»
»
»
Kelpie Australiano

GUIA DE RAÇAS
Kelpie Australiano

Neste guia você vai encontrar:

Enérgico, trabalhador e inteligente

CBKC - Grupo 1

O Kelpie é um cão que tem energia de sobra para brincar e divertir a família por horas!

Informações Gerais

Criado para cuidar de ovelhas e com um forte senso de responsabilidade, o Kelpie australiano é um cachorro cheio de energia, pronto para ajudar sua família. Apesar de ser um trabalhador nato, gosta da companhia de humanos e é um companheiro para diversos tipos de aventura!

Além disso, é importante notar que esses amigos de quatro patas são muito inteligentes e proativos, tendo orgulho de sua independência. Isso pode dar uma certa característica mais teimosa à sua personalidade e os torna resistentes a certos comandos. Conheça mais um pouco sobre a raça a seguir!

Condição física

Se você entende que a brincadeira não pode parar e está procurando um bichinho cheio de energia, o cachorro Kelpie australiano será um grande amigo. Com disposição para dar e vender, esse bichinho precisa ter uma vida bastante ativa para se manter saudável e feliz.

Por isso, é importante que o tutor esteja pronto para deixar o pet entretido por horas a fio, buscando sempre algum tipo de exercício que o pet possa fazer. Se sua energia for bem utilizada, contudo, eles também podem relaxar com a família para um tempo de lazer sem grandes problemas.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Kelpie Australiano

Média de Altura

Média de altura do Kelpie Australiano

Média de Peso

Média de peso do Kelpie Australiano

Nível de Fofura

Nível de fofura do Kelpie Australiano

Características

Adapta-se bem à
apartamento

Bom para
iniciantes

Tolera ficar sozinho

Tolera clima frio

Tolera clima quente

Afetuoso com
a família

Dog Friendly

Amigável com
estranhos

Saúde geral

Fácil de treinar

Inteligência

Nível de energia

Necessidade de
exercício

Potencial para
brincadeira

Rações para Kelpie Australiano

Destaques e curiosidades

É de se esperar que um pet tão cheio de energia quanto esse cachorro australiano carregue consigo histórias engraçadas e curiosas, não é mesmo? Nesse quesito, esse queridinho não deixa a desejar! Confira algumas curiosidades sobre esses cães a seguir!

Uma cachorra da raça Kelpie australiano entrou para o Guinness World Records de 2013, após surfar a maior onda em mar aberto já surfada por um cão. A onda tinha 107,2 m, e o recorde foi quebrado em San Diego, nos Estados Unidos.

O nome “Kelpie” foi dado a esses pets em homenagem a espíritos aquáticos do folclore escocês, baseado em uma lenda celta. Acredita-se que o título é derivado do termo “calpa” da antiga língua gaélica escocesa, que significa “novilha” ou “potro”.

Se você encontrar um cão da raça que tem a pelagem toda preta por aí, saiba que ele tem um apelido exclusivo para si: Barb. Mais comum nos tempos antigos, era tão comum chamar esse tipo de cão pelo apelido que algumas pessoas chegaram a sugerir que os Kelpies pretos deveriam ser considerados uma raça separada.

Kelpie Australiano
 guia raças

História do Kelpie Australiano

Origem

O primeiro cachorro que recebeu o título de “Kelpie” foi comprado em 1872 de um senhor escocês chamado George Robertson. A cadela preta e castanha era de Jack Gleeson e nasceu em Casterton, uma cidade na Austrália.

Ancestrais

Essa raça de cachorro australiano surgiu a partir de três pares de Collies trabalhadores de coloração preta e castanha. Esses pets foram levados para a Austrália vindos da Escócia e foram cruzados para criar um cachorro resistente às condições do novo país, como o calor e as longas distâncias de trabalho.

Migração

A popularidade dos Kelpies só cresceu após os cães demonstrarem suas habilidades no trabalho de pastoreio. Assim, foram logo levados aos Estados Unidos, onde também se adaptaram facilmente ao clima. Hoje, podem ser encontrados em várias partes do mundo.

Reconhecimento

A raça passou a ser reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (Fédération Cynologique Internationale, ou FCI) apenas em 1989. Ela também faz parte da Foundation Stock Service da AKC desde julho de 2017.

Kelpie Australiano
  veterinário guia raças

Características físicas

O Kelpie australiano é um cachorro de porte médio, com um corpo musculoso e resistente. Além disso, a raça tem pernas com grande elasticidade e sem sinais de fraqueza. Seus olhos têm formato amendoado e, normalmente, coloração castanha.

Já a pelagem do Kelpie australiano tem cores variadas, podendo ser preta, preta e castanha, vermelha, vermelha e castanha, fulva, chocolate e azul-fumaça. As orelhinhas do cão ficam sempre para cima e têm um formato pontudo, o que reforça a aparência alerta e astuta que o pet tem.

Conheça rações para Kelpie Australiano

Personalidade

Esses cãezinhos amam agradar seus tutores e recebem ordens muito bem. No entanto, são independentes e seguros de si, e não gostam de ser repreendidos, podendo agir de forma mais sensível. Por causa dessa característica, são pets que trabalham muito bem sozinhos por um certo período de tempo.

Mesmo assim, o tutor não deve deixar os Kelpies para se entreter sozinhos por longos períodos, pois o cão pode ficar entediado rapidamente e partir para brincadeiras mais destrutivas. Por isso, gastar os altos níveis de energia desse bichinho é fundamental para que ele cresça bem e saudável.

Convivência

Como mencionado acima, esses pets não exigem muito de seus tutores além de uma rotina pesada de atividades e exercícios. Sem eles, a convivência com a raça pode ficar complicada, pois ela irá buscar outras formas de liberar a energia, podendo morder móveis e destruir alguns sapatos.

Com passeios e brincadeiras regulares, no entanto, o Kelpie é um cachorro que vai responder bem à sua família e ter ótimos momentos de lazer ao lado dos humanos. O enriquecimento ambiental e reforço positivo para esses pets é muito importante e faz toda a diferença em seu temperamento.

Socialização

Apesar de ser muito leal aos seus tutores, o trabalho de socialização desses cãezinhos deve começar desde cedo, pois o Kelpie australiano tem características territorialistas. Por isso, com estranhos, ele pode não ser tão receptivo quanto com a sua família humana.

No geral, esse treinamento de socialização deve começar o mais cedo possível para que o pet possa conviver com crianças, visitas e outros bichinhos sem problemas. Como são cães bastante espertos e inteligentes, esse treinamento não é difícil e eles aprendem a diferenciar o perigo facilmente.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Como os pelos da raça são curtos, a escovação de sua pelagem não precisa ser uma preocupação constante. Acostumar o cão a uma rotina de duas escovações por semana basta, retirando, assim, os fios soltos que podem estar presos a seu corpo.

Apesar dessa facilidade, esses cãezinhos têm uma camada de subpelo, a pelagem superior sendo mais resistente ao clima. Por isso, utilizar uma escova que alcance a camada de subpelo pode ajudar muito na escovação. A raça só costuma perder pelos durante a primavera.

Escovação dos Pelos do Kelpie Australiano

Higiene

Os banhos dos Kelpies devem ser regulares, especialmente porque eles são cães ativos e que precisam passar bastante tempo ao ar livre. Por isso, é importante checar se há alguma sujeira presa à pelagem do cão ou algum outro problema que exija um banho após todos os passeios.
Além disso, manter a higiene das orelhas e ouvidos do pet é fundamental para evitar doenças e infecções. A regularidade do banho e da higiene das orelhas, bem como os produtos ideais para essas tarefas, devem ser recomendadas por um médico-veterinário. Assim, a saúde e o conforto do bichinho ficam mais seguros!

As unhas desses pets devem ser mantidas curtas, de forma a não fazerem barulho enquanto ele anda. Normalmente, elas não precisam de tanta atenção por serem naturalmente gastas durante os passeios do cão, mas é importante estar atento caso a manutenção seja necessária.

Assim como outros cães, a higiene bucal desses bichinhos australianos também é um fator importante nos cuidados com eles. Por isso, uma rotina de escovação dental desde cedo ajuda a manter os dentes do pet fortes e saudáveis, e ainda evita algumas doenças.

Cuidados com a saúde do Kelpie Australiano

Esses amigos de quatro patas costumam ser bem saudáveis e não têm doenças ligadas à raça. No entanto, por serem bem ativos, os tutores podem ficar atentos ao aparecimento de sintomas de displasia e abiotrofia cerebelar, além de anomalia do olho do Collie (AOC).

Cuidados Kelpie Australiano

Higiene e Limpeza para Kelpie Australiano

Alimentação

Para que o Kelpie australiano mantenha sua melhor saúde e tenha bastante ânimo para gastar sua energia, é importante que ele seja alimentado com rações de qualidade. Para garantir a nutrição adequada, converse com um médico-veterinário e entenda a melhor dieta para o seu pet.

Além disso, as rações de qualidade Premium e Super Premium são as mais indicadas, e devem corresponder à fase de vida em que o pet está. Para a adição de petiscos ou outros tipos de alimento que não sejam a ração habitual, converse com o especialista antes.

Acompanhamento

A saúde dos pets é prioridade. Para que ela esteja sempre em dia, visitas regulares ao médico-veterinário são fundamentais. O profissional poderá fazer os exames e check-ups adequados e indicar as necessidades que o bichinho apresenta e indicar quaisquer tratamentos, se necessários.

As indicações do especialista devem ser seguidas à risca, e se o pet apresentar alguma reação, volte ao médico para uma reavaliação. Além disso, manter a caderneta de vacinação do amigão atualizada é outra forma de cuidado muito importante para a saúde do peludo.

Filhotes

Se os cães adultos já são cheios de energia, os filhotes de Kelpie australiano têm mais disposição ainda! Por isso, a família toda deve estar preparada para a chegada do pequenino e pronta para adequar suas rotinas de acordo com as necessidades do cãozinho.

Além disso, o tempo de adaptação dos bichinhos deve ser respeitado e a casa deve estar segura para que o pet possa conhecer cada canto. Como são pets ativos, não é recomendado criá-los em apartamentos; eles precisam de bastante espaço para suas atividades!

Dicas de adestramento

Esses amigos de quatro patas são extremamente inteligentes e aprendem comandos com facilidade. Utilizando reforço positivo, eles estarão prontos para gastar sua energia enquanto praticam novos truques!

Os Kelpies podem aprender diferentes habilidades, sendo as mais recomendadas aquelas em que eles gastam muita energia. Corrida e agilidade são exercícios que esses bichinhos adoram, e eles estão sempre prontos para topar um novo desafio.

Agrade seu cachorro Kelpie australiano com a Petz!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você encontra diversos acessórios para tornar a vida do seu Kelpie Americano ainda mais feliz! Confira nosso catálogo e aproveite nossos preços e condições para curtir muito seu bichinho!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Kelpie Australiano

Ração Golden Fórmula Light para Cães Adultos - 15kg
Ração Golden Fórmula Light para Cães Adultos - 15kg
Comprar
Bifinho KelDog para Cães Adultos Sabor Churrasco
Bifinho KelDog para Cães Adultos Sabor Churrasco
Comprar
Brinquedo Chalesco para Cães Corda Dental Bone Grande - Cores Sortidas
Brinquedo Chalesco para Cães Corda Dental Bone Grande - Cores Sortidas
Comprar
Peitoral Nikita Ferplast para Cães Preto
Peitoral Nikita Ferplast para Cães Preto
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças