Curiosidades

Gato pode comer milho-verde cozido? Descubra aqui!

Publicado em 09 de maio de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os tutores mais atentos já devem ter notado que as rações comerciais dos pets contêm milho em sua composição. Sendo assim, seria óbvio concluir que gato pode comer milho-verde cozido.

Espigas de milho-verde cozidas.

O milho utilizado nas rações é processado de forma que sua absorção pelo organismo do felino seja mais fácil. Já com o milho in natura isso não acontece, por isso, é melhor que seja assado ou cozido.

Sendo assim, o gato pode comer milho-verde cozido. O cozimento vai destruir a celulose presente na casca do milho, aquela “pelinha” que o envolve, fazendo com que seus nutrientes sejam absorvidos pelo bichano.

Nutrientes presentes no milho

O milho é um dos cereais mais produzidos no mundo todo. Existe o milho-amarelo, o mais comum no Brasil, e outras muitas variedades de cor: roxo, rosa, branco, preto e rajado.

O cereal é rico em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio e fibras, por isso, ajuda na boa função intestinal e promove a saciedade e a boa saúde osteomuscular. Sendo assim, o gato pode comer milho-verde cozido.

O milho pode ser oferecido, mas ele beneficia a saúde do gato?

Apesar de afirmarmos que o gato pode comer milho-verde cozido, isso não quer dizer que essa é a melhor opção de alimento para a espécie. Na verdade, só significa que ele não é tóxico nem proibido.

No entanto, o milho cozido possui um nutriente que não é muito benéfico para os animais, principalmente para o gato, que é um carnívoro estrito: o carboidrato. Dessa forma, apesar de conter as fibras, minerais e vitaminas, estes podem ser obtidos de outras fontes mais interessantes do ponto de vista nutricional para os bichanos.

Mesmo assim você quer oferecer milho para o gato?

Apesar do que falamos, o bichano é louco por milho-verde cozido. Então, é bom saber qual é a melhor opção para oferecer o alimento para ele. A primeira e mais importante informação é que as versões em conserva ou enlatadas não devem ser dadas ao pet.

Essas versões possuem grande quantidade de sódio e conservantes para que o milho dure mais tempo. Sendo assim, podem causar transtornos gastrointestinais no bichano. Prefira o milho-verde in natura, ainda na espiga.

Cozinhe somente com água, sem temperos, até que os grãos fiquem moles. Retire-os da espiga e só então ofereça ao pet. Como petisco, o milho não deve exceder 10% da quantidade diária de calorias que o bichano ingere, para que ele não venha a ganhar uns quilinhos a mais por conta do excesso de carboidrato.

O gato pode comer milho, mas evite deixar a espiga à disposição, pois a ingestão dela pode causar obstrução intestinal. Isso também vale para qualquer alimento processado à base de milho, como os salgadinhos e farinhas.

Gato comendo no pote de plástico azul.

Graminha de milho: os gatos adoram!

Oferecer grama de milho para gatos é bem mais interessante para eles. A fibra presente nessa graminha melhora a função gastrointestinal do pet. Além disso, é excelente para ajudar o bichano a se livrar das bolas de pelo.

Muitas lojas especializadas em produtos para animais de estimação possuem o produto à venda. Porém, como a grama é facilmente cultivada mesmo em pequenos espaços, vamos ensinar você a plantá-la em casa.

Como plantar a grama de milho

Fazer o plantio e o cultivo da grama de milho é bem fácil e prático. Provavelmente, o tutor deve ter em casa o milho de pipoca (não os de estourar no micro-ondas, mas os de panela). É a partir dele que o bichano terá acesso a uma plantinha tenra e saborosa. O plantio pode ser feito em um vaso ou floreira. No fundo, coloque uma camada de drenagem com pedras.

Por cima, coloque terra fertilizada com húmus de minhoca até preencher todo o recipiente. Faça pequenas covas com o dedo, com espaço de mais ou menos 5 cm entre elas, e deposite em cada buraquinho um milho de pipoca.

Cubra todas as covas com terra e regue diariamente. Em torno de três dias, os brotinhos começam a aparecer. Em mais ou menos dez dias, eles já possuem tamanho suficiente para serem oferecidos para o bichano.

Para que a graminha de milho não acabe e o pet fique sem ela, plante mais de um vaso ou floreira e renove-os a cada dez dias. Assim, o pet sempre terá o matinho fresco à sua disposição.

Quantidade diária da grama de milho a ser oferecida

Não existe uma quantidade diária ideal de graminha a ser oferecida ao bichano. O ideal é que ele não coma muito para não vomitar. Por isso, fique de olho e restrinja a quantidade caso ele apresente vômito ou diarreia.

Por falar em vomitar, alguns gatos, quando não estão se sentindo muito bem, podem comer a graminha na tentativa de “expulsar” com o vômito aquilo que está incomodando.

Gato comendo em tigela branca.

Esperamos ter elucidado que o gato pode comer milho-verde cozido, mas que essa não é a melhor opção de petisco para ele. Por isso, conte com as lojas da Petz para escolher uma saborosa guloseima para ele.Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog