Cachorros

Cachorro tem adolescência? Saiba aqui!

Publicado em 07 de outubro de 2023

Tempo de leitura: 6min

Seu filhote fofinho passou a ignorar suas ordens, está mais bagunceiro, destruidor e rebelde? É nesse momento que bate aquela dúvida: será que cachorro tem adolescência?

cachorro de cada signo2

No ser humano, a adolescência é uma fase biológica de transição entre a fase infantil e a vida adulta. É caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais do indivíduo. Mas e os pets? Afinal, cachorro tem adolescência?

O que dizem os pesquisadores

Um estudo publicado em 2020 foi bastante esclarecedor sobre esse tema. Cientistas da Universidade de Nottingham e Newcastle, na Inglaterra, estudaram o comportamento dos cães e comprovaram: cachorro tem adolescência!

Segundo esse estudo, a adolescência canina ocorre em torno dos oito meses e é uma fase em que os cães ignoram comandos e a autoridade do tutor, bem como estão mais propensos a momentos de rebeldia.

O estudo foi realizado pela observação de 70 cães aos cinco meses de idade e, depois, aos oito meses, que eram treinados para serem cães-guia. Os animais foram testados quanto à obediência nessas duas idades.

Como foi o teste de obediência?

A obediência foi testada com cuidadores, cães e pessoas estranhas a eles. Todas as pessoas deveriam pedir aos cães para que se sentassem. Os cães mais jovens se sentaram prontamente. Os mais velhos só se sentaram quando os estranhos pediram!

Assim, eles concluíram que os cães passam pela mesma fase e da mesma forma que os humanos. É preciso, então, que o tutor tenha paciência para que essa fase seja mais fácil para ambos!

E os hormônios?

Exatamente como acontece com as pessoas nessa fase, quando o cachorro deixa de ser filhote, os hormônios da puberdade deixam os sentidos do animal mais aguçados, e o cérebro precisa trabalhar em dobro para acompanhar as mudanças físicas.

Com isso, o cachorro parece disperso e desobediente, mas, na verdade, está “preocupado” com odores e outras distrações que antes pareciam sem importância. Por isso é tão difícil fazê-lo focar na gente!

Com isso, a energia está em alta! O cãozinho que costumava tirar umas sonecas ao longo do dia agora está um furacão. Sendo assim, ele precisa gastar mais energia, sendo bastante indicado os passeios e brincadeiras que façam esse papel. Com a troca de dentes, também passa a ter mais necessidade de roer e, caso não tenha um brinquedo para isso, a mobília é quem vai sofrer!

Cachorro apoiado com a cabeça em mesa olhando pro lado

Comportamentos

Na adolescência do cachorro, os machos podem querer indicar para qualquer possível intruso que aquele é seu território. Para tanto, eles começam a fazer xixi em pontos estratégicos para deixar seu cheiro.

A impaciência também atinge as cachorrinhas. Elas ficam mais propensas a ter rompantes de agressividade, devido às alterações de humor comuns nessa fase tão conturbada.

Como lidar com a adolescência canina

Essa é uma das fases da vida de um cachorro tão complicada para nós quanto para eles. Por isso, paciência e dedicação são importantes para que juntos vocês superem esse turbilhão de emoções.

Para gastar tanta energia e evitar os comportamentos destrutivos, uma boa ideia é passear, correr, jogar bolinha e fazer outras atividades que irão garantir uma boa noite de sono.

Creches caninas

No entanto, alguns tutores não possuem tanto tempo disponível quanto o cachorro precisa. Para ajudar com isso, surgiram as creches para cães. Elas são uma ótima opção de diversão e socialização para o peludo.

Para escolher um lugar seguro para o pet, busque indicações com amigos e familiares. Depois, visite o local e verifique se os animais estão felizes e bem-cuidados. Por último, marque um dia para que o pet visite o lugar e veja se ele se adapta ao local.

Não brigue ou grite com o adolescente canino

Embora em muitos momentos a vontade de gritar seja grande, essa não é uma boa saída quando se trata de cachorro na puberdade e nem em qualquer outro momento da vida do animal. Eles não vão entender, por isso, vão ficar com medo do tutor.

O melhor mesmo é não fazer muito alarde do que está errado, mas fazer uma grande festa de carinhos e petiscos quando ele acertar. Lembre-se que é em você que ele confia e precisa, mais do que nunca, de um norte para se orientar.

Adestramento

Os cães podem ser adestrados a partir dos 52 dias de vida e, nessa fase, se eles já estiverem com um adestrador, será muito mais fácil para o tutor e o cão passarem por essa fase. O adestramento vai muito além do ensino de comandos, ele traz desafios cognitivos aos cães, além de ser um enriquecimento ambiental por si só.

A boa notícia é que essa fase é passageira!

Sim! O cachorro tem adolescência, mas essa fase vai passar! Ela passa mais rápido do que com um humano, felizmente. Os cães costumam ficar mais calmos e voltar a obedecer por volta dos 12 meses. Isso ocorre um pouco mais tarde para os animais de grande porte.

No entanto, é preciso que o tutor entenda que, em qualquer momento da vida do cachorro, ele precisa de limites e socialização. Sem isso, a rebeldia da adolescência canina pode perdurar por toda a vida!

A castração pode ajudar nessa fase!

Muito se fala da castração e realmente, o procedimento tem muitos benefícios para a saúde dos animais, por isso, é muito indicado para eles. A castração é uma boa opção para que os sintomas da adolescência sejam amenizados ou até mesmo não aconteçam. Isso porque a cirurgia retira os principais órgãos produtores dos hormônios sexuais dos pets.

Como os hormônios são os vilões da história, se eles forem de alguma forma inibidos ou suprimidos, a bagunça hormonal não ocorrerá de forma tão intensa e abrupta, garantindo um animal mais calmo nesse sentido.

Porém, lembre-se: a castração não é um milagre! Ela não muda a personalidade do cachorro, e ele, mesmo castrado, ainda assim vai precisar de socialização e treinamento. Não aposte todas as suas cartas na castração!

Cachorro mordendo grama

Enfim, o cachorro tem adolescência e precisamos ajudá-lo. As lojas da Petz sabem disso e também vão ajudar! Aqui, você encontra muitos brinquedos para distrair o peludo. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog