Cachorros

Cachorro com dor de estômago: o que pode ser

Publicado em 07 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Sabemos que, assim como nós, os cães podem sofrer com uma série de problemas de saúde. Entretanto, é comum ter dúvidas sobre os quadros que o pet pode apresentar, como dor de cabeça, dor de ouvido, enjoo, entre outros. Pensando nisso, o que devemos fazer se percebermos o cachorro com dor de estômago

Cachorro deitado no sofá com expressão de dor.

A seguir, contamos com a ajuda da Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária especialista em gastroenterologia da rede Seres, para esclarecer o que fazer com cachorro com dor de estômago, uma dúvida muito frequente entre os tutores, especialmente entre aqueles que gostam de oferecer alimentos diferentes para o amigo de quatro patas.

Afinal, cachorro também tem dor de estômago?

De acordo com a Dra. Ana Rita, é complicado tratar de gato e cachorro com dor no estômago, uma vez que eles não falam. “Então, fica impossível dizer se eles estão com dor especificamente no estômago em um primeiro momento”, explica. 

O fato é que, da mesma maneira que a gente, podem haver alterações gástricas que deixam o cachorro com dor. Nesse sentido, a especialista diz que justamente por não ser possível identificar a região do incômodo, é preciso estar atento a sinais de alterações, como vômito, diarreia, anorexia, etc. 

Quais são as principais causas de alterações gástricas em cachorros?

Conforme explica a especialista, as alterações gástricas que se manifestam principalmente por meio de vômito e anorexia no pet, sendo generalizadas popularmente como cachorro com dor de estômago, podem ser classificadas em agudas ou crônicas. 

Entre as causas de alterações gástricas que provocam quadros agudos de vômito, isto é, de início repentino, mas de curta duração, a especialista destaca a ingestão de alimentos impróprios para cães, como temperos fortes, alho, cebola, gordura, molhos, pizza, bolos, doces, etc. 

A ingestão acidental de produtos de limpeza é outra causa comum das alterações gástricas em pets domiciliados, bem como a ingestão acidental de medicamentos humanos impróprios para cães ou uso de anti-inflamatórios. 

Já entre as causas da dor de estômago crônica, a especialista cita a doença inflamatória intestinal como a mais comum. Também chamada pela sigla, DII, trata-se de um quadro caracterizado pela persistência de inflamação do trato gastrointestinal. 

Ainda de acordo com a veterinária, outras causas possíveis para alterações gástricas que levam a quadros de vômito e anorexia são as doenças metabólicas, como a doença renal crônica e as hepatopatias, além de neoplasias. 

Como saber se o cachorro está com dor de estômago?

Como saber que qualquer pessoa está com dor de estômago? A única maneira é perguntar a ela e, ainda assim, é possível haver enganos, haja vista que nem sempre conseguimos distinguir onde está a dor em órgãos próximos. 

Por isso que, segundo a Dra. Ana Rita Carvalho, considerando que o cachorro com dor na barriga não consegue falar o que está sentindo, é preciso ficar atento, pois isso pode se manifestar de diferentes maneiras.

Cachorro deitado e usando bandana vermelha no pescoço.

Além do vômito, os outros sinais de alterações gástricas que deixam o cachorro com dor de barriga são: 

  • náusea;
  • sialorreia (salivação excessiva);
  • hiporexia ou anorexia (redução na ingestão de comida ou interrupção totalmente do consumo de alimento);
  • apatia e prostração.

“Em geral, os cachorros não comem quando sentem dor”, diz a especialista. Por isso, ao observar que seu amigo de quatro patas pulou mais de uma refeição, fique atento e, ao persistir o comportamento, procure atendimento veterinário para ele com urgência. 

Atenção: comer grama também pode ser um sinal de alteração gástrica!

Conforme explica a Dra. Ana Rita, alguns cães comem grama por mania ou simplesmente porque gostam do sabor. Não à toa, já existem graminhas desenvolvidas especialmente para consumo do cachorro. 

Entretanto, se o pet comeu grama de uma hora para outra, é importante investigar. Isso porque, quando sentem náuseas, cães com acesso à grama podem ingeri-la para induzir o vômito, aliviando o desconforto. 

“Muitos tutores acreditam no contrário: que o cachorro vomita porque comeu grama, o que geralmente não é verdade”, explica. Ela completa que, não havendo alteração gástrica, os pets não apresentam vômito após ingerirem grama.

O que fazer em caso de suspeita de dor de estômago em cachorro?

O que fazer com cachorro com dor? Se você acha que seu amigo pode estar com algum desconforto de origem estomacal, leve-o para uma consulta veterinária. “É importante determinar se há uma causa e qual é a urgência de tratamento para ela — somente um veterinário poderá dar essas informações”, orienta a Dra. Ana Rita. 

Como exemplo, ela diz que um cão de grande porte que esteja vomitando e com a barriga abaulada pode estar sofrendo com uma torção gástrica, um quadro de extrema urgência que exige intervenção cirúrgica.

“Alguns medicamentos também causam gastrite e vômito agudo, sendo fatais, como Paracetamol, Tylenol, Aspirina, Cataflam, etc. Somente o médico saberá se é muito grave e quais procedimentos deverá realizar”, alerta a especialista.

Para evitar que o cachorro sofra com problemas gastrointestinais, mantenha produtos de limpeza, remédios e plantas tóxicas fora do alcance. 

Ofereça ração de qualidade, evite dar alimentos humanos para o pet e lembre-se de que é importante fazer mudanças na dieta de maneira gradual. Também não deixe de levar seu amigo para um check-up ao menos uma vez por ano!

Cachorro deitado com expressão de dor e olhar para o lado.

Gostou de saber um pouco mais sobre o que fazer ao notar o cachorro com dor de estômago? Então, não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos aqui, no blog da Petz, para ficar por dentro das nossas maravilhosas dicas.

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog