»
»
»
Braco de Bourbonnais

GUIA DE RAÇAS
Braco de Bourbonnais

Neste guia você vai encontrar:

Gentil, afetuoso e amigável

CBKC - Grupo 7

Cão de comportamento calmo e muito inteligente!

Informações Gerais

Um cão francês de raça pura, nascido para caçar, mas extremamente afetuoso dentro de casa: esse é o Braco de Bourbonnais, o peludo que se adapta facilmente às diversas dificuldades que possa encontrar!

O cachorro é conhecido por vários nomes além do oficial: Braque du Bourbonnais, Bourbonnais pointer, Braque Français e Setter de cauda curta. Em francês, o termo “braque” significa “mirar ou atirar”. Legal, não é? Se deseja conhecer todas as informações sobre ele, vamos lá, acompanhe o nosso guia de raças!

Condição física

Uma das exigências dos cuidados com essa raça de cachorro é a rotina de exercícios. Ter uma programação diária que inclua caminhadas ou corridas faz toda a diferença para o comportamento e o bem-estar físico do peludo.

O Braco de Bourbonnais é um cão que se adapta muito bem aos ambientes. No entanto, ele pode viver melhor em um lugar grande, como uma casa com quintal, que um apartamento pequeno, porque o tamanho grande dele pode se tornar um problema em poucos metros.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Braco de Bourbonnais

Média de Altura

Média de altura do Braco de Bourbonnais

Média de Peso

Média de peso do Braco de Bourbonnais

Nível de Fofura

Nível de fofura do Braco de Bourbonnais

Características

Requer atenção

Vive bem em
apartamento

É afetuoso

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

Fica bem sozinho

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É territorialista

É friorento

É calorento

Late ou uiva muito

Rações para Braco de Bourbonnais

Destaques e curiosidades

Quando o cachorro de raça francesa se apega à família, o amor entre eles é gigante. Todos têm um companheiro para todas as horas. Essa é apenas uma das informações importantes sobre o peludo, conheça mais alguns fatos marcantes sobre ele.

Ter um familiar por perto ao longo do dia é fundamental para o bem-estar do Braco de Bourbonnais. Caso fique sozinho por muito tempo, o cãozinho pode desenvolver ansiedade por causa da solidão.

Chamar o Bourbonnais de cachorro colorido pode não ser um exagero. As cores principais do cachorro são branco, marrom, fulvo e malhado. Em alguns cães da raça, os tons podem se misturar, formando manchas ao longo do corpinho.

Mesmo sendo um cão totalmente amistoso dentro de casa, o Braco foi criado para a caça. Às vezes, os instintos podem se revelar, por isso incluir treinos com essa temática na rotina dele é uma verdadeira felicidade.

Braco de Bourbonnais guia raças

História do Braco de Bourbonnais

Origem

A primeira vez em que foi falado algo sobre o Braco foi em 1598, ou seja, é uma raça bastante antiga. Já nessa época, o cão da província de Bourbonnais, na França, era descrito nos estudos de história natural de Aldrovandi como um cachorro companheiro, agradável e caçador.

Guerras

Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, o cachorro Braco de Bourbonnais quase foi extinto por falta de reprodução. O que recuperou a raça de cachorro francesa nesse período foram os criadores que se uniram e criaram os clubes do cão para resgatar a continuidade do peludo.

Migração

O cachorro francês foi levado aos Estados Unidos no ano de 1988, depois da recuperação da raça, que aconteceu na década de 70.

Reconhecimento

A raça foi reconhecida pelo American Kennel Club no ano de 2011 e entrou no Foundation Stock Service. O reconhecimento pelo United Kennel Club já tinha vindo um pouco antes, em 2006.

Braco de Bourbonnais  veterinário guia raças

Características físicas

Apesar de ser aparentemente um cachorro grande, o nosso peludo é considerado de porte médio. Ele chega a ter cerca de 45 a 50 cm, pesando por volta de 15 a 35 kg. O cão é considerado de ponta, com um corpo robusto e bem desenvolvido, com os músculos definidos e distribuídos.

A cabeça do peludo é chamada de “formato de pera”, com um focinho longo na frente. Os olhos são grandes e bem posicionados, com cores puxadas para o castanho. Por fim, as orelhas são pontiagudas, mudando de posição ereta ou caída conforme o humor do cachorro.

Conheça rações para Braco de Bourbonnais

Personalidade

O cachorro francês é bastante descontraído em casa, com muita energia e disposição para praticar seus exercícios. No entanto, o instinto forte para a caça deve ser “controlado” por meio de treinamentos, para torná-lo ainda mais amigável.

Afeto e companheirismo não faltam, por isso é fundamental retribuir todo o carinho dado pelo pet. Como dissemos anteriormente, períodos de solidão podem deixá-lo com ansiedade e comportamentos destrutivos.

Convivência

Para seu pet conviver bem em família, não é preciso muito: uma rotina de exercícios e carinhos diários são suficientes para ele. Se o espaço for liberado na casa em que ele morar, o cão ficará muito mais à vontade, mesmo sendo uma raça com alta adaptabilidade.

Outro fato importante sobre a convivência com o peludo é que famílias maiores fazem muito bem a ele, justamente por terem bastante gente por perto. Os treinos também ajudam o peludo a se comportar bem e respeitar as ordens dos familiares.

Socialização

A socialização do Braco de Bourbonnais necessita de treinamentos desde filhote. Mesmo que seja amigável, treinos são importantes para evitar que ele tenha um comportamento tímido diante de estranhos.

Com crianças grandes, o pet é um ótimo parceiro de brincadeiras e atividades físicas. As menores precisam de supervisão quando estiverem com o cão, por conta do tamanho dele.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Na hora de cuidar dos pelos do Braco, você nota que não é muito difícil. Isso porque o cão tem uma pelagem mais fina, cheia e curta na maior parte do corpo. Na região traseira, os fios podem ser mais longos e grossos.

Para manter a pelagem em bom estado, é necessária uma escovação periódica, mas somente isso, uma vez por semana já é o suficiente. Também não se preocupe com a queda dos pelos, pois é raro acontecer.

Escovação dos Pelos do Braco de Bourbonnais

Higiene

Ao contrário da maioria das raças, o Braco de Bourbonnais precisa de banhos periódicos. Aliás, o tutor deve estar sempre atento, pois o cão adora rolar na lama ou cavar para caçar.

Caso fique muito sujo ao longo do mês, o banho quinzenal ou mensal, de acordo com a necessidade, pode ser dado. Essas medidas vão manter seu pet muito mais fofinho e bem cuidado.

O corte das unhas pode ser feito de acordo com o tamanho delas. Se estiverem muito grandes, elas podem incomodar o peludo e fazer ele danificar móveis para apará-las. O melhor é manter uma rotina de corte, uma vez por mês, por exemplo.

As raças do tamanho do nosso amigão estão propensas a desenvolverem problemas bucais. Por isso, escovar os dentes do peludo é uma obrigação, pelo menos duas vezes por semana. Isso previne bactérias, tártaro e mau hálito.

Cuidados com a saúde do Braco de Bourbonnais

Além dos problemas bucais, o peludo da raça está propenso a desenvolver displasia e problemas cardíacos. Porém, o Braco de Bourbonnais costuma ser saudável. Basta manter a rotina de consultas com o veterinário em dia para identificar qualquer alteração.

Cuidados Braco de Bourbonnais

Higiene e Limpeza para Braco de Bourbonnais

Alimentação

Como um cão de raça média, o Braco de Bourbonnais precisa de alimentos destinados a esse porte. Assim, ele tem todos os nutrientes necessários para crescer e se manter saudável em todas as fases da vida.

É preciso conversar com um especialista para definir a melhor dieta para o peludo, de acordo com as características do pet e a rotina de exercícios. Não se esqueça de que a hidratação faz parte do bem-estar do peludo, então deixe sempre água limpa e fresca disponível para ele.

Acompanhamento

Até aqui podemos ver como o acompanhamento de um profissional veterinário na vida do pet faz diferença, não é? Além de manter uma rotina de cuidados de saúde, o especialista pode ajudar na dieta do seu amigo de quatro patas!

Outro acompanhamento importante é manter a carteirinha de vacinação do seu companheiro peludo em dia. São as vacinas que podem proteger o cachorro e também a família de diversas doenças contagiosas.

Filhotes

Quando o filhote de Braco de Bourbonnais chega ao lar, o processo de adaptação dele não é difícil. No entanto, algumas medidas podem tornar essa fase ainda mais agradável e confortável. Um bom exemplo é preparar um cantinho especial e dar toda a atenção possível ao cachorro.

É nessa fase que a socialização com outros pets, crianças e estranhos deve ser ensinada. Além disso, comece a levá-lo ao veterinário ainda novinho para ele se acostumar com a rotina de consultas.

Dicas de adestramento

Esse é um cachorro inteligente que não dá trabalho para treinar. Outra característica do pet é tentar deixar seus tutores felizes e satisfeitos, logo ele obedece aos comandos com facilidade. No entanto, o treinador precisa ter pulso firme em alguns momentos para não perder o controle.

O olhar entre o tutor e o cão é muito importante para os dois se conectarem e fazerem um treinamento excelente. Atividades que despertam os instintos de caça do cachorro são bastante aproveitados. Invista nos treinos constantes para ele aprender cada vez mais!

Produtos para o Braco de Bourbonnais e outras raças estão na Petz!

Se você já é ou deseja se tornar tutor de um Braco de Bourbonnais ou outra raça, deixe que o Pet Shop on-line da Petz ajude. Nossa variedade de produtos vão tornar o dia a dia ainda mais fácil e feliz. Confira e aproveite!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Braco de Bourbonnais

Kit Dental Petz com 2 Dedeiras - Cores Sortidas
Kit Dental Petz com 2 Dedeiras - Cores Sortidas
Comprar
Periovet Spray Vetnil 100ml
Periovet Spray Vetnil 100ml
Comprar
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Ração Golden Special Sabor Frango e Carne para Cães Adultos
Comprar
Osso PetTreats Orelha Bovina Natural para Cães
Osso PetTreats Orelha Bovina Natural para Cães
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças