Com o tempo, o cachorro perdigueiro se adaptou para auxiliar como cão de caça, considerado até hoje como o melhor cão para caçar por ser veloz, forte e ainda ter o olfato bem apurado.
Cachorro Perdigueiro: características
Com sua altura variando entre 50 e 56 centímetros e com peso de aproximadamente 20 a 24 quilos, o cãozinho perdigueiro tem o porte médio, sendo assim, precisa de exercícios diários intensos.
A raça perdigueiro tem o corpo bem forte, com os músculos bem definidos e osso pesados. Seus pelos são curtos, lisos, densos e brilhantes com a cor de tons de amarelo e castanho, podendo ser de cor uniforme ou manchado de branco.
Apesar de seu poder intimidar um pouco, o perdigueiro português tem seu temperamento estável e dócil, podendo ser um ótimo amigo para crianças, companheiro, obediente, carinhoso e leal ao seu dono, além de ser um cachorro muito inteligente, com ótima memória e facilidade para aprender. Adestrar essa raça não é uma tarefa muito difícil.
Perdigueiro Cachorro: cuidados especiais
Como a raça de cachorro perdigueiro tem muita energia, precisa de intensos exercícios diários para poder gastá-la e ainda evitar que se sintam ansiosos e desestimulados. Algumas atividades aconselhadas para esse pet são: longas caminhadas, corridas e brincadeiras físicas e as que estimulam o aprendizado. Por precisar gastar grande quantidade de energia, o perdigueiro não é um pet muito adequado para morar em apartamentos ou casas pequenas.
Já a pelagem do cachorro da raça perdigueiro não precisa de muitos cuidados, mas não pode ser deixada de lado apenas por serem pelos curtos, escovar uma vez por semana é o suficiente, prevenindo possíveis problemas de pele e a queda de pelos. A higiene dos ouvidos, dentes e unhas também é importante, para evitar possíveis doenças e incômodos no seu pet.
A expectativa de vida desse do cachorro de raça perdigueiro é de aproximadamente 12 a 15 anos e assim como todos os outros cães, podem apresentar alguns problemas de saúde com o passar do tempo. Os problemas mais comuns encontrados para essa raça são: displasia e problemas de pele.
Para saber mais sobre possíveis problemas e conferir se a saúde de seu perdigueiro está em dia, consulte o médico veterinário de sua confiança. Ele pode recomendar o uso de medicamentos para cachorro para prevenção das doenças características da raça.
Cachorro Perdigueiro Filhote: como cuidar
Assim como outros filhotes, o cachorro perdigueiro filhote precisa de cuidados específicos para esta fase. A primeira é ensinar os devidos locais para ele poder se alimentar, dormir, brincar e fazer suas necessidades. Após isso, você pode ensinar bons modos a ele e alguns comandos, que podem auxiliar no dia a dia.
A alimentação do filhote também será diferente de um adulto, por precisarem de ingredientes e nutrientes diferentes. As atividades físicas já podem começar desde filhotes, mas com menor intensidade. Por ser um cão muito ativo, apenas a ração talvez não supra suas necessidades para poder crescer saudável, caso isso aconteça, converse com o médico veterinário sobre a possibilidade e agregar suplementos para cachorro ao alimento do seu filhote, para que ele se desenvolva de forma saudável.
Produtos para Raça Perdigueiro
Os melhores produtos para raça perdigueiro estão aqui em nosso pet shop, seja uma casinha, ração, brinquedos e muitos outros produtos. Procure nossa loja mais próxima de você, ou se preferir entre em contato com o nosso atendimento virtual para mais informações. Estamos te esperando.