Alimentação

Cachorro pode tomar chá de boldo para aliviar dores de estômago?

Publicado em 11 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Após enfiar o pé na jaca na hora de comer, quase todo mundo já ouviu a recomendação de apostar no chá de boldo. Isso ocorre pois, apesar de seu gosto amargo, que pode assustar no primeiro gole, as folhas de boldo contêm alcaloides que, entre outras propriedades, ajudam a melhorar a acidez do estômago, aliviando problemas como gastrite. Pensando nisso, será que cachorro pode tomar chá de boldo?

Cachorro filhote deitado com a língua de fora.

Antes de responder, é importante dizer que o boldo também tem propriedades antiespasmódicas, auxiliando no alívio de cólicas intestinais. Separamos um conteúdo completo para você descobrir de cachorro pode tomar chá de boldo. Confira!

Chá de boldo para cachorro: pode ou não pode?

Conforme explica a Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária especialista em gastroenterologia da rede Seres, é complicado falar em cachorro com dor de estômago. Isso porque, uma vez que o pet não fala, “fica impossível dizer se os cães estão com dor especificamente no estômago num primeiro momento”, comenta. 

Entretanto, sabemos que eles podem sentir uma série de desconfortos no trato gastrointestinal, o que se manifesta principalmente por meio de náuseas, vômitos, anorexia (falta de apetite), entre outros sinais clínicos.

Ao observar tais sintomas no companheiro, muitos tutores já pensaram em recorrer ao chá de boldo para aliviá-lo. Porém, de acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da Seres, embora não haja histórico de toxicidade do chá para cachorro, tampouco há relatos de seus benefícios. 

Segundo a especialista, um dos motivos pelos quais o chá de boldo não é recomendado para o alívio desse tipo de sintoma é que, para que tivesse efeito, a quantidade ingerida teria de ser muito grande, o que não é viável. Por isso, apesar de o cachorro poder tomar chá de boldo, a bebida não é recomendada.

Nesse sentido, vale destacar que, apesar de seus benefícios, o chá de boldo também pode ter efeitos colaterais bastante perigosos para humanos quando consumido em grandes quantidades. Entre eles, o excesso de princípios ativos que atuam no fígado podem prejudicá-lo. 

Em outras palavras, em caso de suspeita de alterações gástricas no seu cachorro, não tente resolver o problema por conta própria. Em vez disso, procure atendimento veterinário para ele. Agora você já está ciente se cachorro pode tomar chá de boldo!

Cachorro deitado no sol.

Conheça algumas causas de desconforto estomacal em cães

Para a Dra. Ana Rita, para começar a investigar as causas da dor de estômago em cachorros, é preciso, antes de mais nada, entender se ela é aguda ou crônica. “Aqui, mais uma vez, dor de estômago é uma generalização para vômito e anorexia, pois é praticamente impossível para o tutor saber se o pet está com dor especificamente no estômago”, diz. 

Nesse sentido, a especialista diz que algumas das principais causas da dor aguda são: ingestão de alimentos impróprios para cães, tais como cebola, alho, gorduras, molhos, bolos, etc.

Além de ingestão de produtos de limpeza, ingestão de corpos estranhos, torção gástrica (mais comum em pets de grande porte), uso inadequado de anti-inflamatórios e ingestão de medicamentos para humanos impróprios para cães, como é o caso de paracetamol.

Já no caso de dor crônica, as principais causas levantadas pela veterinária são, em primeiro lugar, a doença inflamatória intestinal, seguida de doenças metabólicas como doença renal crônica, hepatopatias, neoplasias, entre outras causas.

Sintomas de dores estomacais e intestinais em cachorros

Como já foi dito por aqui, quando se trata de cachorros, o termo dor de estômago se refere principalmente a vômitos e anorexia, já que não é possível saber se o pet está com dores estomacais especificamente. 

Esclarecido esse ponto, alguns dos principais sinais de alterações gástricas em cachorros para além do vômito são: náuseas, salivação excessiva, apatia, além de inapetência. “Em geral, quando sentem dor, os cachorros não comem”, alerta a especialista. 

Cachorro com dor de estômago: o que fazer?

Suspeita que seu amigo está com dor de estômago? Nada de dar chá de boldo ou de seguir outra receita caseira por conta própria em vez de levá-lo ao veterinário. Além do risco de agravar o problema e a saúde do cachorro, ao fazer isso, você atrasa o diagnóstico, o que pode ser fatal.

“Por exemplo, se for um animal de grande porte que esteja vomitando muito e com a barriga abaulada, ele pode estar com torção gástrica — um quadro de extrema urgência que exige intervenção cirúrgica, sendo que muitos pacientes morrem mesmo quando atendidos rapidamente”, alerta a especialista em gastroenterologia. 

“Alguns medicamentos também causam dor de estômago e vômito agudos, e podem até matar, como paracetamol, tylenol, aspirina e cataflan”, completa. Daí a importância de determinar a causa do problema com urgência, algo que somente um médico ou médica-veterinária poderá fazer, dando início ao tratamento adequado.

Por isso, em caso de suspeita de dor de estômago ou de qualquer outra alteração, não perca tempo se perguntando se pode dar chá para cachorro. Procure atendimento veterinário para ele com urgência!

Cachorro com a língua de fora.

Gostou de saber se cachorro pode tomar chá de boldo? Então, não deixe de conferir nossas dicas sobre a alimentação dos peludinhos aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog