Gatos

Gato vomitando: cuidados para o seu pet que está passando mal

Publicado em 03 de abril de 2022

Tempo de leitura: 6min

Um gato vomitando é sinal de que algo não está bem com ele, não é mesmo? Essa é uma preocupação que deixa o tutor de cabelos em pé. Nessas horas, o melhor é procurar um veterinário.

gato deitado na grama.

Separamos alguns cuidados que você pode também tomar em casa com seu peludinho nessas situações. Além disso, a seguir, você entenderá o que pode causar o vômito de gato.

Possíveis causas para gato vomitando

Meu gato está vomitando, o que pode ser?”. Essa é a primeira pergunta que um tutor faz quando seu bichano está passando mal. Existem muitas causas que podem justificar essa reação do sistema digestivo felino. Ademais, o aspecto do vômito também pode indicar o que está acontecendo. 

Dependendo do que provocou essa reação no felino, pode não ser algo grave. Talvez seja somente uma má digestão ou bolas de pelos, que é algo que acontece com frequência nos bichanos. 

1. Bolas de pelos

Como citamos anteriormente, essa causa de gato vomitando é uma das campeãs. Elas são formadas porque os felinos costumam tomar o seu “banho de gato”, que basicamente consiste em lamber algumas partes do corpo.

Nesse processo, alguns fios de pelos acabam sendo engolidos e, quando juntos no sistema digestivo, provocam desconforto. O felino, para tentar expelir a bola de pelinhos presos no estômago, acaba vomitando. 

É um sinal de alerta quando o gato vomita bolas de pelos com frequência ou quando elas acabam provocando outros sintomas. Um exemplo é a diarreia ou prisão de ventre, pois os fios ficam presos no intestino, mudando os hábitos intestinais do peludo. 

A frequência aceitável de vômitos para gatos é de, no máximo, a cada 15 dias —independente do conteúdo. Mesmo ingerindo pelos, o normal é que eles sejam eliminados pelas fezes.

Portanto, um gato que vomite pelos toda semana, ou várias vezes na semana, ou todos os dias, provavelmente apresenta alguma condição de base que justifique a náusea.

O que fazer?

Nesse caso, o tutor deve ajudar o felino a manter a sua higiene sem lamber tanto o corpo e, consequentemente, engolir pelos. Pentear o gatinho, levá-lo ao veterinário com frequência e oferecer brinquedos para a distração ajudam o bichinho a não lamber os fios de seu corpo. 

Para gatos de pelos longos, a escovação deve ser diária. Já para aqueles que tem o pelo mais curto, a frequência deve ser semanalmente. Sobre a higiene, é importante salientar que veterinários não recomendam dar banhos nos felinos.

2. Gastrites ou pancreatites

Se o gato está vomitando espuma branca ou somente nesse tom de cor, pode ser que ele esteja com um desses problemas. O sistema digestivo do bichano pode estar sofrendo com uma inflamação no estômago (gastrite) ou no pâncreas (pancreatite).

Um dos primeiros sinais é a perda de apetite e, mesmo sem comer direito, o bichano continua vomitando. Outros sintomas serão identificados, como a queda de pelos e o emagrecimento repentino. 

Se o gato está vomitando sangue ou o conteúdo está em uma cor avermelhada, pode ser um problema mais sério, como úlcera. Mas, atenção. Essas condições podem indicar essas doenças, mas também outras: o conteúdo do vômito não se relaciona com a doença causadora.

Gatos que vomitam pelos ou alimento também podem ter gastrite ou pancreatite. E vômitos de espuma branca também podem ser por outros motivos.

O que fazer?

O primeiro passo é buscar a ajuda de um especialista. Seu gatinho precisará iniciar um tratamento medicamentoso e, até mesmo, uma dieta mais equilibrada. Com acompanhamento profissional, ele ficará bem por completo e voltará a se alimentar direitinho!

3. Alergias

O gato está vomitando a ração logo após comer? O corpo dele pode estar reagindo ao alimento, principalmente se você trocou a marca da comidinha recentemente. 

gato cheirando planta.

Não brigue com seu bichano pensando que ele está fazendo manha, pois talvez ele tenha alergia ao novo alimento. O vômito também pode ser provocado tardiamente, quando por alergia. Mas, também pode ser por outras coisas que o pet ingerir, como medicamentos.

O que fazer?

Converse com o veterinário e encontre rações hipoalergênicas para o seu peludo. Quem sabe, retorne para a marca antiga, já que ele era adaptado. Caso a alergia seja por um medicamento, informe o profissional e peça para trocar o tratamento em questão. 

4. Vermes

Como anda a vermifugação do seu amigo de quatro patas? O gato vomitando é um dos primeiros sintomas de um bichinho contaminado por vermes. Ele também pode ficar com o abdômen inchado, diarreia, perda de peso e, até mesmo, alteração nos pelos. No geral, quando o vômito é por vermes, o verme é longo e é eliminado no vômito.

Se o peludo estiver com vermes, o vômito será na cor branca ou você verá o gato vomitando transparente. Fique alerta principalmente à frequência com que o gatinho acaba produzindo vômito. Mais ainda pela possibilidade desse vômito indicar alguma outra doença, além de verme!

O que fazer?

Notou esses sintomas no seu peludo e não lembra quando foi a última vermifugação dele? Corra para um veterinário! O especialista iniciará o tratamento com os remédios para vermes indicados para o seu amigão. Em geral, ele ficará protegido por meses. 

5. Obstrução

Algo pode estar impedindo a passagem dos alimentos e líquidos no sistema digestivo do seu peludo. Pode ser algum alimento que não desceu legal ou ele pode ter engolido alguma coisa que não deveria. 

O que fazer?

Em primeiro lugar, nunca dê ao seu gato alimentos que não são recomendados para os bichanos. Caso o seu bichinho esteja com uma obstrução, seja por qualquer razão, corra com ele para o especialista. Em alguns casos, pode ser necessário até mesmo fazer exames mais complexos.

Passar por um estresse, ingerir ervas ou plantas que não são comestíveis e ter insuficiência renal também podem ser as causas de um gato vomitando. O melhor a se fazer é observar o aspecto do vômito e a frequência com o que o felino está passando mal. A frequência aceitável de vômitos em gatos é, no máximo, quinzenal.

Quanto mais estranho for e quanto mais ele vomitar, mais rápido a ajuda do especialista deve ser procurada!

gato deitado.

No blog da Petz você pode encontrar diversos temas relacionados aos bichinhos de estimação. Aqui, temos outros conteúdos sobre gato vomitando, doente ou com sintomas diversos. Mas não se esqueça: procure sempre um veterinário para cuidar do seu peludinho!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog