Aves

Calopsita pode comer milho?

Publicado em 11 de março de 2021

Tempo de leitura: 4min

Você já se perguntou se calopsita pode comer milho? Em caso afirmativo, saiba que você não está sozinho! Talvez por seu formato que parece pronto para divertir os psitacídeos, a espiga é um dos alimentos muito procurados para servir de petisco a essas aves.Calopsita pode comer milho

Até porque, basta fazer uma busca rápida na internet para encontrar dezenas de vídeos de calopsitas se divertindo (e se deliciando!) com o alimento. Mas será que o milho é mesmo seguro para as calopsitas? E o que a calopsita pode comer?

A resposta é: não há problema em oferecer milho para a calopsita. Na verdade, por ser um alimento que pode ser servido de maneiras variadas, o milho é um grande aliado na hora de promover o enriquecimento ambiental.

No entanto, fique atento às quantidades e não utilize o milho como base da alimentação. Apesar de divertido, ele não garante todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo da calopsita.

Enriquecimento ambiental: uma das principais vantagens do milho

Quem é tutor iniciante talvez nunca tenha ouvido falar em enriquecimento ambiental. Impulsionada nos anos 70, a técnica foi usada inicialmente para melhorar a vida dos animais em cativeiro expostos em zoológicos.

O que os estudiosos perceberam é que animais que passavam muito tempo sem atividades tinham sua saúde física e emocional prejudicada. Muitos deles acabavam desenvolvendo comportamentos estereotipados, como andar de um lado a outro na jaula.

Para contornar o problema, pesquisadores propuseram estimular alguns comportamentos que as espécies apresentam na natureza em cativeiro. Por exemplo, em vez de oferecer a comida pronta, os responsáveis pelos cuidados com os animais passaram a dificultar o acesso ao alimento. Isso estimulou certas espécies a farejar e a “caçar”.

Em conjunto, essas medidas melhoraram a vida desses animais, reduzindo problemas como depressão e maior susceptibilidade a doenças, porque o estresse compromete o sistema imunológico.Calopsita pode comer milho

De lá para cá, a técnica se desenvolveu, ganhou fama e, hoje em dia, é amplamente recomendada por especialistas para melhorar a qualidade de vida dos pets.

Mas o que o milho tem a ver com isso? Além de ser um alimento saboroso, o milho tem a facilidade de poder ser servido de maneiras distintas — cru, cozido em água, separado ou na espiga —, o que é excelente para promover diferentes estímulos no dia a dia da calopsita.

Nesse sentido, o uso da espiga pendurada na gaiola é especialmente recomendado, já que, mais do que alimentar, serve também para entreter a ave. Mas a calopsita pode comer milho cru, cozido, verde etc.

Vantagens e desvantagens do milho para a calopsita

Uma das principais vantagens da calopsita que pode comer milho é, sem dúvida, seu uso como parte do enriquecimento ambiental. De quebra, o alimento também conta com alguns nutrientes importantes, como fibras, além de minerais e vitaminas.

Entre elas, merecem destaque as vitaminas do complexo B. São importantes para a metabolização de carboidratos, lipídios e proteínas, participando de diversas reações que refletem na saúde geral e na aparência da ave.

Todavia, não custa lembrar que, em geral, as rações comerciais para calopsitas de qualidade já são balanceadas de acordo com as principais necessidades da espécie.

Além disso, por ser um alimento rico em carboidratos, o milho pode acabar contribuindo para o aumento de peso se ingerido em excesso. A obesidade, por sua vez, está associada a um maior risco de problemas de saúde, como doenças cardíacas, dificuldades respiratórias, entre outras.

Para ajudar a evitar o ganho de peso, a calopsita pode comer milho-verde cru, sempre intercalado com outras frutas e vegetais menos calóricos. Principalmente, procure estimular a realização de atividades físicas, que são muito benéficas para a saúde física e emocional da calopsita.

Nesse sentido, algumas dicas são: garantir que a ave tenha uma gaiola espaçosa para se locomover, apostar em poleiros e balanças, estimular brincadeiras e dificultar o acesso ao alimento.

Pode dar pipoca para a calopsita?

A calopsita pode comer milho cozido, cru, em grãos ou na espiga. E estourado na panela? Evite oferecer sua pipoca para a calopsita, especialmente se ela estiver muito salgada ou amanteigada. Tanto o sal como a gordura em excesso são prejudiciais para a saúde da sua amiga.

Contudo, caso a calopsita tenha abocanhado uma pipoca com essas características sem a sua permissão, por acidente, não se desespere, mas fique atento a possíveis reações adversas. Em caso de diarreia persistente, procure um veterinário.Calopsita pode comer milho

Gostou de saber se a calopsita pode comer milho? Acompanhe mais conteúdos da Petz e fique por dentro de todas as novidades e informações!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog