»
»
»
Lhasa Apso

GUIA DE RAÇAS
Lhasa Apso

Neste guia você vai encontrar:

Charmoso, companheiro e um excelente guardião

CBKC - Grupo 09 (toys)

Muito simpático, ele adora fazer novos amigos e se divertir

O Lhasa Apso é um dos cachorros de pequeno porte preferidos de quem deseja ter um pet em casa, mas mora em ambiente pequeno. Com pelos longos, orelhas finas e latido marcante, ele é um verdadeiro cão de guarda e grande companheiro.

Por muito tempo, a raça foi considerada mística e sagrada. Hoje, ele é muito confundido com seus amigos da raça Shih Tzu, porém algumas características físicas,como seu instinto protetor e o seu temperamento forte, ainda fazem do cachorro Lhasa Apso um pet único.

Condição física

Embora seja apaixonado por brincadeiras e adorar se divertir, o Lhasa Apso não é daqueles cãezinhos que precisam de muitos exercícios físicos. Por ele, tardes de soneca ao lado do tutor são momentos mais do que incríveis. Sendo um dos cãezinhos mais recomendados para apartamento, passeios curtinhos no início das manhãs ou aos finais de tardes já são ótimas atividades para ele.

Não estranhe se, ao encontrar com as crianças, seu pet se encher de energia e vontade de se divertir. A raça é uma das que mais se dão bem com elas e, apesar de não ser muito de esportes e outras atividades, o Lhasa Apso não nega bons momentos de alegria.

Expectativa de Vida

Expectativa de Vida do Lhasa Apso

Média de Altura

Média de altura do Lhasa Apso

Média de Peso

Média de peso do Lhasa Apso

Nível de Fofura

Nível de fofura do Lhasa Apso

Características

É adaptável?

Requer atenção?

Apartamento?

Late muito?

Gosta de gatos?

Gosta de crianças?

Gosta de cães?

Precisa exercitar?

É espaçoso?

Fácil tosar?

Problemas saúde?

É inteligente?

Gosta de brincar?

Cai muito pelo?

É sociável?

É amigavel?

É territorialista?

Fácil de treinar?

É cão de guarda?

É friorento?

É calorento?

Rações para Lhasa Apso

Destaques e curiosidades

Apesar de ser um cachorro de pequeno porte, especialistas afirmam que o Lhasa Apso não sabe o tamanho que tem e se sente um gigante. Esse ar superior se dá pelo instinto guardião do pet, que teve sua origem do Tibet, ao lado de monges e pessoas da nobreza. A liderança também é um dos seus pontos fortes!

Os mais antigos acreditavam que após a morte do tutor de um Lhasa Apso, o cãozinho receberia o espírito do seu cuidador, adquirindo todo o conhecimento, sabedoria e experiência. Por isso, durante anos, a função do cãozinho foi proteger as autoridades religiosas.

Acredita-se que o cãozinho da raça que mais viveu conseguiu atingir os 29 anos de idade. Atualmente, a expectativa de vida é um pouco menor que essa, variando entre os 12 e 16 anos.

Os quadrinhos brasileiros também têm o seu Lhasa Apso preferido. O Floquinho, cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica é um dos mais famosos exemplares da raça!

Lhasa Apso guia raças

A História do Lhasa Apso

Origem

Considerado um dos cãezinhos mais antigos do mundo, o Lhasa Apso teve sua origem no Tibet, onde por muitos anos foi companheiro de monges budistas. As crenças sagradas em torno da raça se deram na época pelo porte nobre e inteligência desse pequeno gigante.

Localidade

O nome da raça provém de dois aspectos. Lhasa é o nome de uma cidade sagrada na região de origem do cãozinho. Por lá, ele é conhecido como Abso Seng Kye, sendo traduzido para “Cão leão sentinela que late”. A pelagem do pet também influenciou na nomeação da raça, sendo Apso o nome de uma cabra do Tibet, com os pelos bem parecidos.

Descendência

Pesquisas afirmam que a época de origem do Lhasa Apso é de 800 a.C, em que acreditava-se que o cãozinho era um animal que trazia sorte e coisas boas. No entanto, o comércio da raça era proibido e, por isso, apenas templos e mosteiros poderiam usufruir da sua proteção. Na América, os cãezinhos dessa raça só chegaram por volta de 1930.

Comportamento

Hoje, o cão não é mais tido como um guardião profissional e, sim, considerado um verdadeiro membro da família. O temperamento da raça não se perdeu ao longo do tempo e, por isso, está sempre alerta em tudo o que está ao seu redor.

Os descendentes do Lhasa Apso

Após sair do seu país de origem, a raça se popularizou na Grã-Bretanha. Na época, eram chamados Lhasa Terrier. Em 1935, foi aceita no grupo AKC e, anos depois, considerados como cães de companhia — de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).

Os descendentes do Lhasa Apso também participam de diversas exposições, afinal, com tanto charme, é impossível resistir a tanto carisma! Uma das raças bem parecida com eles são os Shih Tzus.

Lhasa Apso veterinário guia raças

Características físicas

É inevitável resistir ao charme de um Lhasa Apso. Suas orelhinhas são finas. No rostinho do pet, você notará um charmoso bigodinho. Como já dissemos, sua pelagem é um dos pontos que encantam tutores do mundo todo.

Os pelos são finos e longos. Suas cores podem variar entre o branco, preto, cinza, dourado e amarronzado — tanto em uma cor só, como mechas por todo o corpo.

Conheça rações para Lhasa Apso

Personalidade

O porte nobre de um Lhasa Apso não é visto apenas nas suas características físicas, mas também em seu temperamento. Ele cuidará do seu tutor e de toda a família com a lealdade digna de um nobre, assim como os seus ancestrais.

Por não ser muito de exercícios, ele é aquele cãozinho que prefere passar um bom tempo no colo ou ao lado do seu tutor. Logo, não economize carinhos com o seu pet e lembre-se: com a personalidade forte de um Lhasa Apso, nem sempre será fácil agradá-lo.

Convivência

Os níveis de adaptabilidade da raça também são grandes. Ela pode se dar tão bem em ambientes grandes, como nos pequenos. Entretanto, quando o assunto é a separação do seu tutor, ele poderá ficar um pouco triste, já que é bem dependente de companhia.

A inteligência de um Lhasa Apso também merece destaque. Se treinado desde a infância, ele poderá atender a todos os seus chamados com muita facilidade. Inclusive, o adestramento é recomendado desde cedo.

Socialização

O instinto guardião não é a única característica marcante do Lhasa Apso personalidade. Esse cãozinho também é muito dócil e pode se dar muito bem com estranhos. Por isso, é uma ótima alternativa para os que são apaixonados por animais de estimação e costumam receber muitas visitas em casa.

Podemos dizer que ele é um cãozinho um pouco desconfiado. A princípio, ele não dará muita bola aos estranhos. Porém, assim que outra pessoa ganha a confiança de um Lhasa Apso, uma grande amizade pode nascer.

O jeito mais fácil de se conquistar um pet dessa raça é brincando. Nesse ponto, as crianças têm vantagens, pois ambos se adoram. Muito simpático, ele não nega uma boa farra, desde que esteja descansado e com vontade de brincar.

Seu futuro tutor deve ter bastante paciência para conquistá-lo. Caso seja um dos apaixonados pela raça, é recomendado integrar a família, primeiramente com um Lhasa Apso filhote. Assim, você terá mais tempo para adestrá-lo e ele terá muito mais facilidade em socializar com todos do lar.

Saúde e Bem-estar

Escovação dos pelos

Uma pelagem vasta como a de um Lhasa Apso precisa de cuidados diários. Além de longos, seus pelinhos são grossos e necessitam de pentes e escovas adequadas. Mas fique tranquilo, não é difícil achar esses acessórios aqui no Pet Shop on-line da Petz!

As escovações são formas de auxiliar a reduzir e cuidar das quedas de pelo do Lhasa Apso. Elas retiram aqueles pelinhos que já estão mortos e facilitam o nascimento de novos — mais fortes, macios e brilhantes.

É recomendado que esses Lhasa Apso cuidados sejam realizados diariamente, pois ajudam a fortalecer o pelo do pet e deixá-lo ainda mais bonito e charmoso. Dessa forma, ele continuará chamando a atenção de todos quando você o levá-lo para passear.

Escovação dos Pelos do Lhasa Apso

Higiene

Assim como a escovação, outros cuidados com a higiene do cachorro Lhasa Apso são necessários. Os banhos frequentes são fundamentais, pois evitam a infestação de pulgas, carrapatos e ajudam o pet a ficar sempre limpinho e cheiroso.

Muitos tutores optam por tosar o Lhasa Apso, para ter menos cuidados com a pelagem, garantir mais conforto para o pet e manter a qualidade dos pelos — quando eles estão mais curtinhos, os cuidados ficam muito mais fáceis. No entanto, antes de realizar esse procedimento, consulte um especialista para saber se essa é a opção ideal para o seu pet.

Deve-se ter também muita atenção com as unhas do cãozinho. Quando elas estão muito grandes, pode haver um desconforto ao andar, ou até mesmo causar algum machucadinho nas patas. É sempre importante lembrar que essa região é extremamente sensível e, por isso, quando for cortá-las, lembrar de ter bastante atenção, ou procurar um profissional qualificado.

E claro, a higiene bucal também tem a sua importância. Por isso, não se esqueça de, frequentemente, escovar os dentinhos do pet, com uma escova e um creme dental. Eles auxiliam a prevenção de cáries, mau hálito e a formação de tártaro e outras placas bacterianas.

