Gatos

Confira o que saber antes de adotar um gato

Publicado em 12 de abril de 2024

Tempo de leitura: 5min

Bichos são tudo de bom! Viver na companhia deles é ter certeza de colecionar bons momentos e ter um amigo para toda hora, mas também exige muita responsabilidade. É essencial ter o máximo de conhecimento sobre os cuidados com o pet, por isso, este texto explica o que saber antes de adotar um gato.

Gato laranja deitado na cama.

A adoção de pets é um ato de amor que certamente salva a vida de um animalzinho, mas também faz muito bem aos tutores, afinal, está mais que comprovado que conviver com animais traz muitos benefícios à saúde dos seres humanos. Então, vamos conferir tudo sobre como adotar um gato!

Quero adotar um gato, estou pronto?

Essa é uma questão muito importante! O primeiro esclarecimento sobre o que saber antes de adotar um gato é saber das responsabilidades que isso inclui, levando em conta os gastos financeiros, o tempo a oferecer ao bichano, o espaço em casa e a segurança.

Antes de levar um pet para casa, tenha em mente os gastos que um animal gera. Além da alimentação com ração de qualidade, os bichanos merecem um bom local para dormir, brinquedos e arranhadores para se distrair. Então, é necessário ter espaço para abrigar os objetos que pertencem ao pet.

O gatinho também precisa de cuidados médicos, então os custos fixos anuais com vacinas, remédios de vermes e controle de pulgas e o tutor deve estar preparado para eventuais situações em que o bichano fique doente, pois pode necessitar de atendimento e medicações.

Outro fator importante sobre o que saber antes de adotar um gato é que todas as pessoas da família devem estar de acordo para evitar desentendimentos. Muitos casos de arrependimento começa com incômodo de familiares que não se adaptam a ter um bichano em casa.

Outros fatores importantes antes de ter um gato

Já vimos que a adoção de animais exige muita responsabilidade, e é um compromisso que dura por toda a vida do animal (em média 15 anos) e que, por isso, precisa ser bem planejado. Veja algumas outras questões a serem consideradas antes de adotar um gato:

  • Alguém da família é alérgico?
  • Se houver outros animais, eles irão se adaptar?
  • Como evitar que o gato tenha acesso à rua?
  • Tenho tempo para brincar com o pet?
  • Tenho espaço para abrigar um novo animal?
  • Tenho espaço para colocar caixa de areia, bebedouro, comedouro e cama?
  • Quero um gato adulto ou filhote?
  • Como é o comportamento dos gatos?

Estou pronto! Por onde iniciar?

Agora que já tem conhecimento sobre o que saber antes de adotar um gato e está pronto para essa aventura, é hora de preparar a casa! Independentemente da idade do novo membro da família, alguma adaptação é necessária.

Se você mora em apartamento, é fundamental que as janelas sejam teladas para evitar acidentes graves. Além disso, providencie comedouro e bebedouro de boca larga, pois gatos não gostam de encostar ou sujar os bigodinhos. Uma boa opção para seu gato se hidratar é instalar uma fonte com água corrente. Eles adoram!

A caixa de areia deve ficar longe do local de alimentação, e deve ser de um tamanho significativo e limpa diariamente. Gatos podem deixar de urinar e defecar se ela estiver suja, o que causa problemas de saúde. Outra necessidade são os arranhadores para afiar as unhas: eles precisam disso também para seu bem estar!

Os bichanos gostam de lugares altos, então, é bem comum vê-los nas prateleiras e em cima da geladeira. Uma opção é adaptar o local para o felino dormir em caminhas suspensas. Já se o seu pensamento é “quero adotar um gato filhote” esteja preparado para as travessuras.

gato pode comer uva passa2

Como escolher um gato para adoção?

Após tudo estar pronto para receber o tão esperado animal de estimação, só falta escolher um! Aí é que vem a questão, como escolher um gato para a adoção entre tantos disponíveis?

Primeiramente é preciso escolher a faixa etária do pet levando em conta o temperamento, pois há quem prefira os animais mais calmos, outros os que têm energia para dar e vender.

Lembre-se que a demanda e os cuidados com gato filhote podem ser maiores, pois são mais frágeis e travessos. Também precisam iniciar todo o protocolo vacinal e então serem castrados, se ainda não foram. Os adultos também recebem reforço das vacinas anualmente, mas o protocolo é mais simples.

Onde adotar um gato?

Está tudo pronto! Agora, só falta achar onde adotar um gato! Mas isso é bem simples. Como sabemos, há muitos animais que ainda estão na rua em busca de um lar. Se encontrar algum bichano sem família, você pode resgatá-lo. Ofereça água, ração e leve ao médico-veterinário para uma avaliação e orientações.

Há também feiras de adoção em várias cidades, promovidas por ong de resgate de animais ou de prefeituras. Nesses eventos há todos os perfis de animais, desde filhotes até idosos, machos e fêmeas. Alguns já estão vacinados e castrados, o que facilita os cuidados após a adoção.

gatos dormindo

Ter conhecimento em relação a o que saber antes de adotar um gato é um passo importante para que tudo ocorra bem no processo de adoção. Conhecer o comportamento felino e as necessidades dos bichanos também é fundamental. No blog da Petz, você encontra tudo sobre os hábitos dos gatos, não deixe de acessar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog