
GUIA DE RAÇAS Vizsla
Um cachorro carinhoso e cheio de energia
Neste guia você vai encontrar
CBK Grupo 09
Com sua personalidade gentil, o peludo tem tudo para conquistar sua família!
Chamado também de Braco Húngaro de pelo curto, o Vizsla é descrito por tutores e especialistas como um cão inteligente, dócil e brincalhão. Nosso amigo de porte médio, é um apreciador nato das atividades físicas e conta com uma bela pelagem vermelha.
Bastante interativo, ele se apega facilmente à família adotiva. Sempre enérgico, o Vizsla foi muito utilizado como cão de caça, e hoje, pode trabalhar tanto em funções de guarda quanto esportivas. Saiba mais detalhes no guia sobre a raça!
Expectativa de vida
Média de Altura
Média de Peso
Nível de fofura
Condição Física
Quem vê o Braco Húngaro de pelo curto por aí, logo percebe que se trata de um cachorro ativo e cheio de energia para gastar. O animal faz parte do grupo de cães apontadores, que adoram ambientes abertos para correr e explorar à vontade.
Por isso, é um bichinho que demanda uma rotina de exercícios físicos diários. Muitos dos cães dessa raça participam de esportes caninos. Nos dois casos, é importante que o tutor trabalhe não só a parte física, como treinamentos mentais. Até porque, é um pet esperto e disposto a aprender coisas novas!
Características
É adaptavél?
3/5
Requer Atenção?
4/5
Apartamento
2/5
Late muito?
2/5
Gosta de gatos?
4/5
Gosta de crianças?
4/5
Gosta de cães?
4/5
Precisa Exercitar?
5/5
Fácil tosar?
1/5
Problemas de Saúde?
2/5
É inteligente?
4/5
Gosta de brincar?
5/5
Cai muito o pelo?
1/5
É sociável
4/5
Rações para Vizsla
Destaques e curiosidades
Quem adora as diferentes raças de cachorro, com certeza fica encantado com a diversidade de fatos interessantes de cada bichinho. Com nosso querido amigo Vizsla não poderia ser diferente. O animal tem traços incríveis e uma história repleta de curiosidades, acompanhe!
-
Uma das características mais peculiares dos cães de aponte, como o Braco Húngaro, é sua famosa pose ao farejar o que procurava. Quem nunca viu um cãozinho ficar em posição de seta e com uma das patas erguidas? Pois saiba que o Vizsla também possui essa mania!
-
Segundo um estudo do renomado psicólogo Stanley Coren (especialista em cachorros), o Vizsla figura entre as 25 raças caninas mais inteligentes. O peludo faz parte do grupo de cães que costumam aprender novos comandos após cinco a 15 demonstrações.
-
Muita gente não sabe, mas nosso colega possui alguns primos bem parecidos. Entre os destaques, estão outros cães apontadores como o Pointer e o Weimaraner. De todo modo, nenhum deles é tão próximo como o Braco Húngaro de pelo duro, ou Vizsla Wirehaired!
História do Springer Spaniel Inglês
Origem
Como um de seus próprios nomes indica, o animal é originário da Hungria. De acordo com gravuras criadas ainda do século X, o cão era utilizado por tribos bárbaras magiares que saqueavam diferentes pontos da Europa central, na chamada Idade das Trevas.
Reconhecimento
Já nos tempos modernos, a raça de cachorro Vizsla passou por seu processo de padronização. Como resultado do processo de aperfeiçoamento desses padrões, o Braco Húngaro foi reconhecido pela Federação Cinológica Internacional em 1936.
Risco de extinção
Um dos momentos mais tristes da história desse cãozinho é o período em que a raça quase foi extinta, durante a Primeira Guerra Mundial. Contudo, apreciadores do animal preservaram alguns cãezinhos e mantiveram a raça a salvo.
Reaparecimento
Além disso, algo muito parecido aconteceu novamente em 1945, durante a ocupação russa na Hungria. Muitos húngaros levaram seus Vizslas consigo durante a fuga do regime. O cão só reapareceu de fato nos anos de 1950, e a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club no ano de 1960.
Características físicas
Como dissemos, o nosso amado Vizsla tem porte médio. A altura dos machos da raça varia entre 55 e 60 centímetros, já as fêmeas são um pouco menores, com 53 a 58 centímetros de altura. Em ambos os sexos, o corpinho do animal é musculoso e de boas proporções.
As orelhinhas são longas, sedosas e ficam caídas ao redor da cabeça. Uma particularidade incrível desse peludo é que seus olhos possuem a mesma cor da pelagem. Por esses e outros traços, ele tem conquistado cada vez mais tutores!
Personalidade
São vários os traços que caracterizam Braco Húngaro de pelo curto em personalidade. O pet é ativo, e demanda alto nível de atividade física, principalmente levando em consideração o seu histórico como cão de caça.
Outra característica marcante é o forte apego à família humana. Trata-se de um mascote que prefere estar sempre acompanhado pelo tutor ou outro integrante da casa. Além disso, a raça é super inteligente e esperta, por isso, precisa ser incentivada a praticar exercícios regularmente a fim de evitar comportamentos destrutivos.
Personalidade que tem exceções à regra e que é importante sempre trabalhar socialização e adestramento de forma correta.
Convivência
Ter um cãozinho dessa raça vai alegrar os dias em sua casa. Isso, porque é um animal que gosta de interagir com pessoas. Ele tolera bem outros cães e gatinhos no mesmo ambiente, desde que sejam socializados desde filhotes.
Também lida muito bem com crianças e são amigáveis com estranhos. De todo modo, é importante que o tutor supervisione as interações com o animal. Não é um cão que late excessivamente e não deve ser deixado sozinho por longos períodos.
Socialização
Os Bracos Húngaros são muito curiosos e, por vezes, manipuladores. Isso significa que o processo de socialização e adestramento do bichinho desde a infância é fundamental. Felizmente, eles adoram aprender e se desenvolvem rapidamente no treinamento.
Vale ressaltar que a raça é um pouco sensível, portanto, as lições de socialização devem ser contínuas e adaptadas à sua personalidade. Mostre ao peludo que ele está indo bem no processos de socialização e adestramento, pois é um pet que busca sempre agradar o tutor.
Saúde e Bem-estar
Escovação dos pelos
Já deu para notar que o cachorro Vizsla tem uma pelagem linda, não é mesmo? Porém, para manter o pelo cor vermelho ferrugem do bichinho, é fundamental tomar certos cuidados. São hábitos simples, mas que fazem muita diferença na qualidade de vida do pet.
Ele possui algumas épocas de quedas de pelo, por isso, o tutor deve manter uma rotina semanal de escovações. Assim, evita-se o acúmulo de fios mortos pelo corpo do bichinho. Utilize um pente ou escova com cerdas de borracha para o resultado ideal!
Higiene
Por se tratar de um cão enérgico e com uma rotina carregada de atividades, o pet vai precisar de banhos regularmente. A ênfase neste cuidado é ainda maior nas situações em que o animal fica especialmente sujo, como brincadeiras na terra.
Para esse cuidado, lembre-se de usar sempre produtos adequados ao tipo de pelagem do pet. Uma recomendação é que o banho seja feito com água morna e um sabonete ou shampoo apropriado. Não se esqueça de enxaguar e secar muito bem o peludo.
-
Com os exercícios diários, as unhas do Vizsla costumam ser desgastadas naturalmente. Contudo, pode ser necessário apará-las eventualmente. Para a tarefa, utilize um alicate apropriado com precaução, ou solicite serviços especializados em pet shops, como a Petz!
-
Os dentes do seu melhor amigo deve ser escovados, seguindo sempre as orientações de um médico-veterinário. Outros cuidados, como o oferecimento de petiscos de tratamento dentário também ajudam a combater o aparecimento de tártaro e placa bacteriana.
Cuidados com a saúde do Vizsla
De modo geral, esse peludinho é bastante saudável. Entretanto, como qualquer raça de cachorro, ele pode ter predisposição a certos problemas, como o câncer. Por esse e outros motivos, os clubes de criadores indicam exames de quadril, tireoide e oftalmológicas.
Para evitar qualquer situação do tipo, leve o pet à consultas com o veterinário regularmente. Assim, o especialista pode ter diagnósticos precoces de possíveis doenças, além de dar dicas para manter o bichinho sempre saudável.
Higiene e Limpeza para Vizsla
Alimentação
Como todo cãozinho, o Vizsla precisa de uma alimentação equilibrada e saudável. Alguns pets da raça podem, inclusive, enfrentar problemas de ganho excessivo de peso por conta de uma dieta mal formulada. Defina a ração para cachorro ideal para seu amigão de acordo com as orientações de um veterinário.
Acompanhamento
Para que seu melhor amigo não enfrente probleminhas de saúde, é fundamental que o tutor mantenha uma rotina de acompanhamentos com o veterinário. Os check-ups são ótimos para saber se o pet está sempre saudável e feliz.
Vale lembrar que o acompanhamento desde filhote faz com que o animal se acostume às avaliações veterinárias. Portanto, não deixe esse cuidado tão importante de fora do cotidiano de seu companheiro!
Filhotes
Antes mesmo de adotar um Vizsla filhote, é bom se adaptar a uma nova rotina com o mais novo integrante da família. O pequeno vai precisar de atenção redobrada do tutor, além disso, o ambiente deve estar devidamente protegido contra possíveis acidentes.
Quanto adotar o filhotinho, não se esqueça de assegurar que todas as vacinas e vermifugações estão em dia. Dessa forma, você garante um desenvolvimento mais agradável para o peludinho!
Dicas de adestramento
Dicas de adestramento
Como ressaltamos ao longo do guia, o Vizsla Húngaro é um cão perfeito para atividades físicas, exercícios e brincadeiras. Essas características contribuem para o processo de adestramento do animal, além do fato de ser um pet esperto e habilidoso.
As possibilidades de treinamento com o Braco são enormes. Uma boa recomendação é optar por atividades de obediência, agilidade e rastreamento ao farejar. Outro dica que faz muita diferença é participar sempre de perto do processo de aprendizagem do bichinho!
A Petz tem os melhores produtos para seu Vizsla!
Agora você já sabe tudo sobre o cão da raça Vizsla. Não é o máximo conferir tantos detalhes acerca desse lindo peludinho? Aproveite para encontrar produtos para o filhotinho que você adotar, basta conhecer o catálogo disponível aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Não perca nossas ofertas!