Curiosidades

Descubra se a abelha é vertebrada ou invertebrada!

Publicado em 29 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já deve saber que a abelha é um animal extremamente importante para o ecossistema. Afinal, ela é responsável pela polinização de diversas espécies de angiospermas. Porém, você sabe se a abelha é vertebrada ou invertebrada? 

Mulher com cara de dúvida.

Essa é uma das curiosidades que muitas pessoas têm, ainda mais aquelas que adoram o mundo animal. Apesar de algumas já conhecerem esse inseto, nem todas sabem se a abelha é invertebrada. Continue a leitura para descobrir se a abelha é vertebrada ou invertebrada e outras características!

Afinal, as abelhas são insetos vertebrados ou invertebrados?

As abelhas fazem parte do grupo artrópodes, pertencente à classe dos insetos, da ordem Hymenoptera. Algumas espécies vivem em sociedade, em que se dividem por castas na colmeia: abelha-rainha, zangão e operária.

Como as abelhas pertencem ao filo Arthropoda, é evidente que elas não apresentam coluna vertebral e crânio. Portanto, são consideradas seres invertebrados

Assim como outros tipos de insetos considerados animais invertebrados, as abelhas possuem um esqueleto externo (exoesqueleto), feito de quitina. Ele fornece proteção para os órgãos internos e suporte para os músculos. 

Por pertencerem à classe Insecta, as abelhas possuem corpos divididos em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Que tal descobrir um pouco mais sobre esse organismo que revela se a abelha é vertebrada ou invertebrada?

Cabeça

Agora que você já sabe que a abelha é um animal invertebrado, vamos à principal parte do corpo desse inseto. Todas as abelhas têm características marcantes, entre elas, a região da cabeça. A estrutura é responsável ​​pelos sentidos, como as antenas, envolvidas no olfato e na audição. 

Ali, também há dois olhos compostos na parte lateral (responsáveis pela formação das imagens) e três olhos monoculares na área frontal (que detectam a luz), dispostos em um triângulo.

O aparelho bucal das abelhas também está localizado na cabeça, garantindo que elas possam absorver líquidos e mastigar. As mandíbulas auxiliam no corte e na manipulação da cera e do própolis produzido por elas. Também servem para ingerir pólen e remover partículas indesejadas da colmeia. 

Por sua vez, a estrutura que garante a absorção de substâncias líquidas é chamada probóscide ou língua. 

Tórax

As pernas e as asas são os órgãos motores das abelhas, localizados no tórax. Existem três pares de pernas, cada um em um segmento. Além de exercitarem, eles são responsáveis ​​por transportar pólen, processar cera e própolis e limpar o corpo.

As abelhas possuem dois pares de asas. O primeiro dianteiro é maior que o segundo traseiro. O próprio tórax é coberto de pelos, o que ajuda a reter melhor o pólen durante o voo. 

Abdômen

A maioria dos órgãos está no abdômen das abelhas. Os sacos de mel garantem que o néctar seja convertido. As glândulas cerígenas ajudam na produção de cera. Na frente, ainda estão o estômago e os intestinos.

O ferrão está localizado na parte posterior, preso à bolsa de veneno, que libera uma mistura complexa de diferentes substâncias chamadas apitoxinas. Nas abelhas operárias, ele assume uma função defensiva. Na rainha, assume uma função orientadora na postura. Poucas pessoas sabem disso, mas apenas as fêmeas têm ferrões.

Além disso, os aparelhos reprodutores e digestivos das abelhas estão altamente ligados ao ferrão. Quando uma abelha se defende liberando o ferrão, ela perde parte dos órgãos do abdômen, morrendo em seguida.

Abelha na flor.

Tipos de abelhas e funções

Agora que você já sabe se a abelha é vertebrada ou invertebrada, vale destacar que existem várias castas no mundo. Mais de 20.000 espécies são conhecidas atualmente, mas iremos destacar as três principais já entendidas por muitos brasileiros.

Abelha-mestra ou rainha

Como o nome sugere, a abelha-mestra, também conhecida como rainha, é a ocupante mais alta da hierarquia. Ela é a mãe de todas as outras abelhas da colmeia, responsável por botar todos os ovos. Ao liberar os feromônios, ela também pode inibir outras abelhas de engravidar.

Quando adulta, a abelha-rainha prepara-se para acasalar. Depois do encontro com o zangão, ela desova todos os dias, até um máximo de 2.500. Com base na alimentação, ela se torna mestra ou neutra, também conhecida como operária.

Abelha-neutra ou operária

O nome abelha-neutra, operária ou campeadora é perfeito para a função de servir e ajudar as demais abelhinhas. Em cada fase da vida, ela auxilia de um jeito, podendo estar dentro ou fora da colmeia.

Assim, ela passa por todos os trabalhos: na juventude, coleta pólen das plantinhas. Na velhice, ajuda na defesa — mais responsável, não?

Zangão

O zangão é o único macho da colmeia, fruto de um ovo não fertilizado, processo que se origina da partenogênese, fenômeno de produção sem fertilização.

Abelha na planta.

Gostou de conhecer o mundo desse inseto e saber se a abelha é vertebrada ou invertebrada? Para continuar descobrindo novas curiosidades sobre ela, acompanhe os conteúdos no blog da Petz, em que você fica por dentro de diversos assuntos sobre os animais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog