Cães

Cachorro europeu: conheça as 7 raças mais populares

Publicado em 18 de junho de 2020

Tempo de leitura: 3min

Adoramos os cães, por isso, conhecer a origem dos pets que tanto admiramos faz com que tenhamos ainda mais interesse pelos pets. Um exemplo são as raças de cachorro europeu, algumas são tão comuns no Brasil que nem questionamos se elas são daqui mesmo. 

cachorro são bernardo em pé

Portanto, confira a seguir alguns tipos de cães mais populares no Brasil que, na verdade, foram originados na Europa e hoje estão espalhados pelo mundo inteiro. Além de algumas curiosidades sobre esses pets. 

  1. São-Bernardo

Em 1050, monges suíços criaram uma espécie de hospital para ajudar peregrinos que viajavam à Roma, como haviam montanhas muito altas e geladas e o caminho era traiçoeiro, muitos deles não sobreviviam. 

Então, ao longo dos anos, foram desenvolvidos cachorros poderosos para trabalho, capazes de localizar e resgatar viajantes enterrados por trações e avalanches. No caso, o cachorro São-Bernardo evoluiu e hoje é um animal super popular. 

Uma curiosidade é que o nome da raça São-Bernardo é uma homenagem a uma região da Suíça, chamada de Great St. Bernard Pass, local onde muitos dos peregrinos não sobreviviam.

  1. Dálmata

Não se sabe a origem real do Dálmata, mas alguns acreditam que o animal surgiu na região da Dalmácia — por isso o nome do pet. Aliás, essa região abrange países como Croácia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. 

O nome Dálmata demorou para entrar como uma raça de cachorro na História, mas existem registro de cães malhados em pinturas e artefatos muito antigos. Além disso, eles foram usados ​​como cães de guerra, protegendo as fronteiras da Dalmácia. Até hoje, o pet dessa raça mantém um instinto de alta guarda e é muito leal.

 

  1. Komondor

O peludo Komondor teve sua origem na Hungria, por volta de 1555, apesar de acreditarem que a raça veio muito antes. O pet era usado como cão pastor e tinha a função de proteger ovelhas. Aliás, o pelo do animal parece dreadlocks devido às condições climáticas extremas e à proteção contra mordida de predadores.

  1. Rottweiler

O tão popular Rottweiler descende de cães extintos chamados Molossus. Os ancestrais desse pet migraram para a Alemanha com os romanos. Enquanto o exército viajava, esses cães acasalavam e davam origem a novas raças de cachorro, entre elas, o Rottweiler. 

  1. Beagle

O Beagle é um cão muito antigo e de origem desconhecida, inclusive, não se sabe ao certo o porquê do nome do pet. Mas existem relatos de pequenos cães de caça com a função de pegar lebres na Inglaterra bem antes da chegada das legiões romanas em 55 a.C.

  1. Maltês

Apesar da origem incerta, acredita-se que o fofinho Maltês foi originado na região de Malta, uma ilha no meio do Mar Mediterrâneo próxima à Itália. Além disso, o pet era tido como companheiro de família e símbolo de uma declaração de moda em Malta. 

  1. Boxer

O Boxer foi desenvolvido na Alemanha, no século 19. Inicialmente, a função do animal era de isca para touros e, depois, servia como ajudante de açougueiro, controlando o gado em matadouros. Alguns historiadores acreditam que os Boxers têm esse nome devido à palavra alemã “boxl”, designação para “matadouro”.

Boxers são considerados cães de trabalho, pois foram uma das primeiras raças de cachorros europeus empregados como cão policial e de visão. Além disso, são conhecidos como animais leais e que gostam de crianças.

cachorro beagle olhando para câmera

Agora que você sabe algumas das raças de cachorro europeu, confira o blog da Petz e tenha acesso a conteúdos sobre saúde e bem-estar pet. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog