Comportamento

O que fazer quando gatos castrados se estranham?

Publicado em 05 de julho de 2021

Tempo de leitura: 5min

A castração é um dos processos médicos mais recomendados por veterinários e especialistas. Além de rápida e segura, ela contribui para a saúde do pet, previne doenças e evita problemas comportamentais, como a agressividade e o territorialismo. Mas o que fazer quando gatos castrados se estranham

gato batendo no outro

Apesar da cirurgia, de fato, diminuir em muito o senso de competitividade dos pets, as brigas ainda podem acontecer. Para evitar problemas, devemos ficar atentos a alguns cenários e situações. Quer saber mais sobre gatos se estranhando? Continue lendo! Aprenda o que fazer nessa situação.

Castração acalma os pets?

Antes de falar sobre quando gatos castrados se estranham, vamos entender um pouco melhor os mitos e verdades sobre a castração. Geralmente, a cirurgia é conhecida por acalmar os pets, deixando-os menos agressivos. Mas será que isso é verdade ou mito? 

A Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz, explica que a castração, de fato, tende a acalmar os bichanos. “De modo geral, os felinos se tornam mais calmos e tranquilos”, comenta. A especialista explica que isso ocorre porque um gato castrado possui um menor senso de territorialismo. 

Em outras palavras, a competitividade — um dos motivos porque os gatos brigam — entre os bichanos diminui. Porém, nem sempre a castração resolve todos os problemas de imediato. Em alguns casos, é necessário paciência, calma e algumas dicas de um especialista. Confira mais detalhes abaixo! 

Gatos castrados se estranham: por quê?

Como vimos, a cirurgia de castração de fato torna os bichanos mais amigáveis. Então, por que às vezes gatos castrados se estranham? A Dra. Louise explica que alguns cenários podem levar a problemas. 

Desde a volta de consultas até o estresse do dia a dia podem deixar um bichano agressivo. Confira abaixo as quatro causas mais comuns para felinos castrados brigando. 

1. O pet ainda está com os hormônios desregulados

Conforme explica a Dra. Louise, a castração gera uma alteração hormonal nos pets. Esse processo pode demorar um tempo para se completar. “Nos primeiros três meses após a cirurgia, os bichanos ainda podem ter hormônio circulante”, comenta. Por isso, é difícil dizer como o gato fica depois de castrado imediatamente.

gato com cara de suspeito

Por isso, se a cirurgia foi recente, essa pode ser a resposta de por que seus gatos castrados se estranham! Nesse caso, basta aguardar o período informado, observando o comportamento do peludo. 

Nesse período, é importante prevenir brigas, deixando os pets afastados sempre que possível. Se mesmo após três meses seu amigo ainda estiver muito agressivo, busque um veterinário. 

2. O pet está fragilizado

Apesar da castração ser um processo simples e rápido, não devemos esquecer que se trata de uma cirurgia invasiva. Por isso, após o procedimento, o bichano pode apresentar dor e desconforto. Com isso, ele pode ficar mais agressivo e irritado e, consequentemente, rosnar para seus amigos. 

Se esse é o caso, a solução é simples. Em três ou quatro dias, o peludo já estará completamente recuperado e deve voltar ao seu comportamento padrão. Lembre-se de seguir os procedimentos informados pelo veterinário, aplicando remédios indicados e observando o curativo. 

3. Odores desconhecidos

Muitos tutores percebem seus gatos se estranhando após veterinário. Isso ocorre, na maioria das vezes, graças à mudança nos odores do peludo. Os felinos são pets muito guiados pelo olfato. Os cheiros familiares trazem segurança e conforto e, em compensação, um odor diferente pode deixar o bichano desconfiado.

A clínica veterinária é um local repleto de odores diferentes. Além dos diversos pets que passam por ali, há também os medicamentos e a própria interação com os profissionais do local. 

Tudo isso pode confundir o bichano que, ao não reconhecer o cheiro do seu amigo, acaba agindo com certa agressividade. A dica para resolver o problema é simples: isole os dois pets em cômodos diferentes. Como os gatos se lambem para se higienizar, em poucas horas eles já estarão com seu cheiro natural! 

4. Estresse ambiental

Não é só o territorialismo que leva o bichano a brigar. Em alguns casos, um ambiente estressante pode contaminar os pets, deixando-os irritados. Graças às suas características de predador, os gatos gostam de ambientes tranquilos e seguros. 

Um lugar barulhento, com muito movimento e pessoas desconhecidas, pode deixá-lo inseguro e agressivo. Além disso, a falta de atividades também contribui para o estresse dos peludos. 

gato rosnando

Para evitar problemas, tente proteger seu amigo de movimentos e barulhos excessivos. Lembre-se também de fornecer acessórios e brinquedos para que seu amigo possa gastar energia e se divertir! 

Agora que você já sabe por que gatos castrados se estranham, pode contribuir para o bem estar dos seus peludos, evitando conflitos! Lembre-se que na Petz você encontra rações, petiscos, brinquedos e tudo que seu filho de quatro patas precisa. Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual e confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog