Gatos

Gato é carnívoro ou onívoro? Quer descobrir?

Publicado em 20 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Atualmente, a dieta dos pets vem sendo questionada, principalmente por tutores que desejam que os animais também se alimentem com opções livres de proteína animal. Por isso, saber se gato é carnívoro é importante para não prejudicar a saúde do bichano.

gato sorrateirando em grama.

Também é muito comum achar que ele é onívoro, pois ao ler os ingredientes da ração, nota-se que existem tanto substâncias de origem animal quanto de origem vegetal na fórmula.

Por pura curiosidade ou até por decidirem provar algo que o tutor está comendo, às vezes, o gato pode comer frango ou outro alimento. Embora não seja tão frequente quanto acontece com os cães, os felinos também podem querer ingerir alguns legumes ou verduras.

O gato é carnívoro ou onívoro?

O gato é carnívoro estrito ou obrigatório, o tipo mais extremo dos predadores. Assim como leões, tigres, onças e demais felinos, o gatinho doméstico tem características anatômicas, fisiológicas e metabólicas que o faz digerir e aproveitar os nutrientes proteicos:

  • ele tem menos dentes molares e pré-molares quando comparado com os humanos e com os cães;
  • o estômago do felino é menor, enquanto o intestino é mais curto, pois não ingere tantas fibras e carboidratos, que são mais difíceis de digerir e absorver. Como só recebe proteínas, sais minerais e lipídeos, o sistema digestivo do carnívoro é mais simples;
  • o gato não possui a amilase salivar, enzima que inicia a digestão dos carboidratos;
  • um gatinho adulto precisa comer 4g de proteína por kg de seu peso. O cão, 2,6g, e os humanos, 0,8g. Convencido de que o gato é carnívoro?;
  • os níveis de glicose sanguínea do gato são mantidos pelas proteínas e pelos lipídios. No cão e no homem, é o carboidrato que faz isso;
  • os aminoácidos essenciais não são sintetizados no próprio organismo. Taurina, arginina e metionina são essenciais para os felinos, encontradas nas proteínas de origem animal ou acrescidas na dieta na forma sintética;
  • o gato não sintetiza vitamina D pelo sol, mas ao se alimentar de pequenas presas;
  • o betacaroteno é um precursor da vitamina A. Cães e humanos conseguem convertê-lo em vitamina A. O gato não. A vitamina A também só é encontrada em tecidos animais. Então, o gato come carne para ter acesso a essa vitamina.

Se gato é carnívoro, por que a ração tem vegetais?

É comum ficar em dúvida se o gato é mesmo carnívoro ao ler os rótulos das melhores comidas para gato, principalmente as secas. Afinal, se ele se alimenta somente de opções proteicas, por que há legumes e vegetais nas rações?

gato comendo ração em pote.

O sistema digestivo das presas que o gato caça contém folhas, grãos, frutas e outros vegetais digeridos em parte e ingeridos pelo carnívoro. Aqueles que estão digeridos podem ser aproveitados pelo organismo dele.

Já aqueles que não estão digeridos ou digeridos em parte servem como fonte de fibra para auxiliar no trânsito intestinal. Então, os vegetais presentes na ração fazem essa função. Se “digeridos” corretamente, podem ser absorvidos pelo corpo do gatinho.

Então, por que não é suficiente alimentar o gato só com carne?

A partir do momento que fica claro que gato é carnívoro, é comum que a família do felino acredite que deve dar apenas carne para ele. Afinal, todo tutor gosta de mimar o peludinho, não é mesmo?

Porém, isso não é recomendado. Se você for pensar na rotina de um felino selvagem, gato pode comer carne crua, mas vai notar que ele não come somente um tipo de animal: ele caça e varia muito os tipos de nutrientes que ingere. Além disso, ele come toda a caça, não só o músculo.

Então, não tente dar apenas carne para gato! Por ter estilo de vida diferente, o bichano doméstico não tem a mesma dieta que o feral. A carne que você compra no açougue não é suficiente para o animal ter a alimentação equilibrada que precisa.

Hábito alimentar do gato

Os gatos foram domesticados há 9 mil anos. No entanto, eles ainda mantêm os mesmos hábitos alimentares. Eles comiam pequenas presas várias vezes ao dia, por isso vão ao pote de comida de 16 a 20 vezes ao dia e comem de pouquinho em pouquinho.

As pequenas presas possuíam em média 70% de água no corpo. É daí que os gatos obtinham grande parte do líquido que necessitam, uma vez que são originários de regiões áridas. Como não precisavam beber tanta água, muitos gatos atualmente não são muito fãs desse hábito.

A fase do desmame é a época de maior aceitação a novos sabores, por isso aproveite para diversificar a dieta na idade tenra dos bebês.

O primeiro sentido usado para comer é o olfato, depois, o tato e, por último, o paladar. Por isso, as dietas dos felinos, principalmente dos idosos, devem ser bastante cheirosas e crocantes.

Já que o odor é tudo na aceitação da dieta, forneça a comida longe de outros odores. Isso é importante para aqueles tutores que colocam o pote de comida na lavanderia, onde o cheiro de produtos de limpeza é forte. Evite isso.

gato com ração úmida em potinho.

Gostou de descobrir que o gato é carnívoro? Então, visite a loja da Petz e conheça a grande variedade de alimentos, petiscos, comedouros e bebedouros desenvolvidos especialmente para os bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog