
GUIA DE RAÇAS Pitbull
Lealdade, coragem e inteligência
Neste guia você vai encontrar
CBKC Grupo 11
Assim como seus ancestrais, é um grande companheiro e verdadeiro cão de guarda
O cachorro Pitbull, também conhecido como American Pit Bull Terrier (APBT), é um pet extremamente carinhoso, leal e inteligente. Por muito tempo, ele teve sua imagem atrelada a um comportamento rude e agressivo. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, esse cão é muito dócil, em especial com crianças.
Tanta afeição pelos pequenos o fez ficar conhecido como cachorro-babá, desmistificando o passado da raça, que foi criada para gerar cães de guarda e luta. Existem diversas teorias sobre a verdadeira história do Pitbull, considerando os cruzamentos que o originaram e sua real função.
Expectativa de vida
Média de Altura
Média de Peso
Nível de fofura
Condições físicas
A raça de Pitbull sempre chamou muita atenção por conta do porte físico atlético. Os músculos desse cão são bastante aparentes e demandam uma alimentação especial para permanecerem saudáveis. Por esse motivo, o pet é extremamente ativo, com alta necessidade de passeios, brincadeiras e exercícios físicos.
Um dos mitos em torno das condições físicas do Pitbull é sobre o travamento de mandíbulas, afirmando que, quando o cachorro prende algo na boca, é impossível fazê-lo soltar. Pesquisas realizadas com diversas raças relatam que isso não é verdade, apesar da força que esse cão possui e do estilo “tesoura” de sua dentição.
Características
É adaptável?
4/5
Requer atenção?
4/5
Apartamento?
3/5
Late muito?
3/5
Gosta de gatos?
1/5
Gosta de crianças?
5/5
Gosta de cães?
1/5
Precisa exercitar?
4/5
É espaçoso?
5/5
Fácil tosar?
1/5
Problemas saúde?
3/5
É inteligente?
5/5
Gosta de brincar?
5/5
Solta muito pelo?
1/5
É sociável?
4/5
É amigavel?
4/5
É territorialista?
5/5
Fácil de treinar?
3/5
É cão de guarda?
5/5
É friorento?
3/5
É calorento?
3/5
Rações para Pitbull
Destaques e curiosidades
Apesar de ser muito conhecida, a raça American Pit Bull Terrier é cadastrada apenas na CBKC (Companhia Brasileira de Cinofilia). Ela consta no grupo 11 de raças não reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI), na companhia de cães similares ao Pitbull, como o American Bully e o Biewer Terrier.
-
Um dos maiores exemplos do comportamento dócil da raça está nos Estados Unidos. O gigante Hulk, um Pitbull macho de 80 kg, ficou famoso pelo tamanho e por cuidar dos meninos Jordan e Jackson — este último, de apenas três meses.
-
Em alguns países, o mês de outubro é dedicado a eventos especiais para quebrar o preconceito que ainda existe em torno da raça Pitbull. Essas ações ocorrem, principalmente, devido ao alarmante número de cachorros eutanasiados e à baixa quantidade de cães adotados nos Estados Unidos.
-
O Pitbull é muito presente no mundo das celebridades. Além de participarem de reality shows no canal Animal Planet, os cães são admirados por diversas personalidades, como Gisele Bündchen, Josh Hutcherson, Jessica Biel, Jennifer Aniston e Fiona Apple.
A história do pitbull
Origem
Não existem registros oficiais sobre a origem do Pitbull. Entretanto, muitas pessoas acreditam que ele surgiu no Reino Unido, onde foi criado especialmente para lutar. Estudiosos americanos afirmam que os primeiros animais da raça no país eram versões do Staffordshire Bull Terrier.
Cruzamentos
Já na América, os primeiros animais da raça foram vistos exercendo a função de cão de guarda em pastos de gado e ovelhas. Os admiradores acreditam que, no país, o Pitbull surgiu do cruzamento entre Bulls e Terriers.
Comportamento
Por muito tempo, o Pitbull foi visto com um cão agressivo e rude. Porém, isso é uma grande injustiça com a raça, levando em consideração a história dos seus ancestrais. Durante o século XIX, eles eram utilizados para o cuidado de crianças.
Reconhecimento
Apesar da popularidade, o American Pit Bull Terrier demorou para ser reconhecido pela Confederação Brasileira de Cinofilia (CBCK). Hoje, o American Kennel Club (AKC), um dos maiores clubes de genealogia do mundo, também já registrou a raça.
Os antepassados do Pitbull
Diversas raças podem ser atreladas à origem do cachorro Pitbull, como o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier. Acredita-se ainda que o APBT é descendente do Bulldog Inglês. Também não se descarta a hipótese da ascendência grega, já que a raça tem traços dos cães molossos.
Ainda há muito o que ser feito para desmistificar os estigmas sobre a imagem da raça. Por isso, é muito importante lembrar que a criação é um dos principais fatores na construção do comportamento e da personalidade de qualquer pet.
Características físicas
Não são apenas o tamanho do Pitbull e o seu porte atlético que chamam atenção. Considerado um cão de porte médio, ele é muito veloz e, em alguns casos, devido à forte musculatura, pode ter o peso desproporcionalmente maior em relação à altura.
Ele também é um cachorro com a pelagem bem curta e pode ser encontrado com diversas tonalidades de pelos. A trufa do Pitbull também tem duas versões, a vermelha e a preta. As orelhas do cão são pontudas e não devem ser cortadas em hipótese alguma, o que é um crime previsto por lei.
Personalidade
A personalidade desse cachorro sempre será debatida. Enquanto muitos ainda têm uma visão preconceituosa da raça, criadores de Pitbull fêmea ou macho afirmam que o pet é generoso, leal e um excelente companheiro.
A inteligência e a adaptabilidade são os pontos mais destacados quanto ao temperamento da raça. Como falamos, a criação dos filhotes de Pitbull é fundamental para a construção da personalidade e do comportamento.
Convivência
Não estranhe se o seu pet se der melhor com pessoas do que com outros animais. Ele poderá ser bem amigável até com quem não tem bastante contato, desde que aprenda que pode confiar em estranhos e fazer novas amizades.
Com relação ao tutor, ele será extremamente leal, fazendo valer o instinto de guardião. Além disso, o pet sempre fará o possível para agradá-lo, seja atendendo a ordens, seja dando carinho excessivo.
Socialização
As crianças são grandes amigas do cachorro Pitbull. No entanto, é necessário ter cuidado ao mantê-las perto do pet. Primeiro, elas precisam conquistar a confiança do cão. Após isso, ele permitirá ser tocado pelos pequenos e, juntos, eles terão ótimos momentos de alegria.
O Pitbull é um excelente cão de companhia e gosta muito de ter o tutor por perto. Porém, vale destacar a adaptabilidade para mudanças. Caso um membro novo chegue à família, o cão o receberá muito bem, desde que não seja outro animal.
Saúde e bem-estar
Escovação dos pelos
Como a pelagem do Pitbull é bastante curta, muitas pessoas acreditam que a escovação de pelos do cão não deve ser feita. Porém, esse cuidado é necessário em qualquer pet, já que remove os pelos mortos e auxilia no nascimento dos novos.
Escovações semanais auxiliam no cuidado com a pele — um dos pontos fracos da raça —, evitando possíveis complicações dérmicas. A utilização de uma escova com o tamanho das cerdas adequado para pelos curtos é fundamental.
Higiene
Para garantir que a higiene do seu Pitbull esteja sempre em ordem, o uso dos cosméticos ideais também é muito importante. Além de evitar e combater problemas de pele, banhar o cachorro evita a infestação de pulgas e carrapatos.
Não são apenas os cosméticos que devem ser utilizados para cuidar da higiene do seu animal de estimação. Alguns produtos de limpeza também são essenciais para garantir que o ambiente em que ele passa a maior parte do tempo esteja sempre limpo.
-
Levar o seu Pitbull para passear deve ser uma atividade muito frequente. Para tornar esse momento agradável, o ideal é manter as unhas do cão sempre com um tamanho adequado. Lembre-se de que também é importante cortá-las para facilitar a limpeza.
-
O sorriso de um Pitbull é encantador. Para mantê-lo sempre saudável, as escovações diárias são fundamentais. Recomenda-se que, desde a infância, você já acostume o animal a essa tarefa, utilizando dedeiras, escovas e os cremes dentais indicados.
Cuidados com a saúde do Pitbull
O Pitbull é um cachorro bastante sadio e não apresenta problemas de saúde com frequência. Porém, para isso, é fundamental que você ofereça ao pet uma ração com os nutrientes necessários e com o valor calórico balanceado.
A obesidade e os problemas no quadril são as complicações mais comuns na raça. Por esse motivo, a prática de exercícios físicos deve ser constante, assim como o acompanhamento da dieta do pet.
Os problemas de pele também podem afetar o animal com mais facilidade. Sendo assim, visitas a um veterinário devem ser feitas sempre, principalmente se você notar manchas na pele e excesso de peso no pet.
Higiene e Limpeza para Pitbull
Alimentação
O número de proteínas e o valor calórico da ração oferecida ao cachorro devem ser escolhidos com muito cuidado para evitar as complicações mais comuns da raça. Com o auxílio de um especialista, isso será fácil de resolver.
Acompanhamento
O desenvolvimento do pet deve ser acompanhado por um profissional qualificado. Ele garantirá que o seu animal de estimação permaneça sempre saudável e pronto para se divertir ao seu lado.
Filhotes
Os filhotes de Pitbull são encantadores. O mais bacana de recebê-los em casa é poder cuidar deles com muito amor e carinho desde o início. No entanto, é recomendado que eles cheguem em nossos lares apenas após os primeiros 30 dias de vida.
Caso uma Pitbull prenhe já integre sua família, não deixe de oferecer uma ração especial durante a gestação. Além disso, após o nascimento dos filhotes, deixe que ela os amamente.
Depois, oferecer aos filhotes uma ração específica é fundamental para garantir um bom desenvolvimento e um crescimento saudável. Isso é tão importante quanto a vermifugação, que geralmente ocorre de duas a quatro vezes, dependendo do quadro do pet e da avaliação do veterinário.
Dicas de adestramento
Dicas de adestramento
O cachorro Pitbull é muito inteligente e, por isso, muito fácil de adestrar. O ensinamento comportamental facilitará bastante o convívio do pet com outras pessoas e a organização do seu lar.
A utilização de alguns acessórios deixará as lições mais fáceis e mais interessantes para o seu pet. Recompensá-lo com biscoitos é uma ótima dica, assim como fazer bastante carinho após o aprendizado. Bastões, círculos e outros brinquedos também vão deixar o adestramento bem mais divertido.
Tudo sobre Pitbull você encontra na Petz!
Ter um animal de estimação em casa proporciona inúmeras alegrias. Para fazer a vida de um cachorro Pitbull mais feliz, alguns acessórios e produtos são necessários.
Aqui, na Petz, você encontra tudo o que precisa para garantir a alegria do seu pet da raça a preços sensacionais. Aproveite e se torne assinante para receber novidades e descontos imperdíveis.