Comportamento

Cachorro cruza fora do cio? Entenda se isso é possível!

Publicado em 04 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Vamos aprender se cachorro cruza fora do cio? Embora a primeira resposta que passe pela nossa cabeça seja “é claro que não”, na verdade, não é bem assim. Existem algumas situações em que isso é possível, o que cria uma grande confusão na cabeça dos tutores.

Muitos tutores se perguntam se o macho entra no cio como a cadela, por quanto tempo a cachorra fica no cio e se o cachorrinho castrado pode cruzar. Essas perguntas sobre o ciclo reprodutivo dos cães são importantes e queremos esclarecê-las. Vamos lá?

nomes para cachorro boxer

O que é o cio?

O cio é um dos momentos do ciclo estral da cachorra. Esse ciclo possui, de forma simplificada, quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro. O estro é o momento em que ocorre o cio propriamente dito.

Então, como saber se a cachorra está no cio? Nesse período, a fêmea fica mais dócil e aceita a monta do macho, vindo a emprenhar e ter bebês em torno de 58 a 63 dias depois do ato sexual. Nas outras fases, ela não costuma deixar que o cão se aproxime para copular com ela.

Essa aceitação e docilidade são comportamentos regulados pelos hormônios da fêmea, principalmente a progesterona. Além disso, essa substância e o estrogênio são responsáveis por várias alterações no corpo dela, como um odor muito atrativo para o macho.

Isso já ocorre a partir dos sete a nove meses, quando ela já pode emprenhar, mas não é o momento certo, pois é muito nova ainda. O ideal é que ela tenha filhotes a partir do segundo cio.

Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza. Porém, se desejar filhotes dela, você pode deixá-la cruzar mais algumas vezes com o macho para garantir que ela emprenhe.

Quanto tempo dura o cio da cachorra?

Contando apenas o estro, o cio dura cerca de dez a quinze dias. O período entre o proestro e o diestro varia entre 60 e 70 dias. O anestro é uma fase de descanso do ciclo, quando os hormônios estão em níveis basais, e dura em torno de quatro meses, fechando um ciclo de aproximadamente seis meses.

O macho entra no cio?

O cio é uma fase que ocorre de forma exclusiva na fêmea, por isso não é tecnicamente correto afirmar que existe cachorro no cio. No entanto, empregar o termo em uma conversa resultará na compreensão de todos.

cachorro correndo de um lado pro outro3

O que significa o “cio” no macho?

Na verdade, com o macho, acontece a entrada na puberdade. Aquele bebê fofinho e obediente pode se tornar um “aborrecente” e começar a apresentar comportamentos diferentes, como fazer xixi fora do lugar, ficar mais teimoso, não obedecer, montar em tudo e até ficar agressivo.

Esses “sintomas” demonstram que o macho atingiu a maturidade sexual e instintivamente vai começar a marcar território, defendê-lo de supostos invasores, e claro, cruzar com o maior número de fêmeas para garantir a perpetuação da espécie.

Com todas essas mudanças acontecendo, é de se esperar que ele fique procurando fêmeas para procriar. Não queira comer e perca peso, e tente fugir quando sentir o cheiro de alguma fêmea no cio por perto.

Por isso, é comum dizer que ele “entrou no cio”. Então, como não se trata de um ciclo estral verdadeiro, após entrar na puberdade, o cachorro não mais sairá desse “cio” até ser castrado. Aliás, mesmo castrado, ele pode tentar cruzar.

Cachorro castrado pode cruzar?

Em teoria, o cachorro castrado não entra no cio. Então, se ele cruza fora do cio e é castrado, temos duas opções:

  • ele já tem o comportamento de monta “marcado” psicologicamente;
  • os hormônios masculinos dele, mesmo em quantidades basais, são capazes de provocar a vontade de reproduzir. Porém ele não pode engravidar uma cadela por não ter mais espermatozóides sendo produzidos.

Finalmente, como é possível o cachorro cruzar fora do cio?

Falamos que a aceitação da fêmea se deve aos hormônios do estro, então, se o cachorro cruza fora do cio, algo está errado! Realmente, existem algumas condições patológicas que podem levar a alterações hormonais e fazer a cópula ocorrer mesmo não sendo o período esperado do cio.

Ovário policístico

Sim, nossas peludinhas também sofrem de ovário policístico! Essa doença é mais comum nas fêmeas a partir dos oito anos de idade, mas pode afetar as cachorras entre 4 a 15 anos. Os sintomas podem simular o cio ou até prolongá-lo.

Não é possível que a fêmea emprenhe na presença do ovário policístico e se o cachorro cruza fora do cio, pois a enfermidade provoca infertilidade, uma vez que impossibilita a manutenção do feto no útero.

Infecções vaginais

Algumas infecções vaginais podem produzir um odor atrativo para o macho e ele pode tentar fazer a cadela cruzar fora do cio. Caso isso ocorra, é melhor separar os animais até tratar a fêmea.

Problemas comportamentais

Machos copulam em fêmeas castradas ou até em outros machos por vários motivos. Seja por uma frustação, chamar atenção ou até por um cheiro diferente de outro cão.

cachorro pode comer chocolate branco3

Sabendo que cachorro cruza fora do cio em algumas situações, procure um médico veterinário para avaliar o pet. Nas lojas da Petz, você encontra clínicas veterinárias com profissionais que amam cuidar dos animais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog