»
»
»
Boiadeiro de Entlebuch

GUIA DE RAÇAS
Boiadeiro de Entlebuch

Neste guia você vai encontrar:

Focado, corajoso e carismático

CBKC - Grupo 2

Um amigo para acompanhar diversas aventuras!

Informações Gerais

Destemido e trabalhador, o boiadeiro de Entlebuch é um cãozinho tão focado na própria missão que a traz no nome. O pet surgiu como uma mão (ou melhor, pata) direita nos cuidados das fazendas, conquistando o coração de diversas pessoas com o carisma inconfundível.

Por isso, ele se tornou um pet que se adapta muito bem à vida em família, especialmente ao lado daquelas que colocam os talentos dele à prova. Quer conhecer um pouco mais desse bichinho divertido e amigo para se apaixonar? Então, continue a leitura e aproveite as informações a seguir!

Condição física

Vindo de uma verdadeira linhagem de cães boiadeiros, essa raça é bastante ativa, gosta de se exercitar e brincar bastante. Além disso, ela está acostumada a lidar com bichinhos bem maiores, então formou pets fortes, prontos para qualquer desafio.

Por isso, é um cachorro recomendado para aquelas famílias ou tutores solo que gostam de temperar a vida com alguns exercícios físicos. O ideal é reservar pelo menos 1 hora do dia para alguma atividade poderosa com os Entles, como também são chamados.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Boiadeiro de Entlebuch

Média de Altura

Média de altura do Boiadeiro de Entlebuch

Média de Peso

Média de peso do Boiadeiro de Entlebuch

Nível de Fofura

Nível de fofura do Boiadeiro de Entlebuch

Características

Adapta-se bem à
vida em um
apartamento

Afetuoso com
a família

Nível de
sensibilidade

Tolera ficar sozinho

Saúde geral

Tolera climar frio

Tolera clima quente

Bom para
proprietários
iniciantes

Amigável com
estranhos

Quantidade de
derramamento

Fácil de treinar

Inteligência

Tendência a latir
ou uivar

Nível de energia

Potencial para
brincadeira

Rações para Boiadeiro de Entlebuch

Destaques e curiosidades

É de se esperar que um pet tão animado e entusiasmado como o boiadeiro de Entlebuch tenha muitas histórias divertidas para contar. Nada é melhor para conhecer um futuro amigão que descobrir algumas dessas curiosidades!

Por causa da grande vontade e da energia que esse cãozinho sempre demonstrava na hora de trabalhar, ele acabou ganhando o apelido de “o cão que ri” (der Lachen Hunden, em alemão). Essa animação se traduz em tudo a que o pet se dedica, inclusive na hora de interagir com a família!

O boiadeiro de Entlebuch é uma das quatro raças de cães de montanha e boiadeiros suíços, a menor delas. As outras que também fazem parte da família são o boiadeiro de Appenzell, o boiadeiro de Berna e o grande boiadeiro suíço.

Durante a história, esse boiadeiro suíço foi e é chamado por diferentes nomes. Inicialmente, era conhecido como Entlibucherhund. O nome atual, inclusive, possui duas pronúncias diferentes: Ent-le-bu-quer ou Entel-bu-quer.

Boiadeiro de Entlebuch
 guia raças

História do Boiadeiro de Entlebuch

Origem

O nome da raça desse cachorrinho nos diz muito. Além da função como trabalhador, o título carrega o local de origem desse pet: o vale de Entlebuch, na Suíça. Ele foi criado para ajudar na criação do gado, cujo leite geraria queijo e leite com chocolate, produtos fundamentais para exportação.

Ancestrais

Não há certeza sobre a ancestralidade desses bichinhos, mas acredita-se que eles têm parentesco com os antigos cães Molossus, trazidos de Roma para a Suíça cerca de 2000 anos atrás.

Quase extinção

Por volta do início do século XX, os Entles quase foram extintos, pois a raça estava começando a ser muito misturada com os pastores alemães. Foi graças a uma única pessoa, o professor Albert Heim, que os cãezinhos fugiram desse destino.

Reconhecimento

Até 1913, boiadeiros de Appenzell e boiadeiros de Entlebuch eram considerados da mesma raça. Mesmo assim, a padronização dos Entles só veio em 1927 e o reconhecimento pela AKC só aconteceu em 2011. Anteriormente, foi reconhecido pela FCI em 2001 e outros kennel clubes como o KC e o CKC.

Boiadeiro de Entlebuch
  veterinário guia raças

Características físicas

O boiadeiro de Entlebuch é um cachorro de porte médio, que pode chegar até 52 cm de altura. O corpo é robusto e forte, com uma aparência mais alongada, especialmente em machos. As orelhas do pet são pequenas e caidinhas.

Quando falamos sobre o pelo do cão, a característica principal é que esse é um cachorro com três cores, que podem variar entre branco, preto e manchas que vão do amarelo ao marrom-avermelhado.

Conheça rações para Boiadeiro de Entlebuch

Personalidade

O temperamento do Boiadeiro da Flandres é muito dócil e amigável. Outras características da personalidade dele são ser afetuoso e protetor com quem ama. Isso vem dos antepassados que tinham os instintos de protegerem rebanhos. Então, o pet gosta de proteger os familiares!

Qualquer tipo de atividade que inclua gastar muita energia, divertir-se de montão e estar com a família é um ponto positivo para o Entle. Ele é um ótimo companheiro que proporciona momentos incríveis, pois a boa energia contagia todos ao redor!

Convivência

Como mencionamos, esse cão é ativo e precisa estar em movimento para gastar energia. Diversos esportes, especialmente aqueles que podem ser feitos ao ar livre, podem ser praticados ao lado do pet. Trilha, caminhada, frisbee e brincadeiras com corda são alguns exemplos.

É recomendado reservar pelo menos 1h a 1h30 do dia para praticar exercícios com o pet. Por vezes, o cão vai lidar com essas brincadeiras como pequenas missões, pois, para ele, é muito importante ter algum tipo de função para ajudar os tutores.

Socialização

O trabalho de socialização desde filhote é muito importante quando falamos dessa raça. Isso porque Entles tendem a ser protetores e territorialistas, sem medo de latir quando detectam alguma pessoa ou pet estranho por perto. Por isso, até podem ser considerados reservados por desconhecidos.

Quanto às crianças, as interações devem ser sempre supervisionadas. Pela natureza dos bichinhos, eles podem tentar guiar as crianças, e uma das técnicas mais usadas por eles é dar pequenas mordidinhas nas pernas. Além disso, são cães fortes, e crianças podem se machucar durante as brincadeiras deles.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Os cuidados com a pelagem dessa raça são mínimos, por isso uma escovação semanal é o suficiente para cuidar bem do pelo e do subpelo do pet. No entanto, os pelos do cão podem cair com certa frequência, então uma luva para tirar pelos mortos pode ser uma boa solução.

Escovação dos Pelos do Boiadeiro de Entlebuch

Higiene

Como todo cão ativo, é comum ver o Entle um pouco sujo depois de todas as brincadeiras. Assim, manter uma rotina de banhos de acordo com a recomendação do médico-veterinário é fundamental para a saúde do pet.

Cortar as unhas desse cãozinho é muito importante, sempre utilizando as ferramentas corretas. Se você tiver dúvida a respeito de quando é a hora de cortá-las, é só lembrar que as unhas do cachorro não devem fazer barulhos contra o chão enquanto ele caminha.

Assim como todo cão, os dentes e a saúde bucal da raça são fundamentais para o bem-estar dela. Por isso, escove os dentes do pet regularmente com uma escova e um creme dental feitos especialmente para cachorros, pelo menos três vezes por semana.

Cuidados com a saúde do Boiadeiro de Entlebuch

Esse é um pet geralmente saudável, mas existem algumas doenças que podem acometer a raça mais facilmente. A síndrome urinária de Entlebuch, um problema na localização da uretra, é um exemplo. Além disso, fique atento a sinais de displasia coxofemoral, luxação de patela, entrópio e ectrópio.

Cuidados Boiadeiro de Entlebuch

Higiene e Limpeza para Boiadeiro de Entlebuch

Alimentação

Uma alimentação balanceada é um dos pilares para manter a saúde e a vivacidade desses cães em dia. Por isso, é importante construir a dieta dos bichinhos levando em conta o estilo de vida que eles levam, além de idade, porte e quaisquer outros fatores que mereçam atenção.

Para criar essa dieta, é fundamental discutir o assunto com um médico-veterinário, que vai indicar a quantidade, a frequência e o tipo de ração a ser oferecida para o pet. A qualidade da comidinha também faz toda a diferença, então dê preferência aos tipos Premium ou Super Premium sempre que possível!

Acompanhamento

Visitas regulares ao médico-veterinário são uma parte vital dos cuidados com o boiadeiro de Entlebuch. Assim, é possível não só fazer check-ups constantes, como também detectar doenças e fazer os tratamentos que cada uma delas exige.

Por isso, escolha um profissional de confiança e esteja sempre atento às consultas e ao acompanhamento do pet. Manter a caderneta de vacinação do pet atualizada é outra maneira de evitar doenças, protegendo o bichinho e toda a sua família.

Filhotes

O boiadeiro de Entlebuch filhote é um cãozinho que exige atenção e cuidados, visto que é ainda mais enérgico e precisa de um trabalho de socialização intenso. Então, é importante ter em mente que a rotina dos tutores vai mudar para acomodar as novas necessidades do pet.

Além disso, esse é um cachorro que demora para se acostumar com estranhos, portanto é importante respeitar o espaço dele durante o período de adaptação. Toda a casa deve estar preparada para a chegada desse novo membro da família!

Dicas de adestramento

Esses bichinhos são extremamente inteligentes e adoram completar as missões que os tutores dão para eles. Ainda assim, a treinabilidade é mediana, pois são cachorros bastante independentes, que seguem os próprios instintos. Por isso, é importante que o adestramento comece cedo.

Os truques e as brincadeiras mais indicados para treinar esses pets são aqueles que exigem algum tipo de esforço físico. Eles adoram trabalhar e têm uma natureza voltada para longas caminhadas, utilização da força, etc. Portanto, aposte em treinamentos de força e agilidade!

O que o seu boiadeiro de Entlebuch precisa está na Petz!

O Pet Shop on-line da Petz conta com diversas opções de alimentação, saúde, cuidados e diversão para o seu boiadeiro de Entlebuch. Garanta já o que você precisa e aproveite preços e condições incríveis!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Boiadeiro de Entlebuch

Ração Premier Nattu para Cães Adultos Sabor Mandioca 12kg
Ração Premier Nattu para Cães Adultos Sabor Mandioca 12kg
Comprar
Cama Lisa Retangular Microfibra Urban Puppy para Cães e Gatos Caqui
Cama Lisa Retangular Microfibra Urban Puppy para Cães e Gatos Caqui
Comprar
Brinquedo Lilopety Mini Frisbee Flexível Vermelho para Cães
Brinquedo Lilopety Mini Frisbee Flexível Vermelho para Cães
Comprar
Peitoral Urban Puppy Aerado Cinza para Cães
Peitoral Urban Puppy Aerado Cinza para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças