Alimentação

Cachorro pode comer requeijão? Confira se há benefícios

Publicado em 18 de julho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Já deve ter acontecido com você: hora do café, mesa posta e seu melhor amigo te olhando com aquele olhar hipnotizante de “me dá um pedaço?”. Mas aí aparece o sinal de interrogação na sua cabeça: será que cachorro pode comer requeijão?

Cachorro lambendo focinho

Essa é uma boa pergunta. Afinal, nós, brasileiros, amamos requeijão, essa iguaria de cremosidade única e tão presente nos pães, torradas, pães de queijo e outras delícias preferidas de muita gente. Se está na mesa, é lógico que o seu bichano já percebeu que deve ser gostoso e que vale a pena dar uma provadinha.

Mas o requeijão faz mal para o cachorro? Antes de ceder aos pedidos quase suplicantes, é melhor saber mais sobre esse tema neste conteúdo que preparamos para você.

Afinal, cachorro pode comer requeijão?

Sim, cachorro pode comer requeijão, mas com cuidado. Porém, antes de conhecer todos os detalhes a respeito da inclusão do alimento na dieta do animal, é importante compreender o que é o requeijão de verdade e sua composição.

O requeijão é um queijo típico do Brasil produzido a partir da mistura de massa coalhada, água, sais fundentes e creme de leite, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

Assim, esse queijo amado pelos brasileiros é um derivado do leite. Até aí, nenhum problema, porque esse alimento tem seu valor nutricional. Mas quais são os benefícios do requeijão? Continue lendo para saber mais.

Benefícios dos queijos

Os queijos, em geral, contêm cálcio, proteínas, ácidos graxos essenciais, vitamina A e vitaminas do complexo B — vitaminas importantes para o metabolismo celular. Não por acaso, muitos treinadores costumam dar petiscos de queijo no adestramento de cães.

No entanto, há um porém. Além de não ter tanto cálcio e proteínas em relação a outros laticínios, é rico em gordura. Por esse motivo, o alimento pode ser incluído na dieta do cachorro, desde que com moderação.

Cachorro sendo alimentado no colo

Cuidados com o requeijão para os cachorros

Agora que você sabe se o cachorro pode comer requeijão, vamos te explicar porque ele pode ser somente uma iguaria para o seu companheiro de quatro patas, e não parte da dieta diária ou recorrente.

Filhotes mamam, cães adultos, não

Os cachorros pequenos tão fofos mamam leite de suas mães. Por que, então, não poderiam continuar consumindo laticínios ao longo da vida? A questão é que, no começo da vida, os cachorros, que precisam da nutrição do leite, conseguem digerir bem o açúcar do leite, conhecido como lactose (assim como as frutas têm a frutose).

Isso acontece porque eles têm a enzima lactase, fundamental para a digestão da lactose, em abundância no organismo. Mas isso muda quando crescem, e daí o fato de os laticínios não serem indicados para a saúde do cachorro.

Cães também podem ser intolerantes à lactose

Apesar de muitos laticínios serem mais fáceis de digerir do que o leite puro, muitos cães intolerantes à lactose podem ter dificuldade de consumir o requeijão. Alguns sinais de intolerância à lactose nos cães são:

  • diarreia;
  • desidratação;
  • vômito;
  • perda de peso;
  • fraqueza;
  • sede excessiva.

Se você perceber um ou mais sintomas como esses no seu pet depois do consumo de requeijão ou outro derivado do leite, não hesite em consultar um(a) veterinário(a), combinado? Aliás, é sempre importante ter uma opinião profissional antes de acrescentar qualquer alimento à dieta do seu cãozinho.

Riscos da gordura para os cachorros

Assim como para nós, humanos, os pets precisam ficar longe de uma alimentação carregada de gordura, e o requeijão não é um alimento pouco gorduroso — pelo contrário! Ele é fonte de gordura saturada, que tem relação com riscos de doenças cardiovasculares. Na alimentação do cachorro, o consumo exagerado de alimentos gordurosos pode levar não só ao ganho de peso, mas até a casos de pancreatite.

Por isso, o cachorro pode comer requeijão, mas não como parte da dieta diária. Ele pode ser utilizado em situações isoladas, para ajudar na ingestão de um medicamento, por exemplo. Mesmo se você quiser dar raramente, o cream cheese, o creme de ricota e o queijo cottage são opções mais saudáveis por terem menos gordura.

Use o bom senso para cuidar do seu pet

É importante saber o que faz mal para o cachorro, por isso, o tutor não deve ceder a todos os desejos e pedidos. Como você viu, não existe uma proibição para o requeijão, mas ele tampouco é um alimento indicado para uma dieta nutritiva para os cachorros. Por isso, vale o bom senso se o seu pet se interessar por esse queijo:

  • tente desviar a atenção para outro alimento mais saudável;
  • se decidir que o seu bichano merece experimentar, que não se torne um hábito;
  • não deixe de observar sinais de intolerância à lactose caso compartilhe o requeijão com seu animal querido.

Cachorro ao lado de pote de ração

Além de saber se o cachorro pode comer requeijão, no blog da Petz há diversos artigos sobre a melhor alimentação para o seu cão. Acompanhe também o nosso pet shop on-line para ficar por dentro das ofertas de rações e produtos para o seu cachorro e outros animais.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog