Existem muitas raças de cachorro — mais de 300 —, e todas são baseadas em um conjunto de fatores, como tamanho, estilo de vida, origem, entre outros. Esse tipo de classificação ajuda bastante não apenas a descobrir qual é o bichinho de estimação que mais combina com a família, mas principalmente desenvolver estudos que melhorem a qualidade de vida deles.
Dessa maneira, diferentemente do que muitas pessoas pensam, as raças ajudam muito a entender melhor o comportamento de cada bichinho. Isso facilita também o adestramento, a criação e, principalmente, a consolidação do relacionamento entre pet e tutor.
Diferentes portes de raça
Uma das formas de compreender as raças de cães é o tamanho ou o peso dos nossos amiguinhos. Os portes de raça são essenciais para entendermos o estilo de vida que devem levar, bem como os cuidados com exercícios e dieta, a fim de evitar problemas de estrutura, obesidade, entre outros.
Os cães de raça pequena são vistos mais como bichinhos de companhia e colo, mesmo que muitos tenham sido criados como raças de caça a princípio. São perfeitos para ambientes menores e ideais para tutores que gostam de levar os peludos a todos os lugares, por serem fáceis de transportar.
As raças de cães médios são perfeitas para quem gosta de um pouco de tudo. Esses bichinhos normalmente têm bastante energia para gastar e não são tão delicados quanto os das raças mini. Ainda assim, eles não têm a mesma força que um pet grande e exigem outros tipos de cuidado, como bastante exercício.
Já as raças de cães grandes e gigantes devem ser acolhidas apenas por quem dispõe de bastante espaço para praticar as atividades diárias necessárias. É um porte que demanda mais cuidado em certos pontos, mas é capaz de ajudar os tutores em tarefas importantes.
Principais grupos de raças de cachorro
Outra maneira de agrupar as raças de cães para facilitar as pesquisas de saúde animal são os grupos de trabalho deles. De acordo com a CBKC, que usa como base as determinações da Federação Cinológica Internacional, todas as raças podem ser divididas nos dez grupos abaixo.
- Pastores e boiadeiros (exceto os suíços): algumas raças que se destacam nesta categoria são o Border Collie, o Pastor Alemão e o Welsh Corgi Cardigan.
- Pinscher, Schnauzer, Molossos e Boiadeiros Suíços: alguns exemplos são as raças Boxer, Bulldog, Dobermann, Fila Brasileiro e São Bernardo.
- Terrier: raças bastante conhecidas desse grupo são o Bull Terrier, o Jack Russell Terrier e o Terrier Brasileiro, também conhecido como Fox Paulistinha.
- Dachshunds: os “salsichas” têm o próprio grupo nessa classificação. A raça é dividida em três: Kaninchen, Miniatura e Standard.
- Spitz e Tipo Primitivo: algumas raças desta categoria que você deve conhecer são Akita, Chow Chow, Husky Siberiano e Shiba.
- Sabujos e rastreadores: alguns dos melhores farejadores deste grupo são os Basset Hounds, os Beagles e os Dálmatas.
- Cães de aponte: pets que se destacam dentro deste grupo são os Bracos e Setters de diferentes origens, além do famoso Perdigueiro Português.
- Retrievers, levantadores e de água: raças extremamente amadas estão nesta categoria, como Cocker Spaniel Americano, Golden Retriever e Labrador Retriever.
- Cães de companhia: aqui ficam os pequeninos como Buldogue Francês, Cavalier King Charles Spaniel, Chihuahua, Maltês e Shih Tzu.
- Galgos e lebreiros: por fim, temos algumas raças conhecidas pela velocidade, como Greyhound e Saluki.
Os cuidados entre as raças são diferentes?
Independentemente da classificação, cada uma das raças de cães exige cuidados distintos. Tanto com uma rotina de atividades físicas quanto com a alimentação, o ideal é sempre consultar um veterinário para verificar qual é o melhor produto para cada amiguinho, sejam eles cães adultos, filhotes ou em idade sênior.
Algumas raças, por exemplo, podem estar mais propensas à obesidade. Uma dieta com ração light para cães pode ser a opção ideal nesses casos. O mesmo vale para rotinas de exercício, medicamentos e muitos outros detalhes que são mais facilmente percebidos quando se sabe a raça do pet.
Todas as raças de cães vão ser bem cuidadas na Petz!
Aqui no Pet Shop on-line da Petz, não importa qual é (ou não é) a raça do seu peludo: temos tudo que qualquer cachorro precisa! Alimentos, remédios, acessórios e até brinquedos, só aqui você adquire tudo por preços especiais. Confira mais!