Por mais que pareçam bravos, esses cães são sensíveis e fiéis aos donos. Por ser uma raça de porte grande é recomendado que fique junto com crianças maiores, pois podem machucar as menores acidentalmente. Apesar de se dar bem com seus familiares, o dogo argentino pode ficar agressivo na presença de desconhecidos e de outros cachorros.
Cachorro Dogo Argentino: características
Algumas dascaracterísticas do dogo alemãopodem assustar algumas pessoas, por exemplo, o fato de ser um cão forte e ter o rosto compacto, com os olhos menores, as orelhas curtas e o focinho grande, além do tamanho que vai de 60 a 68 centímetros. Com relação à aparência, eles também possuem uma pelagem curta e macia, geralmente de cor branca, podendo ter algumas manchas.
Por mais que os pets da raça sejam amigáveis, eles também podem ser muito dominadores, por isso, é importante o adestramento adequado e o poder de liderança que você deve praticar sobre ele, evitando comportamentos agressivos.
Dogo Argentino: cuidados especiais
Esses cãezinhos podem ser fortes e muito corajosos, porém precisam de cuidados assim como qualquer outro bichinho. Em especial, por terem os pelos brancos e curtos são sensíveis ao sol, por isso evite a exposição prolongada ao sol e use protetor solar.
Outro problema comum desta raça é a propensão à surdez, por isso, se você perceber algum indício que a audição do pet não está boa, leve seu companheiro para fazer os testes adequados.
Outro cuidado importante tem a ver com os banhos dados a esse cãozinho. Por ter a pele sensível, não é aconselhável que ele tome muitos banhos, pois isso irá retirar a oleosidade natural da pele, que serve como proteção, podendo facilitar a aparição de algumas doenças de pele.
Sempre consulte um médico veterinário para saber mais informações sobre possíveis problemas que seu dogue argentino pode ter e prescrever medicamentos para cachorro para prevenção e tratamento.
Dogo Argentino Cachorro: como cuidar
Desde seu nascimento, é importante acostumar seu cão com a presença de pessoas por perto, principalmente a família, para que não fique agressivo quando adulto. Além disso, também é importante que ele se exercite desde filhote, para que tenha um bom desenvolvimento e cresça saudável, sendo assim, não é aconselhável que viva em lugares pequenos, como apartamentos.
Como esse pet é um pouco diferente de outros, sua alimentação deve ser mais cuidadosa. Como o dogo argentino é um cachorro que se exercita muito, deve conter em sua dieta uma quantidade maior de proteínas, mas é importante escolher a mais adequada, pois há tipos de proteínas que têm baixa digestibilidade, comprometendo a absorção dela. Uma boa opção de ração para dogo argentino são as premium e super premium.
Além da proteína, seu cão precisa de vitaminas e nutrientes de uma certa quantidade, que só poderá ser dita por um especialista. Há casos em que apenas a ração para cachorro não supre as necessidades de alimentação do pet, para isso, um médico veterinário poderá prescrever o uso de suplementos para cachorro.
A alimentação de um filhote será diferente do adulto, já que eles precisam de necessidades energéticas maiores para seu crescimento ser melhor. Mas mesmo filhotes precisam de quantidades diferentes de ração pela diferença de peso que cada um terá. Comprar uma ração com boa qualidade também é importante para o desenvolvimento dos filhotes.
Produtos para Cachorros Dogo Argentino
Os melhores produtos para cachorros dogo argentino estão aqui na Petz. Para mais informações vá a uma loja mais próxima ou se preferir compre as ração para cachorro, casinhas, bebedouros, comedouros, brinquedos e muito aqui em nosso site.