»
»
»
Beagle

GUIA DE RAÇAS
Beagle

Neste guia você vai encontrar:

Agitados, extrovertidos e comilões

CBKC - Grupo 06

Os Beagles são daquelas raças que chegam e mudam tudo no ambiente, para melhor!

Experimente aparecer com qualquer alimento em um mesmo ambiente que um cachorro Beagle. Em instantes, ele estará em sua volta com uma carinha irresistível de pidão. Para conquistar a confiança e o amor desse cãozinho não é preciso muito, basta apenas oferecer algum lanchinho para ele.

Porém, além de comilões, esses pets são sempre extrovertidos, brincalhões e agitados. Caso você seja um tutor de primeira viagem, prepare-se para mudar completamente sua rotina. Com esses pets, a diversão está garantida — mas a teimosia deles pode ser um problema.

Condição física

Você sempre verá um Beagle correndo por todos os lados querendo brincar com o seu tutor. Essa disposição física do pet é fundamental para mantê-lo saudável. Isso porque, esse cãozinho costuma ter tendência à obesidade e precisa de cuidados com a alimentação.

Apesar de ser um cãozinho adequado para tutores que moram em apartamento, é necessário que ele tenha um tempo do seu dia para gastar suas energias. Deixá-lo preso e sozinho pode despertar um lado mais rebelde no pet.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Beagle

Média de Altura

Média de altura do Beagle

Média de Peso

Média de peso do Beagle

Nível de Fofura

Nível de fofura do Beagle

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Beagle

Destaques e curiosidades

Os Beagles se popularizaram no século XIX por possuírem diferentes tamanhos. Na época, os mais conhecidos — e desejados — eram os pockets Beagles ou Beagles de bolso. Esses pets minúsculos eram a grande paixão da rainha Elizabeth I, da Inglaterra.

Talvez o Beagle mais conhecido do mundo seja um personagem de história em quadrinhos e desenho animado. O Snoopy, criado por Charles Schulz, é um cão dessa raça. Além da semelhança física, uma característica comprova: nos desenhos ou revistas, o Snoopy sempre demonstra preocupação com seu comedouro vazio e sempre está faminto.

Um dos maiores talentos da raça Beagle é o farejar. Excelentes com seus focinhos, os pets dessa raça são usados, principalmente nos Estados Unidos, como farejadores em aeroportos, detectando passageiros com armas, drogas ou qualquer outros itens ilícitos.

A Casa Branca já foi lar de cachorros de muitas raças. Mas foram os dois Beagles, Him e Her (Ela e Ele), em 1963, que protagonizaram mudanças na casa de cachorro do local, que chegou a ser comparada com um palácio. Lyndon Baines Johnson, ex-presidente e tutor dos dois cãozinhos, chegou a ter mais um Beagle, chamado Edgar.

Beagle guia raças

A História do Beagle

Origem

O local de origem dos Beagles é a Grã-Bretanha. No entanto, pesquisadores não conseguem afirmar o ano do surgimento desses cãezinhos. O que se sabe é que os pets tinham o hábito de caçar veados e lebres pelas cidades rurais da Inglaterra.

Origem do nome

O palavra Beagle possui dois possíveis significados. Um deles é de que a palavra tem origem Celta e significa “pequeno”, devido ao tamanho do pet. Outro, de origem francesa, que significa “boca alta” ou “boca aberta”, por conta da fama de latir muito.

Reconhecimento americano

Se o Beagle já era popular na Europa no início do século XIX, a raça migrou para solo norte-americano e conquistou milhares de famílias, sendo um animal de estimação. Fundada em 1884, o American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça Beagle no mesmo ano.

Popularidade

Atualmente, o Beagle está entre os cãezinhos mais populares dos Estados Unidos e da Europa. No Brasil, a raça não figura no top 10, mas aparece em 15º na lista dos mais queridos. A popularidade foi conquistada, principalmente, por conta do perfil dócil e carinhoso.

Próximos aos Beagles

Um dos cãezinhos com características físicas mais próximas aos Beagles são os Foxhound. Ambos são cães que, originalmente, eram próprios para caças e possuem a cor da pelagem tricolor. No entanto, essa raça tem tamanho maior que o Beagle.

O Beagle faz parte do Grupo 6 da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), que reúne os cachorros Sabujos e Rastreadores. Neste grupo aparecem raças como: Basset Hound, Basset Artesiano Normando, Beagle Harrier, Billy, entre outros.

Beagle guia raças

Características físicas

Robustos, os Beagles são cãezinhos de olhos marrons escuros ou avelãs, parcialmente grandes e pouco profundos. O focinho, preto, não é pontudo. Os dentes são perfeitos e fortes e as orelhas são longas, arredondadas nas extremidades e caídas rente à face.

A pelagem do animal é tricolor ou bicolor, com as cores mais comuns sendo: preto, marrom e branco. No entanto, podem ser branco e marrom; vermelho e branco; preto e branco, entre outras. Em todas, a extremidade da cauda deve ser branca.

Conheça rações para Beagle

Personalidade

O Beagle, sem dúvida, está entre as raças mais dóceis do mundo. Porém, uma outra característica faz parte da sua personalidade: o seu estilo aventureiro. Com um faro apurado, esses cãezinhos adoram passar horas e horas farejando todos os tipos de cheiros.

Quando encontram algo novo, começam a latir sem parar para chamar atenção. Enérgicos, eles não param, e não são do tipo que ficam horas e horas no colo. Para os Beagles, apenas um momento merece pausa: a hora da comida.

Convivência

O seu dia a dia com o Beagle trará várias histórias divertidas. Fiéis aos seus tutores, eles vão aprontar diariamente, mas vão demonstrar, em diversas ocasiões, muito amor e companheirismo. Porém, por serem um tanto teimosos, é fundamental gastar a energia desses pets com treinamento e atividades físicas.

Uma das principais dicas para quem convive com Beagles é nunca deixar faltar petiscos em casa. No entanto, não se deve oferecer esses biscoitos diariamente aos pets, uma vez que eles possuem uma tendência ao sobrepeso.

Socialização

Assim como é aconselhado com outras raças, os Beagles precisam, desde filhotes, estar em contato com outros animais, sendo eles cachorros ou não. Assim, irão crescer sociáveis e extrovertidos e ião adorar explorar novas experiências.

Agora, se você é um tutor que recebe muitas visitas em casa, principalmente crianças, não se preocupe com a recepção dos Beagles, pois são extremamente dóceis e adoram novas companhias!

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Com pelos curtos, densos e resistentes à chuva, os cuidados que o tutor terá não será dos mais difíceis. Isso porque o Beagle é um cãozinho bastante independente nesse quesito, exigindo do tutor apenas escovações semanais para ajudar a retirar os pelos mortos.

A queda de pelos em cachorros dessa raça não tem o volume muito alto, mas é bastante frequente, e acontece durante todo o ano. Portanto, mesmo escovando semanalmente os pelos do pet, é bem provável que você encontre alguns soltos pelo ambiente.

Escovação dos Pelos do Beagle

Higiene

Conforme falamos anteriormente, no quesito limpeza, o Beagles são pets que se viram sozinhos. Além de não ter o famoso “odor de cachorro”, eles costumam se limpar naturalmente e não exigem banhos com muita frequência.

Procure levar o pet para o banho apenas uma vez ao mês ou a cada 45 dias. Caso resolva dar banho em casa, certifique-se de contar apenas com produtos específicos para cachorros, pois eles contêm o pH ideal e não irritam a pele do animal.

Os Beagles são privilegiados por terem uma arcada dentária praticamente perfeita. No entanto, assim como ocorre com cachorros de outras raças, esses pets correm o risco de desenvolverem problemas como o tártaro. Portanto, visite periodicamente um odontologista veterinário.

É de extrema importância que o tutor se atente com alguns cuidados no dia a dia com o seu Beagle, entre eles, o tamanho das unhas do pet. Quando muito grande, o pet pode acabar se machucando sozinho, portanto, é necessário aparar.

Cuidados com a saúde do Beagle

O Beagle exige muito mais cuidado com a sua condição física do que com outras doenças. Apesar de dispostos e enérgicos, eles têm uma alta tendência ao sobrepeso, precisando de um acompanhamento mais de perto do tutor em relação à alimentação.

Portanto, reserve um tempo do seu dia para caminhar com o seu companheiro. Se possível, realize passeios pela manhã e no final da tarde. Assim, o Beagle gasta toda a sua energia e se mantém saudável.

Escovação dos Pelos do Beagle

Higiene e Limpeza para Beagle

Alimentação

Ele é um cãozinho que adora comer — e muito! Portanto, cabe ao tutor controlar a ração para Beagle para que ele não sofra com sobrepeso. Para isso, além de selecionar as melhores opções de ração para a raça ou porte e idade do seu cãozinho, sirva apenas a porção adequada.

Essa quantidade vai variar de acordo com o tamanho, peso e disposição física do pet. Caso tenha dúvida, converse com o médico-veterinário para que ele indique a porção correta. O mesmo vale para petiscos: não sirva em excesso para evitar problemas nutricionais com o cãozinho.

Acompanhamento

Todos os pets necessitam de um acompanhamento médico durante toda a vida. Um profissional deve diagnosticar e indicar o melhor tratamento para qualquer imprevisto que possa ocorrer com o pet, além de acompanhar momentos como a mudança de ração, a gestação e lactação de uma cadela, entre outras fases.

Portanto, é responsabilidade do tutor contar com um médico-veterinário de sua confiança. Além disso, cabe ao tutor levar o seu Beagle ao veterinário não apenas quando houver algum problema, mas sim periodicamente — assim, a saúde dele terá um acompanhamento profissional adequado.

Filhotes

Filhotes

Os Beagles são cãezinhos bem ativos, desde muito cedo. Portanto, se está nos seus planos adotar um filhote, ou então sua cadelinha está prenha, é fundamental iniciar um processo de educação com eles ainda pequenos, a partir dos primeiros meses de vida. Além disso, outros cuidados são importantes.

As fêmeas dessa raça costumaCertifique-se de levar o filhote de Beagle para tomar todas as vacinas necessárias e, claro, preocupe-se com a alimentação, oferecendo sempre rações específicas para a idade, pois essas, além do croquete adaptado para o tamanho, contêm benefícios próprios para filhotes.

Dicas de adestramento

Adestrar cães da raça de cachorro Beagle não será tarefa das mais fáceis para o tutor, portanto, é fundamental paciência. Isso porque, de acordo com o ranking de inteligência canina, desenvolvido pelo norte-americano, Dr. Stanley Coren, e juristas especialistas em adestramento, o Beagle ocupa o 72º lugar entre 79 raças. Essa posição indica que o cãozinho é mais resistente e teimoso em receber ordens

A verdade é que os Beagles são cães extremamente inteligentes, principalmente quando desafiados — e estimulados com petiscos e comidinhas. Porém, pode ser necessário a presença de um profissional de adestramento para auxiliar o tutor, além de iniciar a educação desde muito cedo.

Encontre produtos para Beagle aqui na Petz

Agora que você já sabe tudo sobre Beagle, vamos começar a pensar em todos os itens necessários para garantir o bem-estar do pet? Rações, petiscos, caminhas, casinhas, brinquedos e produtos de higiene são alguns deles.

Todos esses acessórios selecionados por quem mais entende de cachorro e muito mais você encontra aqui, no Pet Shop on-line da Petz. Confira e aproveite os melhores preços do mercado!

Produtos mais comprados para o Beagle

Coleira Kiltix Média
Coleira Kiltix Média
Comprar
Ração Royal Canin Lata Canine Veterinary Diet Satiety Support Wet para Cães Adultos Obesos
Ração Royal Canin Lata Canine Veterinary Diet Satiety Support Wet para Cães Adultos Obesos
Comprar
Ração Hills Prescription Diet R/D Redução De Peso Para Cães Adultos Obesos
Ração Hills Prescription Diet R/D Redução De Peso Para Cães Adultos Obesos
Comprar
Ração Faro para Cães Adultos Raça Média Sabor Carne e Cereais
Ração Premier Filhotes Raças Médias para Cães Sabor Frango - 20kg
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros