>
»
»
»
Shih-Tzu

GUIA DE RAÇAS
Shih-Tzu

Neste guia você vai encontrar:

Um ótimo companheiro

CBKC - Grupo 09

Que tal um amigo fofinho e super alegre? Conheça mais sobre a raça!

Tutores que procuram por um novo amigo de quatro patas vão amar ter um cachorro Shih Tzu como companhia. Famoso pela fofura e pela beleza dos pelos alongados, ele se adapta muito bem à família humana, já que gosta de dar e receber carinho e é muito animado. Esse cãozinho não precisa de muito espaço, portanto, pode viver tranquilamente em lares menores, como apartamentos. Isso não impede que ele possa ser criado em casas grandes, com quintais, por exemplo. A versatilidade e o fato de ser um bichinho que se acostuma facilmente a diferentes tipos de ambientes, faz desta raça uma das mais queridas!

Esse cãozinho não precisa de muito espaço, portanto, pode viver tranquilamente em lares menores, como apartamentos. Isso não impede que ele possa ser criado em casas grandes, com quintais, por exemplo. A versatilidade e o fato de ser um bichinho que se acostuma facilmente a diferentes tipos de ambientes, faz desta raça uma das mais queridas!

Condição física

O cão da raça Shih Tzu tem o focinho achatado, ou síndrome braquicefálica, o que pode prejudicar a respiração em atividades físicas com movimentações mais intensas. Nos dias de calor, frio e umidade excessivos, esse problema tende a piorar e deixar o animal ainda mais sensível.

Ele também é frágil e não possui muita força muscular. Além disso, não é tão enérgico, o que faz com que os exercícios físicos constantes não sejam tão necessários. Contudo, é bom ficar de olho para evitar problemas de sedentarismo.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Shih-Tzu

Média de Altura

Média de altura do Shih-Tzu

Média de Peso

Média de peso do Shih-Tzu

Nível de Fofura

Nível de fofura do Shih-Tzu

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

Amigável?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Shih-Tzu

Destaques e curiosidades

Como todo pet, os cachorros Shih Tzu também possuem suas excentricidades. Aproveite para saber curiosidades e características marcantes da raça. Assim, você decide mais facilmente se vale a pena incluir um peludinho desses na família!

Em chinês, o nome dele significa “pequeno leão”, por conta do formato do rosto. Não é à toa que, ao longo da história, esse cãozinho também recebeu apelidos como “crisântemo”. O título se refere ao formato da carinha da animal e o modo como os pelos crescem pela cabeça, em todas as direções.

A amizade entre esse cachorro e os humanos é de longa data e tem como plano de fundo os antigos palácios imperiais da China. De acordo com a narrativa popular, as famílias reais adoravam ter pets da raça, principalmente os líderes da Dinastia Ming, que governou o país entre os anos de 1368 e 1644.

Séculos mais tarde, esse integrante da monarquia invadiu o mundo das celebridades. Muitos famosos têm, ou já tiveram, cãezinhos da raça, como a cantora americana Beyoncé, o magnata Bill Gates e o líder espiritual Dalai-lama. No Brasil, a atriz Bruna Marquezine é tutora de um cão da raça chamado Chico.

Shih-Tzu guia raças

A História do Shih-Tzu

Origem

As informações sobre a origem desse cachorro são provenientes de documentos, pinturas e outros objetos datados de 624 a.C. O Tibete é considerado o local de surgimento da espécie, porém, foi na China que se desenvolveu como mascote da família imperial.

Migração

Estima-se que, após séculos vivendo naquele país, a raça só tenha migrado para outros continentes por meio da Revolução Chinesa, que transformou o antigo império em uma república, no começo do século 20. Em 1931, ele desembarcou no Reino Unido.

Primos

A raça costuma ser confundida com outros cachorros menores, como o Lhasa Apso, que também é natural do Tibete. Mas, mesmo sendo tão parecidos, eles possuem diferenças muito distintas, que vão desde a pelagem ao comportamento, além da simbologia cultural.

Reconhecimento

O reconhecimento que separa o Shih Tzu de outras raças orientais, como o Lhasa Apso, foi feito em 1934. Já o registro no Kennel Club, clube de catalogação genealógica canina, só foi criado em 1940, com certificados de liberação para campeonatos nove anos mais tarde.

Shih-Tzu veterinário guia raças

Características físicas

A aparência desse cachorrinho é muito popular, e não é para menos. O formato do rosto e as características da pelagem sempre determinaram detalhes, como o próprio nome dele, ao longo da história. A coloração é variada, com tons de preto, marrom e branco entre os mais populares.

Com porte pequeno, o Shih Tzu tem aspecto corporal mais robusto e levemente comprido. Tanto a cabeça como a cauda são empinadas e dão um ar de confiança ao bichinho. Ele possui pelos mais longos no topo e densos na parte de baixo. Também tem olhos grandes e arredondados, que encantam qualquer tutor.

Conheça rações para Shih-Tzus

Personalidade

Para quem procura um colega canino cheio de alegria e extrovertido, esse cão é perfeito. Os futuros criadores de Shih Tzu devem saber que ele adora ser pego no colo e se apega facilmente à família, principalmente quando se trata de um grupo acolhedor, que envolve o bichinho em sua rotina.

Por outro lado, eles podem ser bem teimosos e difíceis de lidar quando não passam por programas de adestramento. É muito importante que eles entendam logo cedo como funciona a hierarquia da casa, para que obedeçam os comandos com mais facilidade.

Convivência

Já deu para notar que se trata de um bichinho super apegado, não é mesmo? Portanto, não é uma boa opção para tutores que passam pouco tempo em casa. Eles não se sentem tão bem sozinhos e essa condição pode trazer problemas ainda maiores caso fiquem sem companhia por longos períodos.

A convivência é ótima tanto com adultos como com as crianças. Contudo, os pequenos têm que tomar certos cuidados, já que se trata de um cachorro mais sensível que perde o fôlego mais rapidamente.

Socialização

Trata-se de um cão com sentido de alerta mais aguçado, isso significa que ele vai latir muito e por diferentes razões. Nesse caso, o mais recomendável é tratar esse aspecto com as lições do próprio adestramento.

A socialização com outros animais é quase que instintiva. Ele vai ser dócil e tranquilo com um cão de raça distinta, porém, isso não elimina a necessidade de habituação ainda quando filhotinho, assim como acontece com qualquer animal.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Se você pensa em receber um Shih Tzu em casa, é muito importante estar preparado, não só com a quantidade de elogios e carinhos que o ele vai receber das visitas e durante os passeios, como com os cuidados típicos que todos os cachorros pequenos com pelagem comprida demandam.

Geralmente, ele não solta muitos pelos, mas as quedas podem se tornar comuns ao atingir a maturidade. Trata-se, na verdade, de uma troca, para que os pelinhos jovens deem lugar aos de adulto. A escovação deve ser diária, com muito cuidado para que não prejudique a saúde dos fios.

Escovação dos Pelos do Shih-Tzu

Higiene

Os banhos devem ser dados semanalmente. O ideal é que os produtos a serem utilizados para a lavagem sejam recomendados pelo veterinário, para que não haja confusão com os itens específicos para diferentes tipos de pelo.

É importante alertar, que produtos voltados para a higiene humana não devem ser aplicados em animais. Essa prática pode prejudicar a pele e os pelos, além de resultarem em outras complicações à saúde do bichinho.

Na maioria das vezes, os dentinhos da parte de baixo são mais proeminentes do que os de cima. Para que eles fiquem sempre bem protegidos e saudáveis, a escovação com produtos indicados para a saúde bucal canina é fundamental. O hábito evita o surgimento de tártaro e infecções, além de combater o mau hálito.

As unhas devem estar sempre em tamanho adequado. Geralmente, elas se desgastam naturalmente com as atividades físicas e brincadeiras. Caso seja necessário aparar, procure um serviço profissional, ou faça o corte manualmente com muito cuidado e com materiais específicos para a prática.

Cuidados com a saúde do Shih-Tzu

O Shih Tzu tem cuidados bastante comuns em relação à saúde. Entretanto, é fundamental ficar de olho em probleminhas específicos da raça, comumente ligados à respiração, por conta do focinho achatado. Casos de roncos e espirros podem ser agravados e gerar complicações como apneia ou infecções respiratórias.

Um outro problema sério é a propensão à coprofagia, hábito instintivo de comer as fezes. São muitos os motivos que levam a essa prática, mas ela tem solução e pode ser tratada com a ajuda de um veterinário.

A prevenção de infecções no ouvido é essencial, por isso, é importante manter a limpeza sempre em dia. Esse cãozinho também possui tendência a obesidade, por isso, deve seguir uma dieta e não levar uma rotina sedentária.

Cuidados Shih-Tzu

Higiene e Limpeza para Shih-Tzu

Alimentação

A alimentação é um assunto sério e demanda cuidados diferentes ao longo do crescimento do bichinho. Com as orientações de um especialista em nutrição animal, tudo fica mais fácil e seguro. Ele ajudará o tutor a escolher a melhor ração e os petiscos, além de determinar horários e porções ideais.

Acompanhamento

Não há nada melhor do que ter com quem contar quando se trata da saúde e do bem estar do nosso amigão ao longo da vida. As consultas com o médico-veterinário devem ser feitas regularmente e todas as recomendações dadas por ele devem ser seguidas à risca. Tudo para que o pet fique sempre saudável e feliz!

Filhotes

Filhotes

O filhote de Shih Tzu nasce com o nariz rosa, isso acontece por conta da despigmentação natural dessa fase da vida, e também é aparente no entorno dos olhinhos. A coloração só ganha força após os primeiros 60 dias de vida.

Cada ninhada pode ter de três à cinco filhotinhos. Durante os primeiros meses, eles precisam de cuidados especiais, sob acompanhamento profissional. Por isso, é fundamental saber se o peludinho a ser adotado foi vacinado e vermifugado adequadamente.

Dicas de adestramento

Por conta da teimosia, o Shih Tzu pode apresentar certa resistência com novos comandos. Portanto, é essencial começar o processo de adestramento ainda nos primeiros meses de vida.

Para começar o adestramento do seu pet, contratar um profissional pode ajudar muito, mas vale ressaltar que a sua presença neste processo é crucial para que uma aliança entre o tutor e o cão seja criada. Lembre-se de não exigir demais do pequeno durante o treinamento, pois são mais sensíveis e com baixa tolerância a atividades intensas.

Além das lições de comando dadas pelo adestrador, é interessante utilizar técnicas com brincadeiras lúdicas e interativas, afinal, trata-se de um cão que adora contar com a presença do tutor!

A Petz tem tudo que seu Shih Tzu precisa

Curtiu saber tudo sobre Shih Tzu? Agora que você já está por dentro das informações e curiosidades da raça, não deixe de fazer um enxoval com todos os acessórios que seu futuro companheiro vai precisar!

Aqui, no Pet Shop on-line da Petz, nós separamos opções fantásticas com preços imperdíveis! Aproveite!

Produtos mais comprados para os Shih-Tzus

Ração Royal Canin Shih Tzu - Cães Adultos
Ração Royal Canin Shih Tzu - Cães Adultos
Comprar
Ração Royal Canin Shih Tzu - Cães Filhotes
Ração Royal Canin Shih Tzu - Cães Filhotes
Comprar
Ração Premier Raças Específicas Shih Tzu para Cães Filhotes
Ração Premier Raças Específicas Shih Tzu para Cães Filhotes
Comprar
Shampoo para Cachorro Shih Tzu e Maltês World Raças
Shampoo para Cachorro Shih Tzu e Maltês World Raças
Comprar

Raças relacionadas

Ver mais raças