A relação do cachorro komondor com seus tutores é de extrema confiança e carinho, visto que ele sempre estará disposto a proteger quem ama dos perigos e de diversas situações incomuns que estão sujeitas a acontecer. Além disso, ele adora brincar e interagir com crianças, porém as brincadeiras devem ser cautelosas devido ao seu tamanho.
Seu instinto de animal protetor faz com que o cão komondor tenha sempre uma grande preocupação em defender alguém, independentemente de ser seu tutor ou seus companheiros de espécie. Além disso, sua inteligência permite com que não haja um treinamento por parte do responsável para ele desenvolver seu espírito de proteção e vigia.
Cachorro Komondor: Características
Animal de grande porte, o komondor cachorro macho costuma medir cerca de 70 a 75 cm; já as fêmeas, um pouco menores, tendem a ter entre 65 e 70 cm de altura. Seu peso também varia do gênero e, por isso, os machos são propensos a pesar entre 50 e 60 kg e as fêmeas entre 40 e 50 kg. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 11 anos, independentemente do sexo.
Sua cabeça é bem larga e possui uma quantidade elevadíssima de pelos. Seus olhos são de cor castanho-escuros, suas orelhas possuem formato de “U” e tendem a penderem para baixo.
Os pets da raça komondor são dotados de uma ossada forte, apesar de não serem visíveis sob olhares humanos devido a grande quantidade de pelos que os cobre. Além disso, suas patas são grandes e, entre elas, há um rabo bem espesso, que tende a ficar levantado quando o animal fica agitado.
Os longos pelos cor de marfim cobrem toda a extensão de seu corpo e, muitas vezes, chegam a atingir o chão de tão compridos. Sua pelagem, parecida com um esfregão, possui mais de 2.000 divisões e pode chegar a pesar incríveis 6 kg quando termina de se formar, aos seis anos de idade. Além disso, o komondor possui aspereza no seu pelame e possui subpelos finos e densos.
Raça Komondor: Como cuidar
Mesmo sendo um animal de grande porte, o komondor não necessita praticar muitos exercícios físicos diariamente. Para ele, caminhadas curtas ou um tempo de lazer em locais abertos são o suficiente para ele gastar todas as suas energias de maneira vital. No entanto, é muito importante instalar o cachorro em lugares espaçosos e arejados para ele poder se sentir o mais à vontade possível.
Por causa da sua densa e comprida pelagem, o cachorro da raça komondor é pouco adaptável a lugares onde a temperatura costuma ser elevada. Ambientes de clima ameno tendem a serem os melhores para essa raça viver o mais confortável possível.
Seus pelos não necessitam ser escovados com frequência, porém alguns cuidados devem ser tomados quanto aos dreads para mantê-los sempre limpos e desembaraçados. O ideal é que os nós dos mesmos sejam retirados com frequência para facilitar a limpeza de pequenas sujeiras que tendem a se formar entre sua pelagem.
Os banhos podem ser dados a cada dois meses e principalmente quando o clima estiver favorável para a rápida secagem de seu pelame. Durante a lavagem, o tutor deve sempre ficar atento quanto a possíveis pelos escondidos e que são de difícil limpeza. No processo de secagem, o ideal é sempre usar um secador para ele fique com os pelos e pele bem secos evitando assim possíveis doenças de pele.
Seus dentes devem ser escovados diariamente para evitar a proliferação de doenças bucais e na gengiva.
A quantidade de ração para cachorro a ser oferecida para a raça de cachorro komondor tende a variar de acordo com o tamanho, idade e nível de atividade de cada animal individualmente.
No entanto, antes de servir qualquer comida ao animal, é muito importante a consulta de um veterinário ou profissional da saúde em um pet shop , garantindo uma rotina de alimentação adequada.
Komondor Filhote: Cuidados especiais
Ao chegar em sua casa, o komondor filhote assim como qualquer outro filhote, pode ficar assustado e inquieto, mas isso é normal, permita que ele explore livremente o seu novo lar para que ele se sinta confortável mais rapidamente.
É nesta fase que o pet deve ser adestrado para que ele saiba que deve existir um limite entre ele e seu tutor. Além disso, a socialização também deve acontecer, visto que, quando acostumado a conviver com outros animais desde cedo, a relação com eles quando adulto tende a ser mais agradável.
A alimentação dos filhotes deve ser realizada com rações específicas para essa faixa etária, que contém todos os nutrientes e vitaminas essenciais para seu pleno crescimento e desenvolvimento.
A consulta ao veterinário deve ocorrer periodicamente para um maior bem estar à saúde e alimentação do cachorro. É muito importante que ele tome todas as vacinas necessárias recomendadas pelo médico veterinário para prevenir possíveis doenças que podem prejudica-lo ao longo da vida.
Produtos para Komondor
Na Petz, você encontra uma grande variedade de produtos e acessórios para komondor com os melhores preços e condições de pagamento.
Se você deseja fazer um agrado à eles, não deixe de conferir os petiscos adequados e toda uma linha de brinquedos para cachorro com os preços imperdíveis.
Na área farmacêutica, você encontra uma diversa variedade de medicamentos para cachorro para todos os tipos de tratamentos e doenças. Venha conferir nossas ofertas, estamos esperando por você.