»
»
»
puli

GUIA DE RAÇAS
puli

Neste guia você vai encontrar:

Um peludo simpático e ativo

CBKC - Grupo 1

Conheça um cachorro que chama a atenção por sua pelagem sem igual!

Informações Gerais

Não tem como começar a falar do Puli sem destacar a sua característica mais chamativa, o pelo denso e cacheado. Pode até parecer que o pet está usando um belo dreadlock, mas, na verdade, são traços naturais que dão ainda mais charme ao peludinho.

Mas não é só o pelinho exótico que faz dele um animal tão querido. O cachorro tem atraído cada vez mais a atenção de quem adora bichinhos por conta da sua simpatia e fidelidade. Quer saber mais? Acompanhe o guia que a Petz preparou sobre a raça!

Condição física

Prepara-se para conhecer um cão bastante animado. Os Pulis são ágeis e leves, por isso, são chamados por criadores e entusiastas de "acrobatas do mundo dos cães". Ou seja, se quiser ter um peludinho dessa raça, é importante adaptar-se a uma rotina de exercícios regulares.

Além dos passeios, brincadeiras e atividades físicas, o pet se destaca em esportes caninos, incluindo modalidades como obediência e agilidade. Muito disso é resultado do histórico da raça, que foi trabalhada para servir como cão pastor durante bastante tempo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do puli

Média de Altura

Média de altura do puli

Média de Peso

Média de peso do puli

Nível de Fofura

Nível de fofura do puli

Características

Nivel de energia

Exercício

Humor

Afetividade

Adestramento

Cão de Alerta

Cão de guarda

Cuidados

Outros cães

Clima frio

Clima quente

Espaço necessário

Crianças

Rações para puli

Destaques e curiosidades

Como toda raça canina, o Puli tem características únicas e fatos interessantes, que fazem com que a gente fique ainda mais apaixonado por esse peludo. Confira abaixo algumas dessas curiosidades!

O Puli figura entre os 30 cães mais inteligentes no ranking de raças realizado pelo psicólogo americano Stanley Coren, que é especialista em comportamento canino. O pesquisador chegou a esse resultado a partir de um longo estudo e uma série de entrevistas com júris de eventos de competição entre raças de cachorro.

De acordo com os padrões oficiais da raça no guia da Confederação Brasileira de Cinofilia, a CBKC, nosso amigo de quatro patas tem diferentes cores oficiais. Por isso, é possível encontrar Pulis em tons de preto, branco, cinza e fulvo, além de marcações de ferrugem e sombreados acinzentados. Legal, né?

Muitos famosos escolheram adotar cães desse tipo, e um deles é o programador e empresário americano Mark Zuckerberg. O fundador do Facebook tem um cachorro raça Puli chamado Beast, que possui uma página própria na rede social com mais de 2 milhões de seguidores!

puli guia raças

História do puli

Origem

Apesar de ter uma origem incerta, sabe-se que o animal foi introduzido na região das planícies húngaras por meio da passagem de antigas tribos nômades magiares, há pelo menos mil anos. Um fato interessante é que em húngaro, o plural ou coletivo de Pulis é Pulik.

Primos

Assim como outros cãezinhos, os peludos dessa raça passaram por um longo processo de cruzamentos até apresentarem as características atuais. Estima-se que diferentes raças tenham sido utilizadas para a obtenção do Puli, e o pet tem ancestrais semelhantes aos de outros cães do Leste Europeu, como o Kuvasz e o Komondor.

Trabalhos

Os magiares viviam da criação de gados e ovinos, por isso, utilizavam cães pastores no manejo dos animais pelo campo. Os Pulis eram excelentes nessa tarefa, já que a pelagem grossa os protegia durante o rigoroso inverno da região. Muitos dos traços de pastoreio são observados até os dias atuais entre os cães da raça.

Padrões

Os padrões modernos da raça Puli passaram a ser documentados pelo cinologista húngaro Raitsits Emil, em 1915. Com o passar do tempo, o animal começou a ganhar projeção internacional e ser aceito em associações cinológicas importantes, como o American Kennel Club, que oficializou o pet em sua base no ano de 1936.

puli  veterinário guia raças

Características físicas

O Puli é um cão de porte médio e descrito como compacto pelos documentos oficiais que padronizam a raça. Ele tem a cabeça é de tamanho mediano em proporção ao corpo, com olhos escuros em forma de amêndoa e bem profundos. As orelhas são inseridas e ficam penduradas.

O corpo dele é curto e forte, totalmente coberto pela pelagem densa, que pode ficar bastante longa, chegando até o chão. A cauda desse cão costuma ficar sobre o dorso e também carrega uma grande quantidade de pelinhos.

Conheça rações para puli

Personalidade

A CBKC descreve um cão de temperamento ativo e com extraordinária capacidade para aprender. De fato, o Puli é muito inteligente, ágil e animado. Outro traço comum que torna ele tão famoso é sua lealdade e apego à família que o adota.

Por outro lado, é importante deixar claro que ele pode ter temperamento independente e obstinado. Nem sempre ele vai seguir os comandos do tutor, e pode optar por fazer as coisas do jeito dele. Por isso, o processo de socialização é indispensável.

Convivência

Por ser um pet de médio porte, esse cachorro vive bem tanto em casa como apartamento (desde que tenha momentos para passeios e atividades ao ar livre). Cabe destacar que ele pode tomar para si o papel de cão de guarda da casa, função que desempenha muito bem.

A relação com a família adotiva é bastante amigável, inclusive com as crianças. De todo modo, a interação com os pequenos deve ser supervisionada, assim como acontece com outras raças. Ele costuma ser reservado e desconfiado com estranhos.

Socialização

Como dissemos anteriormente, a socialização é fundamental na vida do cão Puli. Aliás, os trabalhos de obediência precisam ser tomados desde a fase filhote do bichinho. A boa notícia é que ele aprende rápido e acaba desenvolvendo uma vontade de agradar ao tutor.

Vale pontuar que, geralmente a raça não lida bem com outros companheiros da mesma espécie. O ideal é que a família adotiva tenha apenas um Puli, ou tente acostumá-lo a conviver com outros pets desde a fase em que ele ainda é um filhotinho.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Durante a infância, o Puli não precisa de muitos cuidados com o pelo, isso só muda com a chegada da fase adulta. A partir daí, começam a se formar naturalmente algumas “cordinhas” ao longo do corpo do animal, e dificilmente ele enfrenta quedas de pelinhos.

O tutor deve manter esses emaranhados bem organizados e evitar que os fios fiquem embaraçados. Uma boa dica é utilizar serviços especializados de cuidados com a pelagem, como os oferecidos em unidades da Pez!

Escovação dos Pelos do puli

Higiene

Os banhos devem ser dados regularmente, sempre com um shampoo adequado para esse tipo de pelo. Além do mais, é necessário cuidar secar muito bem o animal após o enxágue. Lavar a pelagem do seu Puli pode ser uma tarefa trabalhosa, por isso esse cuidado também pode ser feito por um especialista.

Por ser um cão ativo e brincalhão, o peludo da raça costuma ter as unhas aparadas naturalmente. De todo modo, é bom verificá-las periodicamente e aparar com cuidado caso estejam grandes demais. Procure sempre utilizar um alicate apropriado, ou solicitar o corte a um profissional.

Os cuidados bucais também fazem precisam ser levados a sérios. Portanto, escove os dentes do seu companheiro frequentemente, com escova e creme dental apropriado para cães. Além disso, leve o peludo para avaliações odontológicas de rotina, e siga orientações do médico-veterinário

Cuidados com a saúde do puli

Existem alguns cuidados básicos com a saúde e bem-estar do cachorro Puli, e um dos principais envolve um cuidado especial para evitar que o pet aqueça demais, já que ele tem uma pelagem muito densa.

Há também recomendações de exames periódicos para doenças em que ele possui predisposição. Os clubes oficiais de criadores da raça indicam avaliações de de quadril e patela, bem como o teste degenerativo do DNA da mielopatia e exames oftalmológicos

Cuidados puli

Higiene e Limpeza para puli

Alimentação

A alimentação do cãozinho dessa raça não demanda grandes preocupações. Contudo, é importante escolher uma ração para cachorro alinhada ao porte e à faixa etária do animal. Se necessário consulte o médico-veterinário e defina com ele a opção ideal.

Apesar de não ser uma característica predominante da raça, alguns cães podem enfrentar problemas de sobrepeso. Por isso, é bom adotar uma dieta balanceada e promover hábitos saudáveis ao pet, com atividades físicas diárias.

Acompanhamento

Já deu para notar que o médico-veterinário está presente em diferentes momentos da vida de seu cão, não é mesmo? Pois saiba que o acompanhamento do especialista evita diversos problemas de saúde para seu bichinho, além de uma vida mais saudável e alegre.

Fora os check-ups de rotina, é essencial manter a caderneta de vacinação do pet sempre atualizada. A imunização previne doenças perigosas e deve seguir o calendário oficial, com o aval do especialista.

Filhotes

Decidiu levar um cachorro da raça Puli para casa? Sem dúvidas, um filhote deixa qualquer família mais feliz. Mas, para que ele se adapte bem ao local, lembre-se de preparar o ambiente com caminhas, acessórios e utensílios apropriados.

Nessa fase da vida, os cães precisam de atenção redobrada. Sendo assim, é válido também equipar o espaço em que ele vai ficar com recursos contra acidentes e fugas. Com todo o cuidado, logo o pet vai se sentir em casa!

Dicas de adestramento

Ao adestrar o seu cãozinho, lembre-se de levar em conta que essa é uma raça esperta e inteligente, mas um tanto obstinada. Não à toa, é recomendável começar as lições de adestramento e socialização desde cedo.

Especialistas no comportamento do Puli revelam que ele exige uma mão firme, mas não rigorosa. O peludo dessa raça não se importa com exercícios de repetição, além de curtir esportes caninos!

A Petz tem tudo para seu Puli de estimação!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você tem todas as informações sobre a raça de cachorro Puli e ainda encontra produtos perfeitos para o bichinho. Não perca tempo e peça já rações, brinquedos e muito mais para seu cãozinho. Com a gente, você tem mais praticidade e economia!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O puli

Casa Pet Injet Dog House Evolution Preta para Cães
Casa Pet Injet Dog House Evolution Preta para Cães
Comprar
Biscoito Dog Chow Carinhos Integral para Cães Filhotes Sabor Frango e Leite - 300g
Biscoito Dog Chow Carinhos Integral para Cães Filhotes Sabor Frango e Leite - 300g
Comprar
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar
Comedouro Chalesco para Cães e Gatos 1,5lt Azul
Comedouro Chalesco para Cães e Gatos 1,5lt Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças