»
»
»
Azawakh

GUIA DE RAÇAS
Azawakh

Neste guia você vai encontrar:

Afetuoso, atento e independente

CBKC - Grupo 10

Este cãozinho corre extremamente rápido!

Informações Gerais

De origem africana, o Azawakh chama a atenção pela velocidade e pela habilidade para corridas. No início da história, ele era criado para caça de algumas gazelas e outros animais parecidos. Para isso, ficava a maior parte do tempo em cima de um cavalo, descendo apenas quando avistava a “presa”.

A independência é um ponto marcante na personalidade do cachorro Azawakh. Isso é o resultado da forma de criação no passado, presente até hoje. O nome deriva de uma região do deserto do Saara, país de Mali, tão marcante quanto esse cãozinho.

Condição física

O Azawakh foi feito para ser um cachorro rápido. Pensando nisso, ele precisa de um pouco de espaço para correr. Além disso, a energia presente no cão precisa ser liberada diariamente. Pelo menos, meia hora de exercícios diários são suficientes para ele.

Por conta disso, ambientes pequenos, como apartamentos, não são indicados para a raça. Se você mora em um prédio, é preciso manter a rotina de atividades. Se o bichinho não puder gastar as energias, ficará estressado e sedentário, o que acarretará outras doenças.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Azawakh

Média de Altura

Média de altura do Azawakh

Média de Peso

Média de peso do Azawakh

Nível de Fofura

Nível de fofura do Azawakh

Características

Bom para
proprietários
iniciantes

Tolera ficar sozinho

Adequado para
crianças

Dog Friendly

Inteligência

Nível de energia

Intensidade

Necessidades de
exercício

Potencial para
brincadeira

Fácil de treinar

Tendência a latir
ou uivar

Fácil de cuidar

Saúde geral

Amigável com
esranho

Nível de
Sensibilidade

Rações para Azawakh

Destaques e curiosidades

Que tal conhecer algumas curiosidades do Azawakh? O cão da região do deserto do Saara é cheio de coisas legais para serem descobertas. Separamos alguns fatos interessantes sobre ele. Confira.

Logo mais, iremos descobrir a origem completa do nosso amigo Azawakh, mas podemos adiantar é que ele se originou de povos nômades. Essas pessoas viviam pelo deserto do Saara e por Sahel. Assim, criou-se outros dois nomes para a raça: Galgo Tuaregue e Galgo Sul-Saariano.

O traço de independência na personalidade do Azawakh é resultado da forma como ele era treinado para a caça em sua origem. Ser independente e resistente era importante, pois, o cão poderia caçar gazelas por até seis horas ininterruptas.

Ainda hoje, alguns povos africanos aproveitam as características de caça e rapidez do Azawakh para capturar alguns pássaros. Com os saltos que conseguem dar, o cão dessa raça pode capturar os passarinhos facilmente.

Azawakh
 guia raças

História do Azawakh

Origem

O Azawakh tem origem na região do Mali, fronteira com Níger, na África. Nessa região, viviam os nômades Tuaregues, que criaram a raça. Além de companheiros, os cães eram caçadores e um pouco protetores dos acampamentos. O nome surgiu quando os viajantes chegaram às terras boas, do Vale de Azawakh.

Raça pura

Este é um cão considerado de raça pura, com ancestrais muito antigos, não encontrados em registros históricos. Para chegar ao Azawakh que conhecemos atualmente, houve algumas seleções e cruzamentos, mas que não interferiram nas características principais do pet.

Migração

A raça foi levada à Europa em 1968, por algumas pessoas que ficaram entusiasmadas com o cãozinho. Nos Estados Unidos, o Azawakh chegou em meados de 1980.

Reconhecimento

A raça foi reconhecida pelo United Kennel Club em 1993. No American Kennel Club, o Azawakh recebeu a designação para grupo Hound e foi registrado no Foundation Stock Service em 1997.

Azawakh
  veterinário guia raças

Características físicas

Ao olhar para este cachorro magro, você pode imaginar que ele seja um cãozinho frágil, porém, ocorre totalmente o contrário! Ele é forte e rápido, com músculos poderosos, prontos para qualquer desafio de caça. O corpo tem uma curva que impulsiona a corrida, junto às pernas longas, que dão ao pet um andar elegante!

A cabeça não foge dos padrões do restante do corpo: é fina e longa. O focinho fica bem na ponta, centralizado e preto. Os olhos têm formato de amêndoa, um pouco grandes. As orelhinhas ficam no topo do crânio, também fininhas, com aspecto caído.

Conheça rações para Azawakh

Personalidade

Se você quer um cão capaz de criar fortes laços afetivos com a família, o Azawakh é esse cachorro! Ele se dedica para agradar aos seus tutores e fazer companhia quando puder, mostrando afeto do seu jeito. Há quem diga que a raça escolhe um membro favorito do lar e se doa ainda mais, como um protetor.

Mesmo com todas essas características afetivas, não esqueça que o Azawakh é muito independente. O temperamento do Azawakh tem traços dos ancestrais, que caçavam. Por isso, em alguns momentos, ele prefere ficar sozinho, calmo como é!

Convivência

Para ter uma boa convivência com o cão, é importante respeitar as necessidades de exercícios diários dele. Ofereça um espaço para ele correr livremente quando tiver vontade. Assim, vai gastar as energias e não dará trabalho em casa.

Ele é um cão que não late muito, por isso, você não precisa se preocupar com barulho. O Azawakh é um cachorro de caça, então, irá perseguir tudo que quiser capturar. Fique atento para não acontecer acidentes, como o pet correr atrás de carros ou motos.

Socialização

A socialização do Azawakh deve começar desde cedo, pois ele pode ser um cachorro muito tímido. As demonstrações de carinho vão acontecer, mas do jeito dele e não como outros cães costumam fazer.

Com estranhos, a timidez pode ficar ainda mais evidente: o cão pode demorar um pouco para se aproximar, mas jamais será agressivo. Em uma casa com gatos, outros pets e crianças pequenas, o Azawakh pode não se sentir bem. Apenas com muita socialização, ele irá se acostumar a conviver em harmonia.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem desse cachorro é bem curta e fina, nas cores: vermelho, vermelho escuro, branco, azulado, preto, tons de marrom e grisalho. Os pelos não precisam de muitos cuidados, apenas a escovação semanal já é o bastante. Assim, os nós e os fios mortos poderão ser removidos.

Escovação dos Pelos do Azawakh

Higiene

Os banhos são necessários apenas esporadicamente, já que ele não exige muita limpeza. Quando for limpá-lo, prefira shampoos hipoalergênicos, pois ele tem a pele sensível. As orelhas e a região dos olhos devem ser inspecionadas com frequência para evitar acúmulo de sujeiras e bactérias.

As unhas devem ser cortadas regularmente, seja com o veterinário ou em casa. Caso fiquem grandes, podem causar desconforto ao pet. A escovação dos dentes pode ser feita em dias alternados, com a orientação do especialista.

A escovação dos dentes pode ser feita em dias alternados, com a orientação do especialista. Escolha produtos apropriados e tenha cautela para escovar os dentinhos do peludo. A higiene bucal é fundamental para o bem-estar do peludo.

Cuidados com a saúde do Azawakh

O Azawakh não tem predisposição para doenças específicas. É preciso estar atento apenas às enfermidades comuns aos cães corredores, como a doença de Willebrand. No mais, mantenha os exames e as consultas regulares, aliados à boa alimentação e aos exercícios adequados!

Cuidados Azawakh

Higiene e Limpeza para Azawakh

Alimentação

Assim como outras raças, o Azawakh precisa de uma alimentação equilibrada e de qualidade por toda a vida. Em cada fase, é preciso adequar as rações de acordo com a idade e as características físicas do pet.

Para isso, você pode contar com a ajuda de um especialista, que irá orientar a melhor dieta. Não esqueça de que a hidratação também é fundamental para o bem-estar do seu peludo. Siga as prescrições alimentares e ofereça água livremente.

Acompanhamento

Como vimos até aqui, o veterinário deve fazer parte de vários aspectos da vida do seu peludo. Seja na alimentação ou na rotina de exercícios, o profissional deve participar para orientá-lo da melhor maneira.

Além das consultas regulares com o especialista, é necessário manter a caderneta de vacinação do pet em dia. São as vacinas que protegem o bichinho e a família de diversas doenças contagiosas e sérias.

Filhotes

Todo filhote precisa de muita atenção quando chega ao novo lar. Este é um momento de adaptação, em que tudo é novo para ele, que precisa se sentir confortável. Portanto, os tutores devem estar disponíveis para ajudar sempre, oferecendo o que o pet necessita.

Nessa fase, as consultas com o veterinário e os exercícios de socialização devem ser iniciados. Assim, fica mais fácil para o pet se adaptar e crescer acostumado com essas atividades.!

Dicas de adestramento

O Azawakh é altamente inteligente e independente, características que podem pesar na hora dos treinos. É preciso ter pulso firme para que o cão não desista dos exercícios. Quanto mais cedo os treinamentos forem iniciados, melhor!

Evite punições ou palavras duras. Em vez disso, opte sempre por reforços positivos e recompensas. Para ele, os treinos com atividades de caça, isca e agilidade são mais benéficos e vão trazer resultados mais rápidos!

Tudo que seu Azawakh precisa, a Petz tem!

Gostou de conhecer o cão africano Azawakh? Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, você pode encontrar diversos itens para ele usar no dia a dia. Temos muitas opções de rações, brinquedos, produtos de higiene e muito mais. Com certeza, seu cãozinho ficará muito bem cuidado!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Azawakh

Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos "
Comprar
Petisco KelDog Cães Adultos Tekinhos - 500g
Petisco KelDog Cães Adultos Tekinhos - 500g
Comprar
Educador Sanitário Repelente Good Pet Mundo Animal
Educador Sanitário Repelente Good Pet Mundo Animal
Comprar
Bolinha LCM Cravinho - Cores Sortidas
Bolinha LCM Cravinho - Cores Sortidas
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças