A raça tem uma história interessante por trás da sua criação como cão de guarda. Tudo começou séculos atrás, quando o cobrador de impostos alemão Karl Louis Doberman precisava de cão para acompanhá-lo em suas visitas nos bairros mais perigosos da Alemanha, a fim de fazer a sua obrigação. Por isso, decidiu testar o cruzamento de algumas raças até conseguir desenvolver o próprio.
Se você gostou dele, é preciso analisar que pelo porte, ele tem o preço bem elevado, dependendo da linhagem, e se tem pedigree também. Sem sombra de dúvidas é um excelente cachorro para ser criado perto da família, com muito amor, dedicação e com os devidos cuidados necessários.
Doberman: características
O cachorro da raça Doberman é de grande porte, bastante resistente e rápido, tendo uma estrutura atlética perfeita, com o corpo musculoso, e ainda elegante. Alguns criadores costumam cortar suas orelhas, para que elas possam ficar mais eretas. Porém, esta prática é proibida em alguns países.
Já a pelagem da raça Doberman é super curta e macia, conseguindo mesclar com as cores preta, bege e marrom. Por ser grande, o Doberman macho pode medir por volta de 68 cm. Já a fêmea mede menos: entre 63 a 66 cm.
Mas não pense que por eles serem maiores do que os outros cães, possam ser mais pesados. Para você ter uma noção, este cão pesa em torno de 25 a 45 kg.
Cachorro Dobermann: cuidados especiais
Antes de tudo, os tutores não devem ser agressivos, pois o pet pode adquirir um pouco deste comportamento para si mesmo, tornando algo desagradável para o convívio com outras pessoas e animais.
Deixo-o sempre ativo, por meio de atividades físicas e estímulos, pois é um cachorro bastante energético, que precisa de bastante estimulo físico.
Assim, se você quiser um cão obediente, é necessário educá-lo desde filhote com muita disciplina, ensinando o que é certo e o que é errado, igualzinho uma criança. Recompense seu pet sempre com muito amor e carinho após um bom comportamento e para agradar ainda mais ofereça um petisco para cachorro, ele vai amar.
Depois de um exercício físico é sempre bom cair no chuveiro para ficar cheiroso, não é mesmo? Em relação aos cuidados higiênicos, a recomendação é dar um banho quinzenais, mantendo a boa aparência, além da escovação semanal.
Doberman filhote: como cuidar
Procure alimentar seu filhote com uma ração para cachorro à base de proteína, na qual é a fonte de energia para um cão bastante agitado como este. A ração para Doberman mais indicada é a super premium, pois é rica em vitaminas, sais minerais e outras composições que o mantém saudável e ajuda em seu desenvolvimento!
Para um Doberman filhote, este é um período onde é preciso a adaptação da papinha desmame materno, que o ajuda no processo do líquido (leite da mãe) para uma alimentação sólida e seca, a ração. Além disso, o leite materno ajuda na formação óssea e intestinal, que é rico em probiótico e essencial para os primeiros dias de vida do pet.
Mesmo sendo cães fortes e resistentes, eles infelizmente ficam doentes com facilidade. O Doberman nunca deve ser criado e mantido em ar livre, pois é sensível ao frio. Um dos problemas de saúde visto com frequência, é a cardiomiopatia, alteração no funcionamento do coração, dificultando a circulação.
Há também outras doenças que o cachorro Doberman pode sofrer, como problemas de pele, displasia coxofemural, Síndrome de Woobler (má formação nas vértebras) ou a Doença de Von Willebrand (deficiência na circulação sanguínea).
Assim, pensando na saúde e bem-estar do seu cãozinho, a Petz oferece os melhores medicamentos para cachorro, além dos tratamentos para a prevenção de doenças como essas citadas acima.
Produtos para Doberman
Aqui na Petz você encontra a melhor seleção de produtos para doberman e todas as outras raças. Nossa equipe está sempre pronta para te ajudar a fazer a melhor escolha para seus pets. Procure uma loja mais próxima ou entre em contato com a nossa central de atendimento. Aguardamos por você.