Cuidados com a saúde do Lhasa Apso

Alguns probleminhas na saúde do Lhasa Apso são mais comuns do que em outros cãezinhos. Devido ao formato das suas orelhinhas, as complicações auriculares podem acontecer com mais facilidade, já que ao beber água o pet pode acabar molhando essa região e acumulando fungos e bactérias.

Por isso, frequentemente, você deve verificar os ouvidos do seu pet e limpá-los com as soluções otológicas recomendadas. Também não se esqueça de levá-lo ao veterinário regularmente. Um check-up sempre cai bem e o ajuda a ter uma vida muito mais saudável e melhor.

Os ossos e os olhinhos do seu pet também merecem atenção especial. Esses probleminhas podem afetar qualquer cãozinho, mas também podem ser evitados com uma boa alimentação, como vamos conferir a seguir.

Escovação dos Pelos do Lhasa Apso

Higiene e Limpeza para Lhasa Apso

Alimentação

Todo animal de estimação merece um ração saborosa e de qualidade. Com o Lhasa Apso isso não é diferente. Há diversas opções de alimentos, com as mais variadas proteínas e nutrientes. Dê preferência para as rações que são ricas em Ômega 3 e ácidos graxos, pois essas substâncias favorecem a pelagem do pet.

Sabendo que a pelagem é uma das partes mais importantes do corpo do Lhasa Apso, algumas marcas desenvolvem alimentos próprios da raça, valorizando cada particularidade do pet.

Acompanhamento

Uma má alimentação pode acarretar em graves problemas para a saúde de um pet. Mesmo que você ofereça a ração para Lhasa Apso ideal, o acompanhamento com um veterinário deve ser feito, para evitar que ele sofra com o excesso de peso, ou então a falta de nutrientes no organismo.

Baseando-se no valor calórico e nutricional do produto escolhido e na rotina de um pet, um especialista poderá desenvolver a quantidade de porções ideais para o Lhasa Apso, garantindo que ele esteja sempre forte, saudável e pronto para se divertir.

Filhotes

Filhotes

Quando falamos dos cãezinhos filhotes, já logo pensamos na imensa fofura que é tê-los por perto. Mas para isso, alguns cuidados são essenciais. Caso você tenha uma futura mamãe pet em casa, a gestação deve ser acompanhada por um especialista, assim como os primeiros dias dos novos integrantes da família.

Durante os primeiros 30 dias de vida de um cãozinho, tudo o que ele precisa está no leite materno. Por isso, comece a se preocupar com a alimentação do seu pequeno assim que ele completar um mês. As rações para filhotes de Lhasa Apso têm os grãos menores e muito mais macios para facilitar o processo de mastigação e ingestão.

Quanto a saúde, um dos procedimentos essenciais na infância de um pet é a vermifugação. Ela irá prevenir que vermes se proliferem no organismo dele, causando doenças. Esses remédios podem ser medicados depois do primeiro mês — dependendo do produto — e oferecidos ao longo da vida do pet. Não se preocupe, um bom veterinário poderá auxiliar você com isso.

Dicas de adestramento

Como dissemos, o adestramento é fundamental desde a infância do cachorro Lhasa Apso. Ele é bastante inteligente e logo aprenderá truques incríveis e a atender seus chamados. Petiscos e biscoitinhos são ótimas recompensas para o pet assim que aprender uma nova lição.

Alguns acessórios também podem auxiliar nessas questões. Bastões, círculos e acessórios sonoros também tão excelentes alternativas. E claro, atenção, paciência e muito carinho farão o Lhasa Apso aprender muito mais rápido!

Tudo para Lhasa Apso você encontra na Petz

A chegada de um novo membro à família é sempre uma festa e para receber um ser tão especial como o Lhasa Apso é necessário se preparar. O cãozinho precisará artigos, que você encontra de forma rápida e fácil em nosso Pet Shop on-line! Em nosso catálogo estão as melhores marcas a preços arrasadores, confira!

Não deixe de aproveitar a visita em nosso site para também fazer a sua inscrição. Com ela, você terá acesso a novidades quentinhas sobre o mundo animal e ofertas incríveis. Não fique fora dessa!

Produtos mais comprados para o Lhasa Apso

Premier Lhasa Apso Filhote Ração Raças Específicas para Cães
Premier Lhasa Apso Filhote Ração Raças Específicas para Cães
Comprar
Ração Premier Lhasa Apso Raças Específicas Cães Adultos
Ração Premier Lhasa Apso Raças Específicas Cães Adultos
Comprar
Ração Royal Canin Veterinary Diet Urinary Small Dog para Cães de Raças Pequenas
Ração Royal Canin Veterinary Diet Urinary Small Dog para Cães de Raças Pequenas
Comprar
Ração Premier Dermacare Ambientes Internos para Cães Adultos de Raças Pequenas
Ração Premier Dermacare Ambientes Internos para Cães Adultos de Raças Pequenas
Comprar

Raças relacionadas

Pesquisa - Qual o seu pet?

Nome:
E-mail:
Cachorro
Gato
Outros