Pets

Lâmpada para aquecimento: por que ela é importante para os répteis?

Publicado em 25 de setembro de 2019

Tempo de leitura: 3min

Criar um réptil de estimação é uma experiência fascinante e muito diferente da que se tem com outros pets. Por serem animais ectotérmicos, isto é, que regulam sua temperatura interna a partir da temperatura do ambiente e precisam muitas vezes da lâmpada de aquecimento para répteis.

lampada de aquecimento para repteis pet

Eles devem viver em um terrário e dependem de uma série de acessórios para que fiquem bonitos e saudáveis. A seguir, a gente explica melhor como funciona e qual é a importância da lâmpada uvb para répteis no terrário.

Por que os répteis precisam de calor?

Como animais de sangue frio, os répteis regulam sua temperatura interna a partir da temperatura externa. Isso significa que, quando o ambiente esfria, a temperatura do corpo deles cai também. Já quando está quente, a temperatura interna deles sobe.

A questão é que, apesar desse “ajuste”, cada espécie se adapta melhor a determinadas condições de temperatura. Isso influencia no metabolismo dos répteis, tornando-o mais lento ou mais acelerado.

A importância da lâmpada de aquecimento

Na natureza, as temperaturas não permanecem uniformes ao longo de todo o dia e durante as estações do ano. Sendo assim, como os répteis fazem para se manter na temperatura adequada ao funcionamento de seu organismo?

A resposta é simples: eles se locomovem! Quando a temperatura externa é muito baixa, os répteis naturalmente procuram locais aquecidos e iluminados para se esquentarem.

lampada de aquecimento repteis

Ao contrário, quando faz muito calor, eles fogem para locais mais frescos e com sombra. É por isso que a lâmpada para aquecimento de terrário é tão importante.

Embora ajude a aumentar a temperatura do terrário como um todo, a lâmpada uv para répteis também direciona o calor para determinada área, permitindo ao réptil escolher entre ficar em um local mais fresco ou mais quentinho.

Como utilizar a lâmpada para aquecimento para répteis

A lâmpada aquecedora para répteis deve servir também para iluminar ou somente para aquecimento, como é o caso das lâmpadas de cerâmica. Nesse sentido, é importante destacar que, além de aquecimento, os répteis também precisam de raios UVB para fazer a metabolização da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio.

A escolha de para onde o calor será direcionado dentro do terrário também é importante para que o uso da lâmpada para répteis seja realmente eficaz. Isso porque a ideia é que o réptil use o gradiente de calor de maneira natural.

No caso de répteis arborícolas, como as iguanas, por exemplo, é interessante que o foco de calor esteja direcionado em parte dos galhos. Assim, a iguana poderá se aquecer sem ter que abrir mão de seus comportamentos naturais.

lampada de aquecimento para repteis

Agora que você já sabe a importância da lâmpada para aquecimento para os répteis, navegue por nossa loja virtual para ver todas as opções de acessórios disponíveis para terrários. Em caso de dúvidas, você também pode conversar com um de nossos especialistas na seção Safári. Visite a unidade Petz mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog