»
»
»
Cão de água português

GUIA DE RAÇAS
Cão de água português

Neste guia você vai encontrar:

Vigoroso, afetuoso e divertido

CBKC - Grupo 8

O cachorro que adora brincar com água!

Informações Gerais

O Cão de água português foi criado para fazer parte de tripulações de pesca no país de origem dele. Ao longo dos anos, ele participou de muitas expedições pelo oceano. Além de ajudar a guardar os barcos, era um companheiro de todos os momentos dos pescadores, por isso conquistava a todos com afeto e lealdade.

Hoje, essa raça é extremamente ligada à água. Em muitos momentos ao longo do dia, ele adora ficar molhado dos pés à cabeça. No mais, ele é calmo, tranquilo e bastante obediente. A inteligência para aprender truques impressiona bastante! Quer conhecer mais sobre o Cão d’água português? Acompanhe o guia!

Condição física

Por ser bastante vigoroso e atlético, o cão exige uma rotina de exercícios diária a ser cumprida. Uma caminhada de 30 minutos a uma hora, todos os dias, deixa o cachorro mais feliz e tranquilo.

Mesmo com essa rotina obrigatória de atividades, ele vive bem em apartamento, pois é bastante tranquilo dentro de casa. O mesmo vale para casas grandes com quintal. Independentemente do lugar em que ele morar, os exercícios físicos e mentais devem ser feitos para prevenir comportamentos destrutivos.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Cão de água português

Média de Altura

Média de altura do Cão de água português

Média de Peso

Média de peso do Cão de água português

Nível de Fofura

Nível de fofura do Cão de água português

Características

Vive bem em
apartamento

Late ou uiva muito

É afetuoso

Gosta de gatos

Gosta de cães

Gosta de crianças

Precisa de exercícios

É saudável

É inteligente

É brincalhão

Fica bem sozinho

Solta pelo

É fácil de treinar

Gosta de estranhos

É fácil de cuidar

Rações para Cão de água português

Destaques e curiosidades

O nome do Cão de água português já diz muito sobre ele, não é mesmo? O amante das águas tem muita ligação com os pescadores, sendo uma das raças mais queridas por eles. Esse é apenas um fato sobre o peludo encantador, confira mais informações sobre ele!

Você sabia que a família Obama recebeu um Cão de água na Casa Branca durante o mandato de Barack Obama? O peludo se tornou o pet oficial e recebeu toda a atenção quando chegou para morar com eles.

Provas históricas encontradas relatam que se tinha a raça de cachorro português como sagrada no tempo antes de Cristo. Segundo as escrituras, quando um cão da raça era morto, quem o matou sofria punições divinas severas.

Na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, inaugurou-se um novo estádio para o Giants. Lá, quem cumpria a função de recuperar a bola que caia na água eram os cães d’água portugueses, que foram chamados de Bark.

Cão de água português guia raças

História do Cão de água português

Origem

Há muito tempo, cães de água eram usados nos litorais pelos pescadores, mas inicialmente a raça não era como hoje. O cachorro tem várias aptidões aproveitadas para a pesca, como dito anteriormente, e era uma presença marcante nas embarcações.

Século XX

No início do século XX, as grandes aptidões aquáticas do pet perderam espaço devido ao avanço das tecnologias. Foi graças a um fã da raça que eles não sumiram de vez: criou-se um grupo destinado ao Cão de água português para preservar os peludos, que hoje estão concentrados na região do Algarve.

Migração

A raça de cachorro chegou aos Estados Unidos e à Inglaterra algumas décadas depois da criação dos grupos em Portugal. No ano de 1971, a primeira ninhada de Cão de água português nasceu em solo americano.

Reconhecimento

Em 1983, o cachorro das águas recebeu o reconhecimento do American Kennel Club. Na Inglaterra, o cãozinho foi reconhecido em 1987 pelo United Kennel Club.

Cão de água português  veterinário guia raças

Características físicas

O cachorro de tamanho médio é um pouco mais longo que alto. O corpo é desenvolvido para aguentar algumas horas dentro da água, e as patinhas dianteiras dão a impressão de serem mais grossas que as traseiras por conta da pelagem diferenciada.

A cabecinha fica perdida em tantos fios de pelos espalhados pelo corpo, enquanto o crânio é redondo, com o focinho para frente. Já os olhos têm tamanho médio e são bem posicionados no centro da cabeça, e as orelhas ficam acima da linha dos olhinhos, levemente viradas para trás.

Conheça rações para Cão de água português

Personalidade

Uma característica importante dessa raça é que os cães não têm o mesmo temperamento. Alguns podem ser mais tranquilos, outros mais sérios ou mais descontraídos.

Em geral, o cão costuma ser um companheiro inseparável dos tutores e pronto para qualquer atividade, seja brincadeira, seja trabalho. Ele não dá trabalho no dia a dia, desde que se respeite a rotina de exercício. Caso contrário, ele pode se tornar um pouco destrutivo com objetos.

Convivência

Além de uma personalidade adaptável para qualquer ambiente, ele tem uma boa convivência independentemente do espaço. Isso porque ele não dá nenhum tipo de problema dentro de casa, sendo sempre comportado e obediente. Porém, é importante começar a treiná-lo desde cedo para aguçar essas características.

No dia a dia, o tutor precisa fazer companhia para o peludo, porque ele não fica bem sozinho. Ele precisa de carinho e atenção durante a maior parte do tempo para ficar completamente bem.

Socialização

Sem dúvidas, esse é um bom companheiro, pois ele se dá bem com gatos, cães de outras raças, crianças e estranhos. Contudo, isso não quer dizer que a socialização precoce não seja necessária.

Mesmo com uma tendência a ser amigável, a socialização beneficia ainda mais as relações do peludo. Principalmente para ele ficar totalmente à vontade com estranhos, socializá-lo desde cedo faz toda a diferença.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Antes de entender como cuidar dos pelos do seu cão, você precisa saber que ele é do tipo hipoalergênico. Ou seja, ele não derrama tanto pelo e tem menos chances de causar alergias.

Os fios são compostos por duas camadas: ondulados e cacheados. Juntos, eles não têm nenhum subpelo, formando apenas uma camada. Para mantê-los bem cuidados, escove de duas a três vezes por semana.

Escovação dos Pelos do Cão de água português

Higiene

Se o seu peludo é do tipo tradicional e vive em contato com a água, é importante prestar atenção na higienização dele. Em caso de se molhar com água salgada, dê um banho com água doce para ele ficar limpinho.

Caso ele não viva na água, um banho a cada quinze dias é suficiente para manter a higiene em dia. Também não esqueça de fiscalizar as orelhinhas e a região dos olhos para remover qualquer secreção.

Quando as unhas do seu cão ficam grandes demais, ele se sente incomodado. Isso também pode causar machucados e dor no pet. Então, corte-as, pelo menos, uma vez por mês ou de acordo com a necessidade do peludo.

Que tal incluir a escovação na rotina de limpeza do seu filhote? Assim, ele se acostuma com o hábito e deixa acontecer sem problemas. Para uma boa higiene bucal, escove de duas a três vezes por semana.

Cuidados com a saúde do Cão de água português

Todos os cães precisam de consultas regulares com o especialista para cuidar da saúde. Em geral, o Cão português é saudável, mas fique atento a possíveis doenças comuns, como: displasia, problemas oculares e cardiopatias.

Cuidados Cão de água português

Higiene e Limpeza para Cão de água português

Alimentação

Como dito anteriormente, a alimentação é um dos pilares dos cuidados com os bichinhos de estimação. Por isso, para seu cãozinho comer tudo o que precisa, converse com o veterinário, que vai indicar a dieta correta e a ração para cachorro ideal.

Dessa forma, seu bichinho não come em muita ou pouca quantidade, pois um cão saudável tem o peso ideal em dia. Outro fator importante para mantê-lo bem é a hidratação, então deixe um recipiente livre com água limpa e fresca para ele!

Acompanhamento

Além de ajudar com a melhor dieta para seu cão, o acompanhamento do veterinário é importante para cuidar da saúde geral dele. Com os exames em dia, fica mais fácil identificar qualquer problema no seu pet e iniciar o tratamento adequado.

Também não deixe de acompanhar a carteirinha de vacinação do peludo desde que ele nasceu. Assim, ele fica com as vacinas em dias, protegendo a si e aos seus familiares!

Filhotes

O Cão de água português filhote tem muita disposição para brincar e conhecer tudo à volta. Então, com a chegada do cão ao lar, não se espante e deixe-o explorar todo o ambiente.

Nessa fase, inicie todos os cuidados de higiene e de saúde com o peludo, levando-o ao veterinário para acostumá-lo desde cedo. Também separe acessórios e um cantinho em casa destinado ao seu novo amigo, sem se esquecer, é claro, de dedicar sua atenção a ele.

Dicas de adestramento

Uma das vantagens na hora de treinar o seu peludo é que ele aprende tudo muito rápido e é bastante obediente. Então, faça reforços positivos e ofereça recompensas ao final de cada atividade.

Todo tipo de exercício e atividade é válida para essa raça, pois eles adoram os treinos, principalmente quando o tutor participa. Caso tenha água por perto, inclua os treinos nessa região, pois seu pet vai aproveitar e aprender ainda mais!

Adquira itens para o Cão de água português aqui na Petz!

Gostou de conhecer esse cachorro que adora se molhar? Encontre os itens que o Cão de água português precisa no dia a dia com preços incríveis aqui no Pet Shop on-line da Petz. Com certeza, seu amigão vai ficar muito feliz!

PRODUTOS MAIS COMPRADOS PARA O Cão de água português

Escova Petz para Cães e Gatos - Cores Sortidas
Escova Petz para Cães e Gatos - Cores Sortidas
Comprar
Ração Golden Mega para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Ração Golden Mega para Cães Adultos de Raças Grandes Sabor Frango e Arroz - 15kg
Comprar
Brinquedo Chalesco para Cães Forca com Bola de Tênis - Cores Sortidas
Brinquedo Chalesco para Cães Forca com Bola de Tênis - Cores Sortidas
Comprar
Escada Baw & Miaw Azul
Escada Baw & Miaw Azul
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças