Quantos filhotes um cachorro pode ter? É hora de descobrir!

Postado por PETZ, em Atualizado em May 4, 2020

Cachorros
Quantos filhotes um cachorro pode ter? É hora de descobrir!
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das principais dúvidas de quem planeja colocar um pet para cruzar é quantos filhotes um cachorro pode ter. Muitas vezes, os tutores dos cães envolvidos têm a intenção de ficar com alguns dos filhotes, mas o que fazer com o restante da ninhada? Quantos cães é possível que tenham que ser colocados para adoção? 

cachorro filhote e sua mãe deitados na grama

Pedimos a ajuda da Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, para responder a algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira!

Afinal, quantos filhotes um cachorro pode ter numa ninhada?

De acordo com a Dra. Mayara, infelizmente, não existe uma quantidade única e exata de filhotes que uma cadela prenha pode ter na mesma gestação. “O número de filhotes varia de acordo com o porte do pet, idade e estado de saúde da mãe”, diz a veterinária.

Considerando o porte do cachorro, ela diz que uma fêmea de pequeno porte costuma ter entre dois a três filhotes no mesmo parto. No entanto, estima-se que fêmeas pequenas possam gerir até seis filhotes numa única ninhada. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de 8 a 12 filhotes por vez”, completa.

Qual é a média de filhotes por gestação de cada raça?

Como dissemos acima, não é possível prever com certeza quantos filhotes um cachorro pode ter por gestação. Mesmo se tratando de cães de uma mesma raça, a quantidade varia de acordo com a idade e com o estado de saúde da cadelinha. Vale lembrar que uma gestação de cachorro dura entre 58 e 68 dias.

Em geral, estima-se que o número médio de filhotes para algumas das raças mais famosas seja:

  • Shih-Tzu: 6 filhotes;
  • Maltês: 5 filhotes;
  • Spitz alemão: 3 filhotes;
  • Border Collie: 10 filhotes;
  • Labrador: entre 8 e 10 filhotes,
  • Golden retriever: 10 filhotes.

Destacamos novamente que esses números correspondem apenas a uma média geral. Ao planejar um cruzamento, converse sempre com um veterinário para entender o estado de saúde da sua amiga e quais são as estimativas específicas para ela.

filhotes de cachorro sendo amamentados

A quantidade de filhotes varia de uma gestação para outra?

Sim. Segundo a Dra. Mayara de Souza, o número de filhotes não é o mesmo em todas as gestações. “Normalmente, na primeira ninhada, a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz a veterinária. 

Além disso, quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria pode ser diferente das demais, se houverem. Porém, mesmo nas gestações posteriores, a quantidade pode variar devido a outros fatores, como a idade.

Uma ninhada com muitos filhotes é perigosa para a cadela?

“Um número muito grande de filhotes pode ser arriscado para a cadela, sim!”, alerta a médica-veterinária da Petz. Por isso, ao suspeitar de uma prenhez, é fundamental levar a cadelinha ao veterinário para dar início ao pré-natal e acompanhar a gestação da cadela. Por meio de exames de imagens, o veterinário consegue identificar o número de filhotes, orientando os cuidados adequados. 

“Nesses casos, indicamos que o parto seja assistido pelo médico-veterinário, de preferência em uma clínica bem estruturada”, recomenda.

filhotes de cachorro

Gostou de saber mais sobre quantos filhotes um cachorro pode ter? Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações relevantes sobre o seu melhor amigo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *