Como fazer carinho no gato: principais dicas

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 8, 2020

Bem-Estar
Como fazer carinho no gato: principais dicas
Tempo de leitura: 3 minutos

Gatos são tudo de bom, seja pela ótima companhia ou pela troca de carinhos entre tutores e pets. Contudo, mesmo com todos os benefícios em ter um bichano, às vezes, alguns se incomodam com alguns afetos e dão mordidas quando não estão contentes. Portanto, para saber como fazer carinho no gato, algumas dicas são essenciais. 

gato recebendo carinho no colo

Apesar de alguns bichanos serem mais ariscos por conta da personalidade, recusar afago não é uma regra. Quando eles recusarem a receber cafuné ou ficarem irritados com a aproximação, fique atento, pois isso pode ser um sinal de que há alguma coisa errada. 

Por isso, para ajudar você a identificar o que pode estar errado e saber como fazer carinho no gato, confira a seguir um manual completo para acariciar seu filho de quatro patas do jeito que ele mais gosta. 

Como fazer carinho no gato

Se você nunca teve um felino ou adotou um pet recentemente, como fazer carinho no gato pode ser uma dificuldade. Por isso, apesar desses bichinhos terem diferentes personalidades, existem alguns segredos que, com certeza, vão deixar o seu feliz e satisfeito.

Acariciar embaixo do queixo 

A região abaixo do queixo e pelo pescoço, conhecida como feromonas, é um dos locais recomendados onde fazer carinho no gato, pois o deixa super relaxado e contente. 

Por esse motivo, pressione seus dedos nessa região e faça movimentos de zigue-zague. Se o pet estiver gostando, ele fechará os olhos e pressionará ainda mais essa região contra seus dedos. 

gato olhando fixamente

Acariciar a cabeça 

Não tem erro, essa é uma região onde os gatos gostam de carinho. Agora, para fazer certo e não irritar o bichano, não force muito e use um pouco das unhas. 

Ao acariciar essa área, aproveite para descer com as mãos até um pouco antes da calda. Comece pela testa do pet e desça em movimentos repetidos, é bem provável que o seu amigo se sinta sossegado e goste bastante.

Acariciar toda a região do rosto

A região próxima ao bigode e aos olhos, por exemplo, é uma área do corpo que os felinos adoram. Sem muita força, utilize as costas da mão com movimentos de direção única.

Essa também é uma boa área para começar a acariciá-lo caso o bichano esteja resistindo. Normalmente, quando é feito carinho no gato em regiões como buço e rosto, eles acabam se entregando a tanto apreço. 

Tenha cuidado ao acariciar a barriga

Felinos, no geral, não são muito fãs de carinho na barriga. Mesmo quando ele estiver rolando e parecer um convite irrecusável, não o estresse com isso. 

Apesar de a maioria dos bichanos não gostar de afago nessa área, alguns levam na brincadeira e começam a morder, usar as garras e rolar com a mão do tutor. Caso tope entrar nessa “lutinha”, prepare-se para ter alguns machucados na mão. 

Agora, caso seu filho de quatro patas prender sua mão como se estivesse abraçando ou mover a cauda rapidamente, ou até mesmo ficar inquieto, entenda como uma ordem para parar. Você perceberá sinais claros de que o gato gosta de carinho como estes ou se a brincadeira passou a ser um incômodo.

Como saber quando o gato quer receber carinho

Bichanos são muito independentes e sabem muito bem a hora que querem ou não receber atenção. Fique alerta aos detalhes abaixo no momento em que o felino se aproxima de você, assim, é possível perceber quando e onde gato gosta de carinho:

  • O gato ronrona;
  • Mia enquanto está bem próximo a você; 
  • Se aproxima e roça nas suas pernas,
  • Golpeia você com a cabeça como quem pede atenção.

A altura do ronronar serve como um termômetro para medir o grau de contentamento ao fazer carinho em gato

Por esse motivo, quando ele ronrona muito alto ou muito baixo, ele está feliz. Já quando ele ronrona produzindo ruído, ele pode até estar contente, mas isso logo se transforma em irritação. Então, fique atento ao notar essa mudança brusca. 

Agora que você sabe como fazer carinho em gato e suas regiões preferidas, confira o blog da Petz para mais conteúdo sobre bem-estar e saúde animal.

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *