»
»
»
Cão de Crista Chinês

GUIA DE RAÇAS
Cão de Crista Chinês

Neste guia você vai encontrar:

Companheiro, teimoso e amigável

CBKC - Grupo 9

Um cãozinho muito fofo que está sempre ao seu lado!

Informações Gerais

Não tem como passar por um cão de crista chinês e não reconhecer a curiosa cabeleira e as patas com meias naturais. Por conta da pelagem que convida a fazer carinhos, fica difícil resistir a essa fofura!

Se tem uma palavra que pode descrever esses cãezinhos, ela é: companheiro. Sempre ao lado de seu tutor, esse é um ótimo pet para conviver em família e deitar por horas no sofá assistindo a um filme (ainda mais se for um dos filmes em que a raça é estrela!).

Condição física

Apesar de amar ficar em um local fofo ao lado do tutor, pets da raça cão de crista chinês não só precisam se exercitar, como amam essa atividade. Não é preciso exagerar: caminhadas diárias são suficientes para gastar a energia desse pequeno.

Além disso, brincadeiras dentro de casa são muito bem-vindas. Essa raça adora pular e subir em superfícies altas, então é importante manter objetos frágeis longe do alcance dele durante a diversão.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cão de Crista Chinês

Média de Altura

Média de altura do Cão de Crista Chinês

Média de Peso

Média de peso do Cão de Crista Chinês

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cão de Crista Chinês

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com gatos

Intelugência

Amigável com
estranhos

Gosto por
brincadeiras

Amigável com
crianças

Amigável com cães

Necessidades de
exercícios

Espaço Necessário

Problemas de saúde

Tolerância ao calor

Queda de pelo

Necessidade Social

Amigável com
estranhos

Tolerância ao frio

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Rações para Cão de Crista Chinês

Destaques e curiosidades

É impossível que um cão com tanta personalidade não tenha uma história cheia de curiosidades! Conheça algumas delas e se surpreenda ainda mais com a raça de cachorro crista chinês.

De 2003 a 2005, um cão de crista chinês chamado Sam foi eleito como o cachorro mais feio do mundo. Ele chegou a fazer aparições especiais em programas de televisão devido ao charme irreverente!

Com uma simpatia ímpar, seria impossível que a carreira dos pets dessa raça não fosse ao estrelato. Esses bichinhos já foram personagens de diversos filmes, como “102 Dálmatas”, “Como Perder um Homem em 10 Dias” e a animação “A Dama e o Vagabundo II”.

Um dos apelidos do cão de crista chinês é “o cachorro do Dr. Seuss”, por causa da aparência que lembra muito os personagens criados para as histórias do autor, como o Grinch, o Lorax e os Quem. No entanto, não há comprovação de que o escritor já teve um ou se inspirou em um desses cachorrinhos.

Cão de Crista Chinês
 guia raças

História do Cão de Crista Chinês

Origem

Apesar do nome que a raça carrega, a origem dela não é da China. Acredita-se que a raça veio da África e foi levada à China, onde permaneceu e diminuiu de tamanho por meio de diferentes cruzamentos.

Ancestrais

Não há indícios de quais são os ancestrais desse cãozinho. No entanto, há teorias que afirmam um parentesco com outros pets do México que também não apresentam pelagem, como o pelado-mexicano.

Migração

O mundo descobriu o cão de crista chinês por causa dos marinheiros chineses, que os levavam a bordo para caçar ratos nos barcos. Assim, ele foi trocado em portos ao redor do mundo, especialmente em países como Turquia e Egito. Hoje, o pet é mais popular nos Estados Unidos que na China.

Reconhecimento

O Clube Americano de Cães de Crista Chineses foi criado em 1979, mas o reconhecimento da raça no AKC só veio em 1991. Além disso, ela é reconhecida pela FCI, a Fédération Cynologique International.

Cão de Crista Chinês
  veterinário guia raças

Características físicas

Existem dois tipos principais desse cãozinho: o Pelado, mais comum, e o Cão de Crista Powderpuff, que possui uma pelagem longa por todo o corpo. Os pelos do Powderpuff são finos, com uma textura sedosa, enquanto os do Pelado, apesar do nome, estão na cabeça, nas patas e no final do rabo, variando em tamanho.

O focinho é estreito, assim como o pescoço e as perninhas, que são longas e finas. A pele e a pelagem podem vir em qualquer cor, por vezes apresentando mais de uma em um cachorro.

Conheça rações para Cão de Crista Chinês

Personalidade

O cão de crista chinês está sempre ao lado do tutor. Quando passa a amar uma família, fica muito apegado e gosta de oferecer carinho constantemente por meio de lambeijos. Apesar disso, esses cachorros fofos não são tão chegados em estranhos e podem levar um tempo para se acostumarem com visitas.

Ainda assim, é um pet que dificilmente será violento. Ele é muito brincalhão, então pode ser conquistado com diversão e precisa desses estímulos para não ficar muito estressado.

Convivência

Como mencionamos, essas fofuras são ótimas para a convivência em família e amam os humanos que os cercam. Por isso, ele vai querer acompanhar os tutores aonde forem e pode até desenvolver ansiedade por separação.

Não são cães que latem exageradamente, mas você vai ouvir um latido ou outro de vez em quando, ainda mais ao redor de estranhos. Para gastar a energia desses cães e mantê-los saudáveis, respeite a rotina de exercícios e brinque bastante com eles.

Socialização

Assim como a maioria dos cães, essa raça precisa ser socializada desde filhote para conviver sem problemas com outras pessoas e outros animais. Por isso, é importante incentivar essa socialização o mais cedo possível.

Alguns traços de hereditariedade podem tornar alguns deles mais resistentes a estranhos que outros, mas, em geral, facilmente se acostumam. Com crianças e bichinhos, é ideal sempre ter o tutor por perto para supervisionar as ações do pet.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Esse cãozinho pode ser pelado em grande parte do corpo, mas ainda exige a escovação dos pelos de modo a evitar nós e emaranhados. Aliás, é preciso dar atenção especial à pele dele e utilizar produtos para doenças não se manifestarem.

Já no caso do cão de crista chinês com pelo, a escovação deve ser diária, pois os longos fios podem facilmente formar nós. O subpelo, diferentemente da maioria dos cachorros, facilita a escovação.

Escovação dos Pelos do Cão de Crista Chinês

Higiene

A variação sem pelos precisa de banhos mais frequentes do que aquela com pelagem completa, porque a sujeira pode acumular na pele, causar irritação e até mesmo doenças.
Recomenda-se familiarizar o pet desde cedo a tomar banho e utilizar produtos que não ressequem ou retirem os óleos essenciais da pele dele. Se não estiver acostumado ou souber dar banho nele corretamente, procure a ajuda de um especialista.

A manutenção das unhas dos cães de crista chinês é muito importante. Por isso, desde cedo, habitue o pet a regularmente cortar as unhas com as ferramentas corretas.

Esse cão está muito sujeito a desenvolver problemas dentários, especialmente a variação sem pelos. Por isso, deve-se escovar os dentes do cachorro de duas a três vezes por semana, pelo menos..

Cuidados com a saúde do Cão de Crista Chinês

Cães dessa raça tendem a desenvolver problemas nos olhos. Por isso, faça consultas regulares no médico-veterinário para saber como anda a saúde do cão. Além disso, é comum que desenvolvam problemas dentários ou nasçam completamente sem dentes, o que exige um cuidado extra.

Cuidados Cão de Crista Chinês

Higiene e Limpeza para Cão de Crista Chinês

Alimentação

Para que o pet tenha o aporte de nutrientes ideal para a necessidade dele, escolha rações de qualidade Super Premium adequadas à idade e ao tamanho dele. A quantidade de comida varia, então consulte um médico-veterinário para criar uma dieta que funcione para o cão.

Esse passo é muito importante, pois esses bichinhos podem sofrer facilmente com o sobrepeso. Petiscos podem ser oferecidos, de vez em quando, como estímulo positivo nos treinamentos.

Acompanhamento

Manter o acompanhamento periódico do cão de crista chinês com um médico-veterinário é essencial para se assegurar de que a saúde dele está em dia. Além disso, o profissional pode definir a melhor rotina para o pet, incluindo exercícios, brincadeiras e dieta.

Para reforçar os cuidados com a saúde e evitar diversas doenças no cachorro, mantenha a caderneta de vacinação dele atualizada. As vacinas são muito importantes tanto para o amigo de quatro patas quanto para sua família.

Filhotes

Para receber um cão de crista chinês filhote em casa, é preciso que toda a família esteja preparada para as mudanças de rotina e os cuidados adicionais que esse pet necessita. Comprar rações e brinquedos apropriados à idade do cão é fundamental.

Os filhotes da raça são cachorros brincalhões e têm muita energia. Além disso, essa é a idade ideal para começar os treinamentos de adestramento e socialização do pet, antes de eles criarem hábitos indesejados e os carregarem à idade adulta.

Dicas de adestramento

Apesar de ser um fato muito negado, os cães de crista chineses são muito inteligentes. No entanto, é uma raça mais teimosa, que pode não querer responder aos treinamentos. Por isso, tenha paciência e reforce positivamente a raça.

Sendo treinado desde cedo, esses cachorrinhos tornam-se ótimos para atividades que promovem a agilidade. Bons exemplos são o curso de obstáculos e o flyball. Como mencionamos, é preciso ter paciência e muito carinho para treiná-los.

Tudo que você precisa para seu cão de crista chinês está na Petz!

Agora que você já conhece tudo sobre o cão de crista chinês, com certeza, ficou apaixonado por essa fofurinha! Aqui no Pet Shop on-line da Petz, temos um catálogo recheado de produtos para você cuidar muito bem do seu pet. Aproveite nossos preços e condições e não perca!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cão de Crista Chinês

Rasqueadeira Chalesco Para Cães e Gatos Prática - Cores Sortidas
Rasqueadeira Chalesco Para Cães e Gatos Prática - Cores Sortidas
Comprar
Biscoitos Fórmula Natural Dog Biscuits para Cães de Adultos de Mini e Pequeno Porte Sabor Batata Doce 250g
Biscoitos Fórmula Natural Dog Biscuits para Cães de Adultos de Mini e Pequeno Porte Sabor Batata Doce 250g
Comprar
Ração GranPlus Menu Para Cães Filhotes Raças Mini Sabor Frango e Arroz
Ração GranPlus Menu Para Cães Filhotes Raças Mini Sabor Frango e Arroz
Comprar
Cama Alasca Petz Rosa
Cama Alasca Petz Rosa
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças