dos pelos
Nós não poderíamos deixar de falar da bela pelagem curta desse cão. O animal pode ser encontrado com pelinhos de tonalidades como fulvo, vermelho ou tigrado. Além disso, costuma apresentar marcações pretas, principalmente, no focinho e nos olhos.
O tutor pode esperar por períodos sazonais de queda dos pelinhos, época em que a escovação é muito importante. Afinal, evita o acúmulo de fios soltos pelo corpo. Contudo, a manutenção da pelagem é bem simples e não demanda tantos cuidados.
Higiene
Assim como acontece com a escovação dos pelos, os cuidados com o Bullmastiff não demandam banhos constantes. De acordo com os especialistas, ele deve ser banhado somente quando necessário, com produtos alinhados a esse tipo de pele e pelagem.
Fora esse cuidado, fatores como a hidratação e a oleosidade da pele e/ou dos pelos devem ser verificadas regularmente. O tutor deve atentar-se, também, à limpeza das orelhinhas do animal. Por isso, é fundamental verificar sempre a região e higienizá-la, se for necessário.
-
Geralmente, esse peludo desgasta as unhas ao praticar atividades físicas e brincadeiras no dia a dia. Entretanto, se isso não acontecer, o tutor deve apará-las manualmente, com muito cuidado. Se preferir, também é possível contar com serviços profissionais, como o da Petz!
-
Os dentes de todo cãozinho devem ser escovados regularmente. Esse cuidado evita o surgimento de doenças bucais perigosas, como o tártaro e a placa bacteriana. Além disso, não se esqueça de manter os atendimentos odontológicos com o veterinário sempre em dia.
Cuidados com a saúde do Bullmastiff
Apesar de se tratar de um cão forte e saudável, ele tem predisposição a alguns problemas de saúde. Por isso, clubes de criadores e especialistas recomendam a realização periódica de avaliações de quadril, cotovelo e tireoide, além de exames cardíacos e oftalmológicos.
Cabe ressaltar que isso não significa, necessariamente, que todo cachorro da raça tenha complicações do tipo. Trata-se apenas de predisposições na saúde do Bullmastiff que devem ser acompanhadas pelo médico-veterinário regularmente.
Higiene e Limpeza para Bullmastiff
Alimentação
A nutrição é um fator fundamental para a qualidade de vida de todo cãozinho. No caso do Bullmastiff, o tutor deve definir junto ao veterinário qual a dieta ideal. A escolha da ração para cachorro de grande porte, com a indicação de faixa etária correta, faz parte desses cuidados.
Acompanhamento
Os check-ups de rotina com o veterinário são imprescindíveis. Isso porque ajudam a manter o pet sempre saudável, diagnosticar possíveis probleminhas de saúde e acompanhá-los de forma segura, além de proporcionar mais qualidade de vida.
Portanto, leve seu querido Bullmastiff às consultas com o especialista frequentemente, de preferência, desde a fase filhote. Assim, você oferece um desenvolvimento mais saudável e acostuma o animal a essa rotina de acompanhamentos de saúde.
Filhotes
Um filhote de Bullmastiff pode ter tanta energia quanto um cão adulto, principalmente, até os dois primeiros anos de vida. Nessa fase, o tutor deve atentar-se ainda mais à proteção do espaço em que o pet vive, para evitar fugas e acidentes domésticos.
Enquanto filhote, o animal também vai precisar de maior atenção e socialização. Por fim, não se esqueça de manter a carteirinha de vacinação do pet sempre atualizada, bem como realizar todos os cuidados de vermifugação.
Dicas de adestramento
Dicas de adestramento
Muitos tutores incentivam a colocar o cão dessa raça em aulas de adestramento profissional. Isso melhora a convivência do filhote com outros cachorros, fora que garante resultados mais eficazes de socialização.
A raça se adapta melhor a lições de adestramento como agilidade, obediência e rastreamento de cheiros. De acordo com as informações da AKC, trata-se de um cão com treinabilidade agradável.
Encontre tudo para seu Bullmastiff aqui na Petz!
Gostou de saber tudo sobre o Bullmastiff? No Pet Shop on-line da Petz, você encontra tudo que esse peludo precisa. Confira nossas opções de alimentos, acessórios e remédios a preços imperdíveis!