É um ótimo companheiro para famílias que possuem casas com um amplo espaço. Por serem cães grandões, não se adaptam bem a lugares com pouco espaço de circulação. Podem parecer intimidadores pelo tamanho, mas são amáveis e dóceis com as pessoas que convive.
Mastim Tibetano: características
O cachorro da raça Mastim Tibetano consegue chamar atenção de qualquer pessoa pela sua aparência elegante, nobre e poderosa, graças a sua pelagem exuberante. Na frente dos donos costuma ser bastante carismático, e tranquilo com quem é conhecido, entretanto, quando está na presença de estranhos, pode ficar desconfiado no primeiro contato.
Este pet não é muito indicado para famílias que têm crianças pequenas, pois devido ao seu grande tamanho as brincadeiras podem machucar os pequeninos acidentalmente.
É aconselhável que aprenda seus deveres quando chega em seu novo lar, assim, ele saberá os locais certos para brincar, comer, dormir e fazer as necessidades.
Pelagem: por ter uma pelagem bastante densa, é recomendado escovação toda a semana, para auxiliar na eliminação de pelos mortos, caso o animal viva em ambientes úmidos, em dias quentes, a recomendação é deixá-lo na sombra com água fresca e limpa, para que ele possa se hidratar e se refrescar.
Além disso, existem muitas tonalidades de pelagem dos cães desta raça com por exemplo, na cor preta, marrom e cinza. Em algumas exceções, podem surgir pelo corpo, manchas douradas ou brancas.
Tamanho e peso: Os machos são sempre os maiores, fisicamente, em relação às fêmeas, podem medir em torno de 66 até 75 cm de altura, já as fêmeas por volta de 61 centímetros. O seu peso é de arrepiar: podem chegar na fase adulta com até 120 quilos!
Para este tipo de raça, o adestramento para cachorro pode ser muito necessário no começo, já que são denominados como cães desobedientes. Portanto, é preciso ter muita paciência e perseverança, impondo a sua voz para fazê-lo entender que quem dá as ordens é você é claro recompensando-o com muito amor e carinho sempre que o comando for realizado da forma correta.
Para que o adestramento seja algo tranquilo, evite puni-lo, apenas faça um alerta do que fez de errado. Educando de maneira correta, os cães da raça Mastim Tibetano assimilarão o correto comportamento mais facilmente.
Cachorro Mastim Tibetano: cuidados especiais
Ao contrário dos vira latas, que não possuem uma raça definida, o cachorro da raça Mastim Tibetano é um animal de raça pura, por isso, precisam de uma atenção redobrada. Podem viver por aproximadamente 14 anos de idade.
Alguns deles podem contrair doenças como hipotireoidismo, entrópio, problemas de pele (como dermatite), problemas autoimunes e cardíacos, perda dos dentes, catarata, epilepsia, entre outros. Porém não deixe de consultar um especialista, ele pode te ajudar no melhor procedimento para que seu cachorro continue forte, feliz e bonito.
Mastim Tibetano Filhote: como cuidar
Antes de decidir cuidar de qualquer cachorrinho, procure pesquisar a sua origem, linhagem e comportamentos mais comuns deles. Porque no caso do Mastim Tibetano, ele não pode conviver em ambiente pequenos, apenas em casa que possuam grandes quintais, e isso você só saberia pesquisando ou perguntando a um especialista.
É relevante perceber que mesmo se o Mastim Tibetano filhote crescer muito rápido, ele continuará sendo considerado um filhote, até chegar aos doze meses de vida.
Portanto, nesta fase, evite praticar exercícios de alta intensidade ou de muita durabilidade, para que seu desenvolvimento e crescimento não sejam prejudicados. Deixe que seu filhote dite o ritmo e intensidade das atividades físicas.
Procure fazer caminhadas curtas e ofereça a ele brinquedos para cachorro, para que ele possa canalizar sua energia nos objetos corretos.
Produtos para Mastim Tibetano
Na Petz você encontra os melhores produtos para Mastim Tibetano, e tudo com um preço que cabe no seu bolso! Venha conferir nossas ofertas, temos um time de especialistas preparados para te ajudar nas melhores escolhas de produtos para deixar seu pet sempre feliz.