»
»
»
São Bernardo

GUIA DE RAÇAS
São Bernardo

Neste guia você vai encontrar:

Um cachorro brincalhão e encantador

CBKC - Grupo 2

Esse gigante super amigável é calmo e astuto por natureza!

Diversas raças ficaram famosas por suas aparições no cinema e na televisão, e com certeza, o cachorro São Bernardo é um ótimo exemplo. Mas, muito antes de ser o mascote Beethoven nas telonas, esse cão de grande porte já era bastante popular.

Muito companheiro e gentil, o cachorro da raça São Bernardo é conhecido por seu tamanho gigante, temperamento calmo e paciência notória. Não é à toa que o ele é chamado por diversos especialistas de “babá” para crianças. Pensa em adotar esse peludo? Aproveite para saber tudo sobre o cão no guia que preparamos!

Condição física

Prepare-se para conhecer um verdadeiro gigante entre as raças de cachorro. Nosso querido São Bernardo tem o corpo equilibrado, com porte poderoso e resistente. Ele também tem como característica marcante a expressão facial em alerta.

Contudo, as aparências podem enganar. Ao contrário do que muitos imaginam, essa não é uma raça atlética. O cachorro exige quantidade moderada de exercício, com o nível de energia um tanto equilibrado!

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do São Bernardo

Média de Altura

Média de altura do São Bernardo

Média de Peso

Média de peso do São Bernardo

Nível de Fofura

Nível de fofura do São Bernardo

Características

Energia

Gosta de brincar?

Gosta de cães?

Proteção

Tolerância ao calor

Tolerância ao frio

Precisa exercitar?

Apego ao dono

Fácil de treinar?

Guarda

Cuidados com a
higiêne do cão

Rações para São Bernardo

Destaques e curiosidades

Assim como outros animais, a raça de cachorro São Bernardo possui curiosidades marcantes. Por isso, separamos alguns fatos super interessantes sobre peludos que ficaram famosos na realidade e na ficção. Acompanhe e encante-se ainda mais com esse gigante!

Alguns cães da raça já figuraram em quebras de recordes mundiais. Um dos casos mais recentes é da cadela americana Mochi, que tem uma língua de (inacreditáveis) 18,58 cm. Ela entrou para a lista de recordes do Guinness como o cão com a língua mais longa do mundo!

É impossível pensar em outro personagem ao falar do São Bernardo. Trata-se da raça do cachorro Beethoven! O filme traz o peludão como protagonista e teve seu primeiro longa lançado em 1992. A comédia é uma das mais famosas do cinema e ganhou mais quatro sequências.

O São Bernardo Barry é um dos cachorros mais populares da Suíça. Isso porque, há mais de 200 anos, ele atuou em diversos resgates nos Alpes Valaisanos. Graças aos seus atos heroicos, hoje ele possui uma exposição permanente no Museu de História Natural de Berna.

São Bernardo guia raças

A história do São Bernardo

Origem

A história dessa raça está ligada ao passo do Grande São Bernardo, na Suíça. No local, monges católicos montaram uma hospedagem para peregrinos que viajavam para Roma, ainda no século 11. Foi ali, nos Alpes que os primeiros cães começaram a ser criados.

Registros

A existência da raça foi muito registrada em documentos desde 1695. Os cães eram mascotes de monges e também ajudavam no resgate de pessoas perdidas na neve. Ao longo dos séculos, eles migraram para outras partes da Europa e passaram por diferentes cruzamentos.

Reconhecimento

Acredita-se que os monges tinham como objetivo criar uma raça forte, mas amigável. Os padrões surgiram várias gerações após as iniciais. No ano de 1867, os primeiros documentos genealógicos foram criados, e o reconhecimento internacional foi realizado em 1887.

Clubes

Assim como outras raças, nosso querido peludo gigante possui diversos entusiastas espalhados pelo mundo. Por essa razão, existem vários clubes dedicados ao São Bernardo cachorro. Uma das mais antigas associações é o St. Bernards-Club da Basileia, fundado em 1884.

São Bernardo veterinário guia raças

Características físicas

Trata-se de um animal de porte imponente, com corpo forte e musculoso. A cabeça também é poderosa e possui expressão inteligente. O focinho é substancial e largo, enquanto os olhinhos são escuros, com semblante amigável. As orelhas são médias e caídas.

Nosso amigo de quatro patas pode apresentar duas variações de pelagem, com os pelos longos, e de pelinho curto. Vale ressaltar que o cachorro São Bernardo tem tamanho parecido em ambos dos casos, mesmo com a diferença de casaco.

Conheça rações para São Bernardo

Personalidade

Segundo os guias de padronização da raça, o pet é bastante fiel e companheiro. Ele possui temperamento calmo e paciente. Trata-se de um animal bondoso, dedicado à sua família e disposto a agradar o tutor, embora, sempre ao seu ritmo.

De todo modo, ele é astuto e vigilante. Portanto, pode ser teimoso em determinadas situações. O mais importante é que seu responsável use técnicas de adestramento para educá-lo em relação à hierarquia e comportamento.

Convivência

Como já deve ter notado, não há do que se reclamar do São Bernardo em relação à sua amizade inconfundível. Super apegado aos integrantes da família, ele também se dá muito bem com crianças e outros animais.

Sem dúvidas, a convivência com um cão da raça será incrível. Contudo, é essencial escolher bem o local onde ele vai morar. O pet não é recomendado para quem mora em apartamento ou casas muito pequenas. Vale ressaltar que, mesmo vigilante, ele não serve como cão de guarda.

Socialização

Por conta do seu porte nada pequeno, o cachorro São Bernardo filhote demanda aulas de socialização desde cedo. Mesmo que tenha um temperamento dócil, o cão precisa de treinamentos para evitar que ele pule nas pessoas, derrube crianças ou, até mesmo, roube comida da mesa.

Um outro cuidado é não deixar o pet sozinho por longos períodos. Nas situações do tipo, ele pode apresentar comportamentos indesejados!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do São Bernardo apresenta cores e marcações diversificadas. O tom em abrangência é sempre o branco acompanhado de pigmentações de marrom, laranja e vermelho, em diferentes graduações.

Tanto os cães de pelinho longo como curto necessitam de escovação semanal, que ajuda a remover a sujeira e os fios mortos soltos pelo corpo. A estação de perda de pelos ocorre duas vezes por ano. Nesses casos, o hábito de escovar a pelagem se torna diário.

Escovação dos Pelos do São Bernardo

Higiene

Além de toda essa precaução com a escovação dos pelos, é importante dar banhos no cachorro ocasionalmente. Entretanto, é fundamental que o tutor utilize apenas os produtos com indicação específica para o tipo de pelagem do animal.

Outro cuidado muito importante é manter as orelhas do cachorro sempre limpinhas. Recomenda-se verificá-las regularmente e higienizá-las conforme as orientações do médico-veterinário.

Caso as unhas do pet não fiquem desgastadas no decorrer das caminhadas, o tutor deve apará-las ou procurar um serviço especializado. Se muito compridas, as unhas podem causar dores e desconforto ao animal.

Os dentes do São Bernardo devem estar sempre bem limpos. Evite o acúmulo de bactérias e doenças bucais no peludo, com escovações regulares. Além disso, o pet deve ser avaliado por um especialista sempre que possível.

Cuidados com a saúde do São Bernardo

Ao adquirir um São Bernardo cachorro filhote, é importante que o tutor tenha em mente os possíveis probleminhas que a raça pode desenvolver ao longo da vida. De todo modo, não quer dizer que o animal vá necessariamente contrair as doenças.

Portanto, o ideal é consultar o médico-veterinário sobre os problemas da qual a raça está propensa. A temperatura é outro fator de grande impacto na qualidade de vida do animal. Ele é acostumado ao clima frio e pode sofrer com o calor ou mudanças bruscas de temperatura.

Cuidados São Bernardo

Higiene e Limpeza para São Bernardo

Alimentação

Antes de determinar a ração do dia-a-dia do animal, é muito importante consultar um veterinário. O profissional vai indicar a comidinha ideal para o peludo, com base em seu peso, idade e hábitos de atividade física. Alguns pets da raça tendem a ficar acima do peso, portanto, o controle de consumo de calorias é essencial.

Acompanhamento

Leve seu amigo de quatro patas ao médico-veterinário regularmente para check-ups de rotina. Esse acompanhamento é fundamental em um diagnóstico seguro e rápido para qualquer animal. Com os São Bernardos, não poderia ser diferente.

A avaliação periódica com o veterinário também faz parte de outros momentos. Com a ajuda do especialista, é possível definir a ração ideal para cada faixa etária, todos os hábitos de atividade física do pet, além de manter a sua carteira de vacinação sempre em dia! Não é o máximo?

Filhotes

Filhotes

Ao adotar um filhote de cachorro São Bernardo, o tutor deve alinhar sua rotina às necessidades do peludo, principalmente durante a fase de adaptação ao novo lar. Por falar nisso, não se esqueça de tornar o ambiente seguro e acessível ao animal.

Além disso, o filhotinho deve passar por uma avaliação do veterinário. Certifique-se de que a saúde do pet está em dia, assim como todas as vacinas. A vermifugação e o antipulgas também são muito importantes, consulte o especialista e saiba como proteger o novo integrante da família!

Dicas de adestramento

Como visto, o São Bernardo é um cachorro de fácil adestramento, mesmo que todo esse processo seja realizado ao seu ritmo. Em todo caso, o animal adora agradar o seu tutor e gosta de ser reconhecido por isso!

As lições de obediência e comportamento sociável são as mais indicadas para o cão dessa raça. Uma ótima dica é incorporar as atividades de forma lúdica, ressaltando que ele gosta de ter seu tutor sempre por perto, inclusive durante o adestramento.

Produtos para São Bernardo é só aqui na Petz!

Curtiu saber tantas informações incríveis sobre o cachorro São Bernardo? Aproveite então, para receber um peludo como esse em sua casa! Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você monta todo o enxoval do seu amigo de quatro patas. Confiras nosso catálogo e não perca as ofertas!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O São Bernardo

Ração Royal Canin Giant - Cães Filhotes - 15kg
Ração Royal Canin Giant - Cães Filhotes - 15kg
Comprar
Ração Royal Canin Giant para Cães Adultos - 15kg
Ração Royal Canin Giant para Cães Adultos - 15kg
Comprar
Shampoo Pelo e Derme Vetnil Hipoalergênico
Shampoo Pelo e Derme Vetnil Hipoalergênico
Comprar
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Grandes sabor Salmão & Cevada
Ração Guabi Natural para Cães Adultos de Raças Grandes sabor Salmão & Cevada
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças