»
»
»
Braco Alemão

GUIA DE RAÇAS
Braco Alemão

Neste guia você vai encontrar:

Amigável, inteligente e cheio de energia

CBKC - Grupo 07

Conheça um cachorro atleta super simpático e esperto!

Quem procura por um amigo de quatro patas que não dispensa uma boa sessão de exercícios com certeza se identifica com o Braco Alemão. Isso porque a raça é conhecida por seu nível de energia fora do comum, somado à sua personalidade amigável e pelagem super bonita.

Claro que tanta disposição demanda certos cuidados. O tutor que adota um cão como esse deve oferecer espaço adequado para as atividades físicas e brincadeiras, além de levar em consideração o porte do animal. Confira o guia completo que preparamos sobre a raça e saiba se o Braco Alemão de pelo curto é o pet ideal para você!

Condição física

Nosso colega canino possui tamanho médio e é considerado um cachorro versátil. A definição se dá pelo fato de ser uma raça atlética e, ao mesmo tempo, ideal para companhia familiar. O cão se sai muito bem em corridas, natação e outros esportes de agilidade.

Além do mais, é um animal que já trabalhou bastante como cão de caça de animais pequenos ao longo da história. Portanto, ao decidir adotar um filhote de Braco Alemão como novo integrante da família, saiba que é importante adaptar sua rotina às necessidades de exercícios do bichinho.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Braco Alemão

Média de Altura

Média de altura do Braco Alemão

Média de Peso

Média de peso do Braco Alemão

Nível de Fofura

Nível de fofura do Braco Alemão

Características

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Cai muito pelo?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

É sociável?

É amigável?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

Rações para Braco Alemão

Destaques e curiosidades

Se você é apaixonado por cachorros, com certeza sabe que cada raça apresenta características e fatos curiosos, não é mesmo? Por isso, separamos alguns destaques incríveis sobre o cão Braco Alemão de pelo curto. Acompanhe!

Ao ver um Braco em posição de apontar por aí, não estranhe. A raça faz parte do chamado “grupo de cães de aponte”. Isso significa que esse peludo é um excelente farejador, o que explica seu sucesso como cão de caça em tempos remotos.

Engana-se quem pensa que por ser um cão de origem europeia, o Braco Alemão enfrenta bem as temperaturas mais baixas. A raça foi criada em uma região de clima temperado, por isso, não suporta muito bem o frio.

Como dissemos, esse cãozinho faz parte de um grupo específico de cães, subdivido por outros Bracos. No entanto, vale a pena destacar um outro peludo bastante parecido com o nosso amigão: o cão Braco Alemão de pelo duro, também chamado de Drahthaar.

Braco Alemão guia raças

História do Braco Alemão

Origem

As origens desse cachorro estão ligadas às cortes alemãs e sua busca por um cão de aponte versátil e aperfeiçoado para as atividades de caça. O processo de escolha de raças para a obtenção de um peludo como o Braco Alemão remontam ao século 18.

Cruzamentos

Os cruzamentos para a criação da raça passaram por um longo percurso. Algumas fontes indicam que uma das primeiras tentativas datam ainda nos anos de 1600, com um cachorro Perdigueiro de Burgos e o Cão Farejador de Hanôver.

Nobreza

Para os cruzamentos posteriores, foram utilizados Pointers, já que o uso de cães apontadores era muito comum no século 17. Uma das personalidades a fazer parte desse processo era o príncipe Albrecht, co-fundador da Sociedade Cinológica de Viena.

Reconhecimento

Como deve ter notado, o processo de criação e definição dos padrões de raças de cachorro levam bastante tempo. O Braco de pelo curto só foi admitido pelo American Kennel Club em 1930, já a oficialização pela Federação Cinológica Internacional aconteceu em 1954.

Braco Alemão  veterinário guia raças

Características físicas

De acordo com os padrões da raça, esse cão é aristocrático e harmonioso. A aparência geral do cachorro Braco Alemão é representada por uma postura orgulhosa e silhueta de traços suaves. Características como resistência, força e velocidade chamam a atenção.

Com porte médio, nosso companheiro tem o dorso firme e musculoso. Não há quem resista à beleza do seu pelinho curto, que traz cores variadas, como marrom, preto e branco. Nos três casos, a pelagem pode apresentar manchinhas amarronzadas ao longo do corpo.

Conheça rações para Braco Alemão

Personalidade

A raça Braco Alemão é conhecida por sua personalidade bastante equilibrada. Isso indica que o pet não apresenta comportamento agressivo, assim como não é nada tímido. Ele é considerado por especialistas e entusiastas como um cão firme, equilibrado e confiável.

O animal é brincalhão, inteligente e energicamente ativo. Certamente, é um cãozinho que gosta de estar em família, por isso, se apega com facilidade ao tutor. A versatilidade entre um cão agitado e ao mesmo tempo companheiro rende à raça todo esse sucesso!

Convivência

Morar com um cão da raça significa contar com um pet sempre disposto a brincar, correr e se divertir por aí. Não à toa, ele é indicado para casas com ambientes abertos, como quintais e campos, por mais que o bichinho possa viver em apartamento (desde que tenha espaço adequado e uma rotina de atividades bem ajustada).

Muitas pessoas procuram a raça de cachorro Braco Alemão para servir de cão de guarda por conta do seu sentido de alerta. Porém, por mais que ele até possa trabalhar nessa função, é importante ressaltar que esse peludo oferece proteção somente razoável. Afinal, ele tende a gostar das pessoas em vez de assustá-las de fato.

Socialização

Ao adotar um Braco como novo integrante da família, é importante que o tutor leve em consideração os processos de socialização da raça. O animal precisa entender desde cedo fatores como hierarquia com a família e adaptação com outros pets da casa.

O mesmo vale para a convivência com crianças, que deve ser trabalhada desde a fase filhote, com a interação do cão com os pequenos supervisionada. Outro fator importante é o apego à família. Isso porque o pet não pode ficar muito tempo sozinho. A solidão tende a facilitar a tristeza e os comportamentos destrutivos.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com pelagem curta, densa e áspera, nosso amigo apresenta alguns cuidados com os pelos. São precauções simples, até porque os pelinhos são fáceis de escovar, exigindo a prática a cada poucos dias.

Embora curtinho, o pelo do Braco Alemão cai em determinadas épocas do ano. Nesses casos, a frequência de escovações pode ser maior, para evitar o acúmulo de fios mortos pelo corpo do pet. Utilize sempre escovas e pentes apropriados para a pelagem do animal.

Escovação dos Pelos do Braco Alemão

Higiene

O cuidado com o Braco Alemão em relação à higiene também é bastante simples. Segundo as orientações de especialistas do AKC, o animal precisa somente de banhos ocasionais. Para a limpeza, recomenda-se utilizar produtos suaves e de composição adequada à pelagem desse cãozinho.

Uma boa dica é consultar o médico-veterinário do mascote sobre quais os melhores artigos de higiene. Outra recomendação importante é verificar com frequência as orelhinhas do animal, para mantê-las sempre limpinhas e livres de infecções.

Por se tratar de um cachorrinho tão agitado, o Braco Alemão costuma ter suas unhas desgastadas naturalmente. Caso isso não aconteça, procure apará-las com cuidado e equipamentos adequados, ou procure um serviço especializado, como o da Petz!

A escovação dos dentes é fundamental para qualquer cãozinho. Com esse cuidado, o animal fica livre de problemas como o tártaro e a formação da placa bacteriana. Não deixe de escovar os dentinhos do peludo e manter as avaliações odontológicas sempre em dia.

Cuidados com a saúde do Braco Alemão

Uma boa notícia para os tutores é que os cães da raça costumam ser bem saudáveis. Contudo, como qualquer pet, os Bracos possuem predisposição a certos probleminhas de saúde. São doenças que podem ou não acometer o animal, com diagnóstico do veterinário.

De acordo com os clubes de criadores e especialistas da raça, é importante que o tutor leve seu amigo para avaliações veterinárias específicas. Exames de quadril, cotovelo e estado cardíaco são algumas das recomendações. A avaliação oftalmológica também é essencial.

Cuidados Braco Alemão

Higiene e Limpeza para Braco Alemão

Alimentação

Preparado para saber tudo sobre a alimentação do seu amigo Braco? As indicações de ração de cachorro e outros detalhes da dieta podem ser dadas pelo veterinário. Não se esqueça de consultar o especialista sobre o assunto em diferentes faixas etárias do animal.

Acompanhamento

O veterinário tem papel fundamental na vida de qualquer bichinho, não é mesmo? Porém, é importante ressaltar que esse profissional deve ser procurado não só em situações de emergência ou problemas de saúde.

A realização de checkups de rotina faz toda a diferença na vida do seu melhor amigo. Portanto, faça o acompanhamento frequentemente com o especialista. Um dica é levar seu pet às consultas desde cedo, assim, o filhote pode se acostumar facilmente a elas.

Filhotes

Antes de receber um Braco Alemão filhote em casa, lembre-se de ajustar a sua rotina às necessidades de cuidados do peludinho. Nessa fase da vida, os cães precisam de ainda mais atenção do tutor, além de um ambiente acessível e adaptado para eles.

Não se esqueça também de certificar-se sobre a saúde do pequeno. A carteirinha de vacinação do animal deve estar atualizada, assim como a vermifugação. Assim, o seu pet começa a ser bem tratado antes mesmo se juntar a família. Não é o máximo?

Dicas de adestramento

Muito inteligente, o Braco Alemão é um excelente cão para adestramento, com certo desafio apenas durante a infância do peludo. Ele está sempre disposto a agradar, além de possuir um temperamento bastante amigável.

As lições de adestramento do animal são marcadas por aulas de socialização, com prática de comandos básicos e obediência. Além disso, o bichinho gosta bastante de atividades mais agitadas, como esportes que fazem bem ao corpo e à mente.

A Petz tem os melhores produtos para seu Braco Alemão !

Agora você já sabe tudo sobre a raça Braco Alemão. Aproveite para conferir a variedade enorme de produtos para esse cachorro que o Pet Shop on-line da Petz apresenta. Além de economizar, você deixa o seu mascote feliz da vida!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Braco Alemão

Casa Ferplast Kenny Para Cães Branco e Cinza
Casa Ferplast Kenny Para Cães Branco e Cinza
Comprar
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Ração Premier Fórmula para Cães Adultos de Raças Médias Sabor Frango
Comprar
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Kit Sacolinha Bone Bag Chalesco para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças