Bem-Estar

Como acalmar gato com medo de fogos? Veja as dicas!

Publicado em 29 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 5min

p>Não é incomum que os pets demonstrem ansiedade em situações que envolvam barulhos altos. Especialmente durante algumas festividades, o som dos fogos de artifício costumam incomodar bastante. Com os felinos, isso não é diferente, e eles demonstram a apreensão ao se esconderem. Então, como acalmar gato com medo de fogos?

fogos de artifício no céu.

Um gato com medo de barulhos altos pode demonstrar ansiedade antes mesmo de um trovão acontecer, você sabe como? A chuva no telhado da casa, os feixes de luzes ou até mesmo a queda na pressão do ar antes de uma tempestade pode ser o suficiente para despertar a apreensão dos felinos.

Com as festas de fim de ano, os cuidados precisam ser redobrados. Então, os tutores precisam ficar atentos para cuidar da saúde dos amiguinhos. Um gato estressado ou amedrontado é imprevisível, podendo machucar a si mesmo e até outras pessoas, caso tente fugir ou se esconder durante uma situação assustadora.

Para ajudar a cuidar do seu bichinho, mantendo-o tranquilo em situações de barulhos altos, listamos alguns cuidados que você pode tomar. Saiba tudo sobre como acalmar gato com medo de fogos.

Por que os gatos têm medo de fogos de artifício?

Quando o som de fogos de artifício ou relâmpagos explodem no céu, o barulho causa medo nos bichanos por um motivo muito simples: a audição deles é muito apurada, podendo alcançar até 65.000 Hz. Para comparar, os humanos só conseguem ouvir até 20.000 Hz.

Na prática, isso significa uma enorme sensibilidade auditiva por parte dos bichanos. Então, barulhos estrondosos assustam eles com facilidade. Por isso, ocorrem as reações desesperadas, sendo necessário aprender como acalmar gato com medo de fogos.

Como identificar se seu gato tem medo de fogos

Para a maior parte dos gatos, é fácil perceber se eles estão assustados, nervosos ou ansiosos devido aos barulhos muito altos. Miados excessivos, andar vagaroso, corpo rebaixado, orelhas voltadas para trás e busca por esconderijos são indicativos certeiros de um estado de medo dos bichanos.

Esse comportamento faz parte dos instintos dos felinos, que entendem essas situações como um risco para a segurança e buscam fugir ou se proteger para evitar perigos.

Assim, embora seja importante aprender a lidar com esses comportamentos e manter seu gato com uma boa saúde mental, essas atitudes são muito naturais para a espécie.

Porém, especialmente diante de uma situação em que é possível prever o uso de fogos de artifícios, é seu dever cuidar do seu gatinho para ele sentir que está em um ambiente seguro e confortável. Mostre que vai acalmá-lo, caso seja necessário.

gato assustado com pelos em pé e orelhas para trás.

Como acalmar um gato assustado com fogos de artifício?

Agora que você já entende a causa do problema e consegue identificar os sinais que seu gato pode apresentar, listamos algumas dicas que podem te ajudar a saber como acalmar gato com medo de fogos ou preparar o ambiente para momentos difíceis:

  • impeça que seu gato com medo tenha acesso à rua e evite deixá-lo sozinho. É importante que o bichano não fuja ao ouvir o som dos fogos. Porém, vale lembrar que não é recomendado prender o animal com coleiras, já que ele pode se machucar;
  • abafar o barulho pode ser uma solução interessante, como ligar a televisão para distrair seu gatinho. Existem até mesmo alguns canais ou vídeos no YouTube voltados para pets que podem servir como uma trilha sonora confortável para o bichano durante esses momentos;
  • preparar um cantinho para manter seu gato isolado dos barulhos também é uma forma de tranquilizá-lo. O ideal é que esse já seja um ambiente em que seu gato costume descansar e se sentir seguro. Além disso, brincar com ele enquanto os barulhos acontecem também vale na hora da distração;
  • utilizar alguns calmantes naturais pode ajudar também. Para pets que já possuem histórico de ansiedade, os remédios funcionam, desde que sejam discutidos e aprovados pelo veterinário do seu bichano.

Além disso, existem os feromônios sintéticos, que podem ser dispersos no ambiente. Eles ajudam o gato com medo de fogos a se acalmar. O uso de difusores pode auxiliar, desde que eles sejam colocados algum tempo antes. Isso porque é necessário que eles façam efeito e seu gato se acostume.

Dicas de adestramento para gatos com medo

Uma técnica de adestramento de como acalmar gato com medo de barulhos altos é reproduzir sons semelhantes para ele se acostumar. Para isso, você pode usar vídeos da internet que reproduzem trovões, tempestade ou fogos, por exemplo.

Contudo, quando o gato tem medo de fogos, essa técnica de “dessensibilização” pode ser mais difícil. O ideal é utilizar esse processo quando o felino possui entre duas e oito semanas. Nesse período, o desconforto ainda não é um medo adquirido.

A forma correta de conduzir esse treinamento é pela reprodução dos sons em volume baixo, aumentando com o passar do dia, enquanto você brinca com o bichano durante todo o processo. Ofereça petiscos e diversão para o pet se acostumar com o barulho.

Se houver qualquer sinal de desconforto, não force seu peludo! Nesse caso, o correto é parar o processo. Lembre-se de que tentar segurar o gato no colo não é uma boa ideia. Essa ação pode prejudicar ainda mais o estado de estresse do seu bichano, e ele pode te atacar sem querer.

gato filhote assustado no colo de tutor.

Gostou de saber um pouco mais sobre como acalmar gato com medo de fogos? Então, aproveite para ficar por dentro de outras recomendações e dicas aqui, no nosso blog. Agora, caso procure acessórios para presentear o seu bichano, conte conosco! Acesse o site da Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog