Cães

O Pastor Alemão é bravo? Conheça mais sobre a raça!

Publicado em 01 de agosto de 2023

Tempo de leitura: 5min

Pastor Alemão é bravo? Em alguns desenhos animados, essa raça é sempre retratada como feroz, comprometida e com poucos amigos. Mas será que esse perfil realmente corresponde à realidade?

Pastor alemão deitado em grama

Essa é uma das raças mais conhecidas no mundo, principalmente devido à inteligência e à coragem. Mesmo sendo popular, alguns ainda têm dúvidas sobre esse cão. Quer conhecer mais curiosidades sobre ele? Continue lendo!

Conhecendo a história do Pastor Alemão

Apesar de ser um dos cachorros mais populares atualmente, esse pet é relativamente recente no mundo. Foi no final do século XIX que um capitão alemão aposentado, chamado Max Von Stephanitz, iniciou um projeto para criar uma raça de cães para pastoreio. Assim nasceu o Pastor Alemão.

As principais características da raça desejadas pelo capitão eram inteligência, atenção, força para o trabalho, segurança e autoconfiança. Ele também queria um cachorro companheiro.

Nessa época, havia pouco trabalho para os cachorros de campo, pois a Alemanha já estava bastante industrializada. Isso fez com que o capitão convencesse o governo a utilizar a nova raça em missões da polícia. Desse fato, pode ter surgido o questionamento: Pastor Alemão é bravo?

Foi após a Primeira Guerra Mundial que o cão se popularizou e passou a estar presente em lares de diversos países. Segundo a AKC (American Kennel Club), o Pastor Alemão é a terceira raça canina mais inteligente do mundo.

Afinal, o Pastor Alemão é perigoso?

O Pastor Alemão é uma raça corajosa e destemida, mas será que esse pet é indicado para todos os lares? Quais são as principais características de seu comportamento? Para tirar essa e outras dúvidas, conversamos com a médica-veterinária da Petz, Kátia de Martino, especialista em comportamento.

Ela explica que esse pet realmente possui características que o tornam um excelente cão de guarda. No entanto, a raça não é considerada brava quando bem sociabilizada com outras pessoas e cães.

Então, o Pastor Alemão é bravo ou não? A verdade é que tudo depende da forma como o cachorro é criado. Com os treinamentos corretos e um adestramento de qualidade desde os primeiros meses de vida do cão, ele se torna um pet divertido, relaxado e amigável.

As características do Pastor Alemão de fato o fazem um cão de proteção, mas dificilmente um cachorro criado em um ambiente familiar amoroso será indomável e bravo. Todos os cães precisam de diferentes estímulos: pessoas, crianças, outros pets e diferentes sons.

Pastor alemão deitado olhando pro lado

Para que tipos de família o Pastor Alemão é recomendado?

A Dra. Kátia conta que a raça é recomendada para diferentes famílias, sendo um pet indicado para quem busca um cachorro obediente e divertido. “Ele é inteligente, fiel e extremamente adestrável”, afirma a especialista.

O segredo para um bom comportamento do Pastor Alemão está em uma convivência diversa e adestramento adequado. Quando ele recebe os estímulos corretos, se torna extremamente brincalhão com crianças e adultos.

O Pastor Alemão pode pesar de 22 a 40 kg, chegando a 65 cm de altura ou mais, podendo viver 13 anos, em média.

Devido ao tamanho e à energia, o Pastor Alemão precisa de estímulos onde possa correr e se exercitar com regularidade.

Ele também é indicado para áreas rurais e serviços de guarda.

Um pet amoroso e amigável

Agora que você entendeu se o Pastor Alemão é bravo ou não, sabe que existem vários motivos para ter essa raça. Além de elegante e belo, esse pet pode ser amigável e amoroso. A Dra. Kátia conta que a sociabilização entre os cachorros evita problemas comportamentais, como medo e insegurança e agressividade.

Para ter um cachorro dócil, é preciso incluir atividades que supram as necessidades diárias do pet e deixem o cão equilibrado e feliz. Além de contribuir para um temperamento adequado, as brincadeiras são essenciais para manter a boa saúde de todas as raças.

Oferecer brinquedos interativos, permitir que o pet explore e corra mantém a energia dele em equilíbrio. É ideal entender as necessidades de cada fase do cão e quais atividades são mais seguras para ele em cada idade.

Um excelente cão de guarda

Essa raça é uma das mais indicadas para quem busca um cachorro protetor e cão de guarda. Com porte atlético, força e resistência, esse pet se encaixa bem em atividades que exigem segurança. Entretanto, para esse caso, o mais recomendado é buscar ajuda de um adestrador profissional.

Por ter um instinto protetor, algumas atitudes do Pastor Alemão podem se transformar em agressividade. Por isso, treiná-lo desde filhote e oferecer bastante Atenção é indispensável. Lembre-se de que um bom cão de guarda não é um pet bravo, e sim um cachorro equilibrado!

É preciso estabelecer uma rotina de exercícios assertiva, estimulando a obediência. A melhor forma de atingir esse resultado é por meio da ajuda de um especialista. Saiba que tentar adestrar o pet sem orientação profissional pode levar a péssimos resultados.

Pastor alemão deitado

Com essas informações, fica evidente que a afirmação “Pastor Alemão é bravo” não é correta, não é mesmo? Sendo assim, você já pode cuidar do peludo com mais sabedoria e consciência. Não se esqueça que as lojas da Petz possuem uma variedade de acessórios e produtos, como brinquedos, petiscos e rações. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog