»
»
»
pastor-de-beauce

GUIA DE RAÇAS
pastor-de-beauce

Neste guia você vai encontrar:

Fiel, obediente e muito gentil

CBKC - Grupo 1

Conheça um cão francês notavelmente inteligente, forte e cheio de energia!

Informações Gerais

Quem curte cães de grande porte fica facilmente encantado pelo Pastor de Beauce, mas o mais legal desse cachorro é sua personalidade marcante. Além de forte e enérgico, é um peludo muito inteligente, gentil e companheiro, com forte traços de fidelidade.

Nosso gigante gentil é natural da França, mas tem conquistado tutores por todo o mundo. Que tal conferir todos os detalhes sobre o cão de Beauce? A seguir, você tem um guia completo sobre a raça. Acompanhe as informações!

Condição física

Todo peludo dessa raça gosta de praticar exercícios físicos e mentais. Aliás, atividades do tipo são imprescindíveis para mantê-lo sempre saudável. Portanto, se pensa em adotar um cachorro Pastor Beauce, lembre-se de levar em conta que ele é ativo e agitado.

Uma explicação contundente para essa característica vem do histórico de condições físicas dos cães de Beauce. Como todo bom pastor, ele tem o instinto do cuidado com ovelhas e outras atividades rurais, além de se identificar com esportes caninos, que envolvam força e agilidade.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do pastor-de-beauce

Média de Altura

Média de altura do pastor-de-beauce

Média de Peso

Média de peso do pastor-de-beauce

Nível de Fofura

Nível de fofura do pastor-de-beauce

Características

Humor

Afetividade

Adestramento

Cão de alerta

Cão de aguarda

Nível de energia

Cuidados

Outros cães

Clima Frio

Clima Quente

Espaço necessário

Crianças

Exercícios

Rações para pastor-de-beauce

Destaques e curiosidades

Como toda raça de cachorro, o peludo de Beauce apresenta algumas características únicas e fatos interessantes. A seguir, você confere algumas dessas curiosidades. Certamente, depois disso, você vai ficar ainda mais impressionado com o gigante. Acompanhe!

Não fique confuso se observar o Pastor Beauce sendo chamado por outros nomes. Apesar de esse ser o título oficial da raça, alguns o chamam de “Beauceron” e “Berger de Beauce”, em referência ao seu local de origem. Também há o apelido “Bas-rouge”, que significa “meias vermelhas”, por conta da marcação nessa cor em parte das pernas!

Um fato super legal sobre esse grandão é que ele pode ser visto em diversos filmes, como em Marmaduke (2010), com o personagem Bosco. A raça também aparece em longa-metragens mais antigos como O Garoto Selvagem (1970) e O Urso (1988), ambos filmados na França.

Você não entendeu errado. Alguns cães contam com seis dedinhos e, geralmente, esse “dedo extra” não tem muita utilidade. No entanto, no caso dos Beaucerons, essa característica é importe. Eles realmente precisam do sexto dedo para ter um desempenho melhor em suas atividades.

pastor-de-beauce guia raças

História do pastor-de-beauce

Origem

Esse belo cão francês recebeu o nome de seu local de origem: a vasta região agrícola ao sudoeste de Paris. Estima-se que o desenvolvimento da raça aconteceu desde o final da Idade Média. De todo modo, o manuscrito mais antigo a documentar o cão é de 1578.

Cruzamentos

Assim como outros cães, o cachorro Beauce tem vários primos, que fizeram parte do processo de cruzamento para obtenção da raça. Entre as raças modernas, estão cães pastores franceses identificados no século XIX

Trabalhos

Como o próprio nome indica, trata-se de um cão pastor, mas que também desempenha outras tarefas. Ao longo da história, o peludo da raça foi usado como cão de guarda, soldado, socorrista, competidor em esportes caninos e, claro, um excelente companheiro familiar.

Padrões

Em 1896, as principais autoridades começaram a classificar os padrões de cães pastores franceses, entre eles, o peludo da região de Beauce. A partir daí, surgiram associações importantes, como Club des Amis Du Beauceron, clube cinológico da raça, fundado em 1922.

pastor-de-beauce  veterinário guia raças

Características físicas

Os padrões oficiais da raça no guia técnico da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) descrevem o cão Pastor de Beauce como um pet de grande porte, sólido, possante, rústico, de boa construção corporal e musculoso, mesmo tratando-se de uma raça não tão pesada.

A cabeça dele é longa, e sua expressão é alerta e confiante, com as orelhas altas e semi-eretas. O corpo do Beauceron chama a atenção por ser reto e musculoso, enquanto a cauda é ligeiramente curvada, com extensão até a altura do joelho (jarrete).

Conheça rações para pastor-de-beauce

Personalidade

Ao ver o cachorro Pastor de Beauce pela primeira vez, muita gente pode achar que se trata de um peludo sério e pouco brincalhão. Porém, na verdade, o pet é bastante gentil, além de não apresentar comportamentos como medo, agressividade ou timidez

Os guias oficiais descrevem um cão de expressão sincera. Já os criadores costumam destacar que ele é amigável e apegado à família adotiva. Apesar do tamanho, o peludo não dispensa um colo ou uma soneca junto aos tutores!

Convivência

De fato, esse é um animal companheiro e carinhoso com a família. Entretanto, especialistas não o indicam para tutores de primeira viagem. Isso porque ele precisa ser bem treinado quanto à disciplina, para entender a hierarquia da casa e evitar comportamentos agressivos

Vale lembrar que o cão Beauceron é ativo e precisa gastar energia diariamente. Sendo assim, defina uma rotina de exercícios físicos e mentais, principalmente atividades ao ar livre, incluindo passeios, brincadeiras e até mesmo esportes para cães.

Socialização

Segundo o American Kennel Club, importante associação cinológica internacional, o Pastor de Beauce precisa de socialização e treinamento de obediência obrigatória. O que tranquiliza os tutores é que se trata de uma raça relativamente fácil de adestrar.

Cabe destacar que esse cão é reservado com estranhos, e a interação dele com crianças deve ser supervisionada, como qualquer outra raça de cachorro. Ele tende a ser territorialista em torno de outros animais, mas isso pode ser trabalhado com a socialização.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem dos Beaucerons costuma ser curta e densa, podendo apresentar cores como preto, cinza e arlequim, acompanhada por marcações em ferrugem e castanho. O pelo em tons de preto marcado de fulvo e arlequim faz parte dos padrões oficiais da raça.

Mesmo com pelo curtinho, esse gigante francês precisa de alguns cuidados especiais, com destaque para as escovações semanais. Ele costuma perder bastante pelo e, em algumas épocas do ano, requer precauções diárias para a retirada de fios soltos pelo corpo.

Escovação dos Pelos do pastor-de-beauce

Higiene

Além da retirada de pelos com pentes ou luvinhas especiais, procure dar banhos ocasionais em seu amigo de quatro patas. Outro cuidado importante de higiene é a verificação das orelhinhas e a limpeza regular do possível acúmulo de impurezas na região.

Como esse pet está sempre em movimento, é normal que as unhas sejam desgastadas de forma natural. Contudo, se isso não estiver acontecendo, lembre-se de apará-las com cuidado ou solicitar esse tipo de serviço em locais especializados, como a Petz!

A higiene bucal do seu cão deve estar sempre em dia. Portanto, mantenha uma rotina de escovações dos dentinhos com produtos apropriados para esse tipo de cuidado. Não se esqueça de realizar check-ups odontológicos periodicamente.

Cuidados com a saúde do pastor-de-beauce

Segundo o AKC, cães de grande porte ou com peito profundo, como o Pastor Beauceron, precisam de atenção redobrada ao surgimento de problemas estomacais perigosos. Além disso, estão suscetíveis a doenças cardíacas e complicações, como a displasia da anca.

Especialistas em saúde animal sugerem que o pet realize exames regulares de quadril, coração e olhos. Lembrando que se tratam de predisposições e elas podem ou não acontecer com seu amigo. Por isso, é importante manter os check-ups do pet sempre em dia!

Cuidados pastor-de-beauce

Higiene e Limpeza para pastor-de-beauce

Alimentação

Procure escolher uma ração para cachorro apropriada ao porte e à idade do seu cão. Os Beaucerons precisam de alimentos que atendam sua demanda nutricional e garantam toda a energia que o peludo precisa para seu ritmo de vida.

Uma boa dica é consultar o médico-veterinário e definir a dieta ideal para o pet com ele. Até porque a raça possui predisposição ao excesso de peso, inclusive com casos de obesidade. Por isso, a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença!

Acompanhamento

Como deve ter visto anteriormente, o médico-veterinário tem papel fundamental em diversas situações e momentos da vida de seu querido cachorro Beauce. O ideal é que você implemente o acompanhamento regular de saúde do pet.

Os check-ups com o veterinário ajudam a definir pontos importantes como a dieta ideal, os cuidados odontológicos e as avaliações de rotina. Além disso, facilitam o diagnóstico precoce de possíveis doenças, para tratamentos mais rápidos e eficazes.

Filhotes

Decidiu receber um filhotinho de Pastor de Beauce como novo integrante da família? Antes, é importante adaptar sua casa, com proteções contra acidentes e fugas. Também não se esqueça de fazer ajustes em sua rotina, já que pets nessa idade demandam mais atenção.

A caderneta de vacinação do seu querido Beauceron deve estar sempre atualizada, bem como a vermifugação do peludo. Uma boa dica é iniciar as idas ao médico-veterinário nessa fase, assim, ele se acostuma ao atendimento de saúde do especialista.

Dicas de adestramento

Os Beaucerons não respondem bem a métodos rigorosos de adestramento, ainda mais quando se trata de alguma correção física. Neste caso, procure técnicas de treinamento mais objetivas, com uso de recompensas e agrados.

Não há truques específicos para a raça, mas você pode explorar comportamentos instintivos, como o interesse do animal por tarefas e seu companheirismo nato. Com muito carinho e paciência, seu peludo ficará bem treinado e feliz!

A Petz tem tudo para seu Pastor de Beauce de estimação!

Só, aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você fica por dentro de tudo sobre a raça de cachorro Pastor de Beauce e ainda encontra produtos incríveis para o peludão. Não deixe de conferir rações, brinquedos e muito mais para seu amigo. Com a gente, você economiza de montão!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O pastor-de-beauce

Brinquedo LCM Duraflex Osso Sorriso para Cães
Brinquedo LCM Duraflex Osso Sorriso para Cães
Comprar
Snack Petz para Cães sabor Filé Frango 100g
Snack Petz para Cães sabor Filé Frango 100g
Comprar
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Biscoito Golden Cookie para Cães Adultos 400g
Comprar
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Cães Filhotes Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças