»
»
»
tosa-inu

GUIA DE RAÇAS
tosa-inu

Neste guia você vai encontrar:

Paciente, destemido e ousado!

CBKC - Grupo 2

Esse cão é muito corajoso e lutador

Informações Gerais

O povo japonês tem a característica de ser paciente e corajoso. Um cão nativo do país não seria diferente. O Tosa Inu apresenta traços de sua origem em seu comportamento, sendo um cachorro que observa tudo ao seu redor com muita compostura.

Mas o cão Tosa Inu, apesar desses traços marcantes, não é um cachorro calmo em todos os momentos. Por muito tempo, os cães da maior raça japonesa foram treinados para lutar. Por isso, o peludo tem também características de vigilante e territorialista.

Condição física

O cachorro Tosa Inu é de porte grande, e, apesar de seu tamanho, ele não precisa de uma rotina exigente de exercícios. Uma caminhada semanal já é o bastante para exercitar seu corpo robusto. Além disso, ele gosta de correr quando sente vontade.

Por isso, o melhor para essa raça é viver em um ambiente amplo, como uma casa com quintal. Devido ao seu corpo grande, o cão não se adapta bem a locais que não oferecem um espaço para correr. Para ser perfeito a ele, o cão precisa ter acesso ao interior da casa, para entrar quando quiser e ficar perto da família.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do tosa-inu

Média de Altura

Média de altura do tosa-inu

Média de Peso

Média de peso do tosa-inu

Nível de Fofura

Nível de fofura do tosa-inu

Características

Adaptabilidade

Nível de afeição

Bom para
apartamento

Tendência de latir

Amigável com
gatos

Amigável com
crianças

Amigável com
cães

Necessidade de
exercícios

Espaço necessário

Tosa

Problemas de saúde

Inteligência

Gosto por
brincadeiras

Queda de pelo

Necessidade social

Amigável com
estranhos

Territorialista

Facilidade de
treinamento

Cão de guarda

Tolerância ao frio

Tolerância ao calor

Rações para tosa-inu

Destaques e curiosidades

Encontrar um cachorro de raça asiática não é muito comum. Além disso, é muito fácil confundir o Tosa Inu com os cães da raça Mastiff. Mas, para diferenciá-los, é fundamental observar seu comportamento. Conheça algumas curiosidades sobre ele!

Pode parecer estranho, mas, em seu país de origem, os cães da raça Tosa Inu têm um tamanho menor. No Ocidente, eles ficam maiores devido a misturas com raças nativas

O cão Tosa Inu é proibido em diversos países, como Austrália, Dinamarca, Islândia, Noruega, Turquia e Malásia. Isso acontece, principalmente, porque a raça é bastante usada nas chamadas “rinhas de cachorro” nesses locais. Então, para evitar que isso aconteça, o peludo foi banido.

No Japão, o Tosa Inu é chamado de lutador de sumô, por conta de sua aparência. Assim, até hoje, esses cães são apresentados em cerimônias da luta clássica do país, como uma aparição especial.

tosa-inu guia raças

História do tosa-inu

Origem

O cão de origem japonesa foi criado entre 1868 e 1912. Na época, surgiu com o objetivo de ser um bom cachorro de briga no ringue. Seu nome é o mesmo da região em que nasceu: Tosa.

Ancestrais

O principal participante na linhagem do Tosa Inu é o Shikoku-Ken, que foi misturado com cães ocidentais. São eles: Bull Terriers, Buldogues, São-Bernardos e Dogues Alemães

Extinção

Essa raça já é muito rara e, durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se ainda mais difícil de ser encontrada. Isso porque alguns tutores os esconderam até o final da guerra.

Reconhecimento

Em 1997, o Tosa Inu recebeu o reconhecimento do Foundation Stock Service. Essa é a área da American Kennel Club designada a cuidar e registrar raças mais raras, como é o caso da raça em questão.

tosa-inu  veterinário guia raças

Características físicas

O Tosa Inu é um cachorro bastante grande, com aparência robusta e imponente. A cauda é longa e fica pendente enquanto ele anda. As patas e as pernas são proporcionais ao tamanho do restante do corpo, dando-lhe mais altura.

Na cabeça, as orelhas são parecidas com o rabo: pendentes, em cima do rosto. O focinho não é muito curto, tem tamanho médio. Os olhos têm um tom de castanho-avermelhado e são bem profundos e pequenos em relação ao restante

Conheça rações para tosa-inu

Personalidade

O temperamento do Tosa Inu pode ser um pouco complicado para tutores de primeira viagem. Isso porque, mesmo sendo paciente e tranquilo, é necessário ter pulso firme para educá-lo. Caso contrário, o cão pode ter comportamentos destrutivos e ser desobediente.

Ele é muito protetor e sempre quer manter sua família bem, no entanto, suas demonstrações de afeto são mais discretas. No mais, a sabedoria japonesa atuará em seus instintos, tornando-o um cão mais tranquilo e calmo na maior parte do tempo.

Convivência

A raça Tosa é bastante territorialista, e isso pode ser um problema se, além dele, outros cães viverem no lar. Como foi treinado para as lutas, na antiguidade, ele vai querer proteger muito bem o seu espaço.

É importante lembrar que esse cão não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Por isso, o ideal é que ele possa ficar dentro de casa com sua família e ter acesso ao lado de fora. Se isso não acontecer, ele pode se tornar agressivo com qualquer pessoa.

Socialização

Devido a ser um cão territorialista, é comum ter problemas com outros pets. Então, socializar seu Tosa desde filhote é fundamental. Para se acostumar com estranhos, ele também precisa de tempo. Assim, ele pode ser desconfiado no começo, mas jamais agressivo

Com as crianças, o Tosa Inu não costuma ter problemas. A única preocupação com a relação entre eles é o grande tamanho do cão. Então, é preciso estar atento durante as brincadeiras para que o cachorro não machuque os pequenos..

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

O pelo do Tosa não requer muitos cuidados, assim, é bem fácil manter a pelagem saudável. Os fios são curtos e densos, por isso, uma escovação semanal é o suficiente.

Escovação dos Pelos do tosa-inu

Higiene

Os banhos não precisam ser realizados com alta frequência, porém, quando acontecerem, serão bem trabalhosos por causa do tamanho do cão. No mais, as dobrinhas do rosto do Tosa necessitam de limpeza semanal e cautelosa para evitar infecções

As unhas do Tosa crescem muito rápido. Então, é preciso ficar atento ao crescimento delas. Assim que estiverem em um bom tamanho para serem cortadas, o tutor pode usar um cortador especial ou pedir a ajuda de um especialista

A escovação diária ajuda a evitar muitas doenças bucais no peludo. Desse modo, o tutor precisa realizar o processo regularmente, utilizando uma escova e uma pasta de dentes especiais para os pets. A saúde sempre começa pelo cuidado com a boca!

Cuidados com a saúde do tosa-inu

Os tutores de um Tosa Inu precisam levar o pet ao veterinário regularmente para realizar exames gerais. Ademais, as doenças mais comuns na raça são oftalmológicas e ortopédicas.

Cuidados tosa-inu

Higiene e Limpeza para tosa-inu

Alimentação

O Tosa Inu é um cachorro que pode ficar acima do peso facilmente. Por isso, é muito importante conversar com um especialista, para que ele indique a dieta adequada a cada fase do peludo.

O mais recomendado é oferecer a ele apenas rações, principalmente as Super Premium. Além disso, não se esqueça de sempre deixar água limpa e fresca à vontade para seu cachorro manter a hidratação.

Acompanhamento

Levar seu peludo ao veterinário regularmente é fundamental para sua saúde. É possível fazer exames e tratamentos efetivos para as doenças detectadas. Além disso, a dieta do seu cão vai ser a mais adequada para ele, de acordo com as orientações do especialista

Outro cuidado importante é com a carteirinha de vacinação do peludo. Mantenha a caderneta sempre em dia, com todas as vacinas que seu pet precisa tomar. Esse cuidado faz toda a diferença para a saúde do cão e dos tutores.

Filhotes

O Tosa Inu filhote é bem grande e pesa cerca de 10 kg. Preparar um lugar especial para ele vai tornar a adaptação no novo lar ainda mais rápida. No caso de um cãozinho desse tamanho, a casa e a rotina dos tutores devem se adequar aos cuidados dos quais o pet necessita

Nessa fase, é comum que os filhotes mordam tudo que encontrem pela frente, como chinelos e pelúcias. Então, os tutores devem iniciar o adestramento nesse período, para que o cão entenda o que o é certo ou errado.

Dicas de adestramento

O Tosa Inu, por ser um cachorro territorialista, precisa de treinamentos de socialização. Assim, será mais fácil para ele fazer amizades, principalmente com cães do mesmo gênero

Essa raça é bastante inteligente e vai aprender rápido o que lhe for ensinado. Para que o cão responda melhor aos treinamentos, o tutor deve apostar em elogios e outros reforços positivos.

O que o Tosa Inu precisa você encontra na Petz!

Você encontra produtos incríveis aqui, no Pet Shop on-line da Petz, para cuidar do seu Tosa Inu. E o melhor é que pode aproveitar as condições incríveis para realizar todas as compras. Maravilhoso, não é mesmo? Confira!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O tosa-inu

Ração Premier para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Carne 15kg
Ração Premier para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Carne 15kg
Comprar
Shampoo Bayer Vetriderm Hipoalergênico Neutro 1 L
Shampoo Bayer Vetriderm Hipoalergênico Neutro 1 L
Comprar
Ração Úmida Premier Gourmet Para Cães sabor Peito de Frango e Arroz integral 100g
Ração Úmida Premier Gourmet Para Cães sabor Peito de Frango e Arroz integral 100g
Comprar
Luva Removedora de Pelos Chalesco Clean Glove para Cães
Luva Removedora de Pelos Chalesco Clean Glove para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças