»
»
»
Boiadeiro da Flandres

GUIA DE RAÇAS
Boiadeiro da Flandres

Neste guia você vai encontrar:

Agradável, corajoso e sensível

CBKC - Grupo 1

Apaixonado por fazendas, ele pode ser um excelente cão de guarda!

Informações Gerais

Um cão de grande porte chama a atenção por onde passa. Com o Boiadeiro da Flandres, não é diferente! Inicialmente, ele foi criado para fazer os trabalhos mais duros de uma fazenda, como puxar carroça, guiar o gado e pastorear ovelhinhas. Por isso, ele é um cachorro apaixonado por grandes campos abertos, sítios, quintais, etc.

O lado protetor é encantador e faz dele um peludo bastante gentil e afetuoso com a família. Já a coragem provoca o gosto por desafios e brincadeiras todos os dias! Conheça mais sobre o Boiadeiro de Flandres!!

Condição física

A energia do cachorro Boiadeiro da Flandres é moderadamente ativa. Ele pode viver em lugares pequenos, como apartamentos ou casas sem quintal, desde que faça caminhadas regulares. Dentro do lar, o peludo costuma ser mais tranquilo.

Porém, em campos, fazendas e quintais cercados, o cãozinho se sente ainda melhor, pois pode correr e brincar. Quando há outros pets e crianças, o cachorro consegue praticar muito mais exercícios. Caso tenha uma vida sedentária, ele pode se tornar destrutivo e estressado por conta do tédio.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Boiadeiro da Flandres

Média de Altura

Média de altura do Boiadeiro da Flandres

Média de Peso

Média de peso do Boiadeiro da Flandres

Nível de Fofura

Nível de fofura do Boiadeiro da Flandres

Características

Adapta-se bem à
vida em um
apartamento

Bom para
proprietários
iniciantes

Afetuoso com
a família

Adequado para
crianças

Amigável com
estranhos

Fácil de cuidar

Saúde geral

Potencial para
ganho de peso

Fácil de treinar

Dog Friendly

Inteligência

Tendência a latir
ou uivar

Nível de energia

Intensidade

Necessidades de
exercício

Rações para Boiadeiro da Flandres

Destaques e curiosidades

O tamanho do Boiadeiro das Flandres pode impressionar, mas saiba que o cão francês é extremamente amoroso com familiares e fica muito feliz na presença deles. Esse é apenas um fato sobre esse cachorro incrível. Conheça mais algumas informações legais sobre ele agora!

Por ter sido criado em fazendas para cuidar do gado, entre outras funções, o nome tem o significado nesse sentido. Ele significa “pastor de vacas” ou “pastor de bois de Flandres”.

Assim como outros cães que viveram em alguns lugares da Europa durante a Primeira Guerra Mundial, o Bouvier des Flandres correu risco de ser extinto, principalmente pela destruição de Flandres. Isso foi resolvido graças aos criadores e ao exército belga, que conseguiram misturá-lo a outras raças.

Depois que a raça conseguiu se restabelecer e não ser extinta, com o fim das guerras, o exército da Bélgica adotou o Boiadeiro da Flandres. Ele se tornou um guarda da polícia e um cão-guia para cegos graças à personalidade corajosa!

Boiadeiro da Flandres
 guia raças

História do Boiadeiro da Flandres

Origem

Já pelo nome, o cachorro revela a origem: Flandres, uma região considerada francesa e belga. Foi ali que boiadeiros e pastores criaram a raça para conduzir rebanhos e depois outras funções das fazendas. Não se sabe ao certo quando o cão surgiu, acredita-se que por volta de 1900.

Ancestrais

Como os criadores da raça incluíram muitos cães no processo até chegar ao Boiadeiro que conhecemos atualmente, é difícil definir os ancestrais. No entanto, dois cães são dados como certos: Griffon e pastor Beauceron.

Migração

Após ser quase extinto, o cão precisou de um novo padrão, criado em 1912 e realmente estabelecido em 1922. Por todo esse processo, a raça só chegou aos Estados Unidos no final da década de 1920.

Reconhecimento

Com a chegada da raça em solo norte-americano, o reconhecimento pelo American Kennel Club aconteceu em 1930. Pelo United Kennel Club, ela foi reconhecida em 1948.

Boiadeiro da Flandres
  veterinário guia raças

Características físicas

As características do Boiadeiro da Flandres são de um cão forte com muita agilidade, além de resistente, e os machos tendem a ser um pouco maiores que as fêmeas. O tronco é robusto e curto, com proporções quadradas e patas que mostram todos os músculos que possuem.

A cabeça é proporcional ao corpo, com orelhas de formato triangular, levemente arredondadas e posicionadas no alto do crânio. Os olhos são ovais, com a cor sempre mais escura que os pelos do pet, e o focinho é grande, mas não pontudo.

Conheça rações para Boiadeiro da Flandres

Personalidade

O temperamento do Boiadeiro da Flandres é muito dócil e amigável. Outras características da personalidade dele são ser afetuoso e protetor com quem ama. Isso vem dos antepassados que tinham os instintos de protegerem rebanhos. Então, o pet gosta de proteger os familiares!

Apesar de ele amar muito a família, não espere por demonstrações excessivas de afeto, como pular e lamber o tutor. Ele tem uma postura mais discreta, ficando próximo a quem ama, em silêncio, seja deitando ao lado, seja observando os movimentos.

Convivência

Como vimos, o Boiadeiro se adapta facilmente a diferentes situações e ambientes, desde que tenha as necessidades básicas respeitadas. Inclua treinamentos de obediência e socialização na rotina desde filhote, para ele se adaptar melhor.

Deixá-lo sozinho pode não ser uma boa escolha, principalmente por longos períodos. Isso porque o Boiadeiro pode se sentir entediado e ter um comportamento destrutivo e teimoso. Para ele não se tornar um cão assim, é necessário ter uma presença de liderança em casa, que seja firme quando precisar!

Socialização

Os exercícios de socialização são válidos para todas as raças, preferencialmente desde filhotes. Já o pastor de Flandres precisa de treinos para não ser tão desconfiado com estranhos. A princípio, ele pode observar bastante alguém que não conhece e não ser amigável.

Porém, o comportamento com crianças e outros pets é totalmente o contrário. Desde que as brincadeiras sejam monitoradas, por conta do tamanho dele, ele pode brincar — e adora — com os pequenos. Bichinhos que moram com ele tornam as atividades ainda mais divertidas para nosso pastor.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

A pelagem do Boiadeiro da Flandres é dupla e bastante resistente. A camada de fios externos é mais grossa e longa, enquanto o pelo de baixo é mais fino e cheio. Há várias cores no padrão da raça, como preto, fulvo, tigrado e com mancha branca no peito.

Para escová-los, é necessária uma frequência semanal ou dias alternados. Quando começar a época de queda dos fios, a escovação pode ser diária. Aliás, o melhor é utilizar uma escova lisa ou de alfinetes.

Escovação dos Pelos do Boiadeiro da Flandres

Higiene

Os banhos no Boiadeiro da Flandres podem ter uma frequência de 6 a 8 semanas. Isso depende das condições da pelagem, se ela está mais suja ou não. Pode-se incluir a tosa na higiene, pois os pelos podem ficar muito grandes.
Durante o intervalo de banhos, verifique as orelhas e as secreções nos olhos do pet. Se existir qualquer sujeirinha nessas áreas, um pano úmido semanalmente pode resolver.

As unhas dessa raça podem ficar muito compridas e incomodar o cão, causando dor. Se ele não conseguir desgastá-las sozinho, o corte deve ser feito uma ou duas vezes no mês, com todos os cuidados!

É fundamental cuidar da higiene bucal do seu peludo para evitar o aparecimento de várias doenças, como tártaro e até mau hálito. Mantenha uma frequência de duas ou três vezes na semana para a escovação dos dentes.

Cuidados com a saúde do Boiadeiro da Flandres

Em geral, a saúde do Boiadeiro da Flandres costuma ser muito boa. Mas todos os cães estão propensos a apresentarem algumas doenças, como displasia, glaucoma, hipotireoidismo e problemas cardiovasculares.

Cuidados Boiadeiro da Flandres

Higiene e Limpeza para Boiadeiro da Flandres

Alimentação

A alimentação do Boiadeiro precisa de muita atenção, especialmente quando ele é filhote, porque cresce e se desenvolve muito rapidamente. Então, é fundamental que ele consuma rações que supram as próprias necessidades nutricionais.

Além disso, a orientação de quantidade e porções diárias devem ser feitas por um veterinário. Com a ajuda do especialista, você pode escolher a melhor ração para a fase em que seu peludo está!

Acompanhamento

Desde pequeno, o cãozinho precisa de um acompanhamento profissional. Isso é importante para ele crescer saudável e ter todos os cuidados para a saúde, apara alimentação, a higiene, etc.

As consultas são justamente quando o veterinário pode examinar regularmente o bichinho, identificar e tratar qualquer alteração. Além disso, o acompanhamento periódico garante que a vacinação do seu peludo esteja totalmente em dia!

Filhotes

A chegada de um Bouvier filhote de porte grande ao lar pode confundir a família por pensar que ele já está maduro. Porém, isso não é verdade, ele precisa de carinho, atenção e adaptação de todos para crescer bem e confortável.

O Boiadeiro é considerado filhote até dois ou três anos de vida. Por isso, insista, principalmente nessa idade, nos treinos de obediência e socialização. Seu filhote vai se desenvolver muito bem!

Dicas de adestramento

Essa é uma raça de cachorro muito inteligente. Por isso, há quem diga que, quando aprende algo, o Boiadeiro da Flandres nunca mais esquece. As atividades preferidas dele envolvem o cuidado e o trabalho. Esse cãozinho também tem um grande talento para a caça que pode ser aproveitado para os treinos.

Prepare para eles, desde filhotes, treinos para cuidar de alguém, caçar, praticar esportes e obedecer. Mesmo que ele seja teimoso, não desista e seja firme. Utilize reforços positivos, como elogios e petiscos! Não se esqueça de participar de todos os treinos ativamente, pois ele adora envolver a família.

Itens incríveis para seu Boiadeiro da Flandres estão na Petz!

Garanta tudo que o Boiadeiro da Flandres precisa aqui no Pet Shop on-line da Petz. Afinal, ele merece tudo do bom e do melhor, não é mesmo? Então, aproveite nossas opções, nossos preços e a praticidade para fazer as compras!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Boiadeiro da Flandres

Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Ração Golden Duo para Cães Adultos Sabor Salmão com Ervas e Cordeiro com Arroz - 15kg
Comprar
Snack Petz Cuidado Oral para Cães de Pequeno Porte
Snack Petz Cuidado Oral para Cães de Pequeno Porte
Comprar
Brinquedo Chalesco para Cães Forca com Bola de Tênis - Cores Sortidas
Brinquedo Chalesco para Cães Forca com Bola de Tênis - Cores Sortidas
Comprar
Fluido Desembaraçador Pet Society Cães e Gatos Mega
Fluido Desembaraçador Pet Society Cães e Gatos Mega
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças