Curiosidades

Cama suspensa para gatos: uma boa opção para o pet descansar!

Publicado em 29 de novembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Se tem um local onde os gatinhos amam ficar é nas alturas. Eles sempre estão andando pelos muros, em cima dos armários e das prateleiras. Na hora de dormir não é diferente: os bichanos adoram relaxar em um lugar mais alto. Deu para perceber que a cama suspensa para gatos é uma alternativa para seu bem-estar e conforto, né?

cama suspensa para gatos

Afinal, uma boa soneca é muito importante para o descanso físico e mental. Nesse momento, o organismo exerce funções restauradoras, como o reparo dos tecidos e o crescimento muscular, por exemplo. Por isso, ter um local seguro e confortável para dormir auxilia na saúde do pet. Confira mais sobre o assunto!

Onde o gato deve dormir?

Quem tem um felino já deve ter notado que ele gasta boa parte do dia dormindo, seja no chão, na cama ou no sofá. Na verdade, não há um local ideal, mas um onde o felino se sente mais confortável e que também seja seguro e tranquilo.

A cama suspensa para gatos entra como uma alternativa, sendo que boa parte dos bichanos preferem essa opção devido às suas características comportamentais. Os gatos amam ficar em locais altos, devido à herança genética de seus ancestrais.

Quando viviam soltos na natureza, os felinos desenvolveram habilidades de subir em árvores e outros locais para sobreviver a ataques de predadores e ter visão de caça. Além disso, os bichanos ficam muito entretidos ao observar o movimento da casa visto de cima. Para eles, é um momento relaxante e prazeroso.

Então, agora que entendemos o motivo que os bichanos preferem esse tipo de cama, que tal oferecer uma cama suspensa para gatos na sua casa? Confira algumas dicas para que seu bichano durma tranquilo e feliz!

Tipos de cama suspensa para gatos

Existem diversos modelos de caminha suspensa para gatos. Todos cumprem o mesmo papel: oferecer um lugar confortável nas alturas para os gatinhos relaxarem e observarem o movimento. Há possibilidade até mesmo de o tutor elaborar uma.

Cama suspensa de janela com ventosa

Esse tipo de cama é uma parte acolchoada, onde o bichano irá deitar, e é suspensa por ventosas que grudam no vidro da janela. Ela é ideal para quem não quer perfurar paredes ou para mudar facilmente o local da cama do gatinho.

Cama suspensa de tecido

A cama de tecido tem uma almofada que é suspensa por tecidos que podem ser pendurados no teto, embaixo da mesa ou em qualquer local de preferência. Ela confere um ambiente moderno e aconchegante, pois aparenta ser uma “cabana” para os bichanos.

cama suspensa para gatos

Rede

Esse tipo de cama para gato é a mais simples e fácil de montar. É similar à rede que as pessoas usam e pode ser pendurada embaixo de cadeira, mesa ou um banco. Facilmente removível também é muito usada em viagens.

Cama suspensa de janela tipo prateleira

Existem dois tipos de cama suspensa tipo prateleira: uma é móvel e não precisa que a parede seja furada, já que pode ser instalada em qualquer ambiente, apenas encaixando corretamente a cama na base da janela.

Outro tipo de cama suspensa para gatos é a que é fixada com parafusos na parede, também chamada de cama de parede para gatos. Como não é possível movê-la, é importante escolher o melhor cômodo da casa e a altura para a instalação da caminha.

Cama suspensa para gatos: faça você mesmo!

Nas lojas para mercado pet, é possível encontrar cama suspensa para gatos em diversos modelos, marcas e preços, mas se preferir fazer uma cama para o bichano também não é difícil. Confira como fazer cama suspensa para gatos.

Primeiro passo

O primeiro passo para fazer uma cama suspensa para gatos é separar os materiais e usar a imaginação para construir uma caminhada segura e bonita. Aqui, temos um modelo que pode inspirar você usando os seguintes materiais:

  • 1 cano de PVC com 1 m de comprimento;
  • 4 tubos de conexão de PVC com duas saídas;
  • 1 tecido para forrar a cama;
  • 1 cabo de aço ou outro material resistente para sustentar a cama.

Segundo passo

Corte o cano de PVC em quatro partes: duas menores e duas maiores, de maneira que formem um losango. Então, faça o encaixe utilizando os tubos de conexão. Essa é a base da cama do gato, portanto, certifique-se de que o encaixe esteja bem firme.

Terceiro passo

Com a base pronta, é hora de costurar o tecido escolhido em volta do cano, formando uma capa. Nesse momento, costure de maneira que ele fique folgado. Assim, ele vai afundar no meio quando o gatinho se deitar.

Quarto passo

Após a costura, amarre o cabo de aço ou outro material que você separou nas extremidades da base. Garanta que esteja bem firme, pois ele vai sustentar a cama suspensa.

Quinto passo

Por último, é hora de instalar! As outras pontas dos cabos de aço podem ficar presas ao material de suporte de sua preferência. Pode ser tanto um parafuso preso na parede quanto ventosas, caso queira instalar em uma janela ou uma parede de azulejos. A cama para gato dormir está pronta!

cama suspensa para gatos

Viu como é fácil melhorar o descanso e qualidade de vida do bichano? Se você gostou dessa ideia, no site da Petz você encontra os mais variados modelos de cama suspensa para gatos! Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog