Bem-Estar

Cachorro agitado: por que o peludo não para quieto?

Publicado em 27 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Ao falar em cão feliz, frequentemente pensamos em um pet curioso, brincalhão e cheio de energia correndo pelo parque ou pelo quintal. Porém, há casos em que um cachorro agitado se torna uma preocupação para os tutores, como quando o pet passa a apresentar comportamentos indesejados. 

Em situações mais graves, ele também pode dar sinais de que o bem-estar está comprometido, como respiração ofegante e automutilação. Mas, afinal, o que caracteriza um cachorro muito agitado ou hiperativo? 

cachorro recebendo carinho divertido na barriga

De acordo com a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária comportamentalista da Petz, a hiperatividade em cachorros não é tão comum como muitos imaginam, sendo, na maior parte das vezes, resultado de um manejo inadequado às necessidades caninas. 

A seguir, descubra o que pode levar à agitação em cães e o que fazer para resolver o problema. 

Hiperatividade ou falta de estímulos?

Considere um cachorro que não para quieto e destrói o que encontra pela frente, como brinquedos, sapatos e outros objetos da casa. Ao serem perguntados a respeito, muitos diriam se tratar de um cão agitado ou hiperativo, mas não é bem assim. 

Antes de classificar o pet como um caso “atípico”, é preciso olhar com cuidado para o dia a dia dele. “Podemos dizer que há ‘hiperatividade’ pela falta de estímulos e atendimento às necessidades fisiológicas dos cães”, explica a Dra. Katia. 

Em outras palavras, todos os cães dependem de um ambiente e rotina adequados ao estímulo de certos comportamentos naturais da espécie. Quando essas necessidades não são atendidas, o pet acaba direcionando a energia represada para uma ou mais atividades que nem sempre agradam os tutores, como destruir os objetos da casa. 

Ao perceber que seu amigo de quatro patas está com muita energia acumulada, não adianta buscar uma saída milagrosa, como o uso de um medicamento ou floral para cachorro agitado. Em vez disso, procure conhecer e atender às necessidades específicas dos cães, de preferência contando com a ajuda de um especialista em comportamento.

cachorro com boca aberta e olhos fechados como se estivesse sorrindo

É verdade que algumas raças são mais agitadas que outras?

Independentemente da raça, todos os cães devem ter uma rotina adequada, que permita a expressão dos comportamentos naturais da espécie. Dito isso, é verdade que, em relação à agitação, há diferenças entre as raças. 

“As raças foram criadas para exercerem certas funções, de modo que, dependendo da tarefa, algumas podem ser mais agitadas do que outras”, diz a Dra. Katia. “Cães de pastoreio, de caça ou busca, por exemplo, precisam de energia para conseguirem trabalhar. Sendo assim, são mais agitados”, completa. 

Além disso, a veterinária comportamental chama a atenção para o fato de que a idade influencia a tendência a ter mais ou menos energia para gastar: “Filhotes têm atividades mais intensas do que adultos”, diz. 

O que fazer para deixar o cachorro menos agitado

O primeiro passo de como acalmar um cachorro agitado é entender que as necessidades de um cão são muito distintas das nossas. Enquanto, para muitos de nós, passar um dia inteiro no sofá, sem qualquer preocupação, é sinônimo de um bom descanso, para os cães, essa rotina é um tanto entediante. 

Para eles, é estimulante exercer certas atividades naturais, como farejar e perseguir presas, destrinchar e roer objetos, socializar com pessoas e outros cachorros, etc. 

A falta desses exercícios na rotina prejudica a saúde física e emocional dos cães, contribuindo para a agitação e o surgimento de comportamentos indesejados, como o hábito de destruir itens da casa.

Enriquecimento ambiental

Uma das dicas mais importantes é caprichar no enriquecimento ambiental, isto é, proporcionar um ambiente que dê oportunidades de escolha para o cachorro agitado exercer comportamentos naturais. 

Para isso, aposte em brinquedos com propostas distintas e invista em jeitos diferentes de oferecer os alimentos, como por meio de comedouros interativos. 

Vale destacar que a maneira como os brinquedos e outros acessórios são utilizados também é determinante para garantir a variedade. As bolinhas são ótimas para estimular o cachorro agitado a correr e perseguir, por exemplo, desde que sejam lançadas pelo tutor. Já quando ficam jogadas pela casa, sempre à disposição do pet, a tendência é que acabem se tornando apenas mais um objeto de roer. 

Segundo a especialista, atividades como passear com o cachorro agitado, colocá-lo em creches (para cães que se adaptam a esse tipo de ambiente), realizar o adestramento positivo e fazer saídas frequentes são importantes para auxiliar no bem-estar do pet, mantendo-o mais tranquilo.

Quando procurar um médico-veterinário

Ainda mais quando se manifesta por meio de comportamentos perigosos, como a automutilação, um cachorro muito agitado e nervoso sempre deve ser acompanhado com cuidado. 

Nesse sentido, tenha sempre em mente que a falta de estímulos adequados prejudica o bem-estar do pet, comprometendo a saúde física e emocional dele. Assim, ao perceber que o cãozinho destrói todos os brinquedos e outros objetos, não basta simplesmente parar de comprar ou esconder esse tipo de acessório. 

É preciso encontrar maneiras de direcionar melhor as energias do pet para outras atividades que permitam a ele expressar comportamentos naturais. Em caso de dificuldade, consulte um especialista.

Por fim, se mesmo com todas as mudanças na rotina, o pet continuar a parecer agitado, é imprescindível agendar uma consulta para ele. “Quando damos todos os estímulos ao cachorro e, mesmo assim, percebemos a agitação, podemos pensar em algo patológico”, diz a Dra. Katina. Nesses casos, vale investigar a existência de um problema neurológico. 

cachorro com a língua de fora

Gostou das dicas sobre como lidar com um cachorro agitado? Então, não deixe de conferir os outros conteúdos que oferecemos aqui, no blog da Petz! Acompanhe e aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog