Plantas

Como acabar com cochonilha? Confira 6 métodos!

Publicado em 14 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Quem cultiva plantas certamente já se perguntou: afinal, como acabar com cochonilha? Isso porque essa praga é muito comum, seja nos jardins externos, seja nos internos. Quando esse bichinho aparece, as plantações ficam enfraquecidas e podem até mesmo morrer.

planta pequena em um vaso

A boa notícia é que há maneiras simples e acessíveis de como acabar com cochonilha ou evitar que ela apareça. Inclusive, receitas caseiras fáceis de preparar costumam resolver o problema.

Quer saber mais? Então, prossiga com a leitura! Ao longo deste conteúdo, você vai descobrir seis métodos eficazes de como acabar com cochonilha. Confira as nossas dicas e aprenda a combater essa praga tão desagradável.

O que é cochonilha e como detectá-la?

Cochonilha é um tipo de praga que costuma atacar plantas que já estão fracas ou possuem algum desequilíbrio. Por exemplo, a desidratação é uma das principais vulnerabilidades que deixam o caminho aberto para o surgimento desse visitante indesejado.

A cochonilha é um inseto parasita que possui 3,5 mm, em média. Ele pode ter coloração marrom, preta, branca ou tom avermelhado. Além de sugar os nutrientes e a seiva da planta, ele secreta um fluido adocicado que atrai fungos prejudiciais e reduz a capacidade fotossintética do vegetal.

Geralmente, é possível detectar a cochonilha nas plantas visualmente. Outros sinais da presença dessa praga são folhas enrugadas e quebradiças, além de partes secas e feridas. Se o inseto for branco, o aspecto dele é parecido com pequenas bolinhas de algodão.

6 Métodos para acabar com cochonilha

Você notou esses sinais, mas não sabe como acabar com cochonilha? Há receitas caseiras que são fáceis de preparar e costumam gerar bons resultados, como mencionado. Além disso, esses métodos naturais não agridem a planta. Confira!

Algodão e álcool 70%

Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão.

Faça movimentos delicados e seja cuidadoso na hora do descarte para não espalhar a praga removida. O ideal é queimar os algodões. Contudo, você também pode jogá-los na lixeira, desde que o material esteja em um saco lacrado, a fim de evitar outras contaminações.

mulher mexendo em plantas com uma tesoura

Óleo de Neem

O óleo de neem é um composto 100% natural e biodegradável. Ele pode ser obtido a partir das sementes de uma planta chamada Azadirachta. Você também encontra esse produto pronto para o uso em lojas de jardinagem.

Além de combater a cochonilha, o óleo de neem é um método preventivo para evitar o surgimento de pragas de plantas. Basta pulverizar o líquido sobre os insetos no início ou no fim do dia, preferencialmente.

Óleo mineral e detergente

Outro método eficiente de como matar cochonilha é com óleo mineral e detergente. Para isso, basta diluir 10 mL de óleo mineral e 10 mL de detergente em 1 L de água e pulverizar a planta.

O óleo mineral é facilmente encontrado em farmácias e não faz mal para as plantas. Essa mistura é particularmente eficaz para a cochonilha de carapaça. Em geral, esses insetos costumam ter uma coloração branca ou amarela.

Cebola e água

Uma mistura caseira poderosa contra cochonilhas, pulgões e lagartas é a cebola batida com água. Corte 200 g de cebola sem casca e despeje-a com 2 L de água no liquidificador. Deixe descansar por 10 dias e, após esse tempo, dilua o líquido em 1 L de água. Depois, basta borrifar o composto sobre a planta.

Sabão de coco, cebola, pimenta e alho

Um método também famoso para acabar com pulgões e cochonilhas é borrifar sobre a planta uma mistura com diversos ingredientes. Aqui, você vai precisar de um pedaço de sabão de coco, 500 mL de água, 1 cebola, 1 cabeça de alho inteira e pimentas da sua preferência.

Bata todos eles no liquidificador até formar uma pasta bem concentrada com cheiro forte. Na sequência, coe e guarde a calda em temperatura ambiente. Antes de utilizá-la, dilua uma porção da mistura para dez partes de água.

Calda de Santa Maria

Por fim, a calda de Santa Maria é talvez um dos métodos mais famosos no combate de cochonilhas. Para preparar a solução, você precisa somente de 1 L de água fria e 200 g de erva-de-santa-maria (Dysphania ambrosioides).

Esprema 200 g da erva em 1 L de água fria e deixe a mistura descansar por 6h. Lembre-se de apertar bem as folhas para extrair o máximo de suco. Após esse período, dilua o extrato em 5 L de água.

Dicas extras para combater a cochonilha

Escolheu uma receita caseira e está pronto para pulverizar a planta? O ideal é que você aplique a mistura uma vez por semana, até que a praga seja eliminada. É importante fazer o procedimento sempre sob sol ameno, como no início da manhã ou no final da tarde.

Embora as receitas mencionadas não sejam prejudiciais à saúde ou à planta, vale usar equipamentos de segurança, como máscara, óculos e luvas. Assim, caso espirre acidentalmente o composto nos olhos, por exemplo, você vai estar protegido.

pessoa replantando uma muda

Eliminar pragas de plantas pode ser uma tarefa fácil. Porém, não é por isso que você vai deixá-las aparecer, certo? Sendo assim, procure manter suas plantações hidratadas e nutridas. Gostou das nossas dicas de como acabar com cochonilha? Então, continue acessando o blog da Petz para conferir outros conteúdos como este!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog