Cachorros

Como os cachorros se comunicam entre si e conosco?

Publicado em 27 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 7min

Você já se perguntou como os cachorros se comunicam? Quem convive com os cães sabe que eles podem ser muito bons em deixar claro o que desejam para nós. Por exemplo, ao ver o amigo de quatro patas sentar-se ao seu lado enquanto você come alguma coisa, é fácil entender que ele gostaria de um pedacinho. 

como os cachorros se comunicam

Da mesma maneira, quando o pet lança um brinquedo nos seus pés, não é preciso ser nenhum especialista em comportamento canino para saber que ele está louco para brincar com você. 

Já outros sinais, como medo ou incômodo, podem ser mais difíceis de serem interpretados. Por isso, neste post, conversamos com a Dra. Katia de Martino, médica-veterinária comportamentalista, para entender melhor como os cachorros se comunicam.

Afinal, existe mesmo uma linguagem canina?

Conforme explica a veterinária comportamental, sim, existe uma linguagem canina que se dá principalmente por meio de pequenos gestos e postura corporal. Assim, quando alguém se aproxima de um cachorro, e ele olha para o lado, por exemplo, pode não estar apenas distraído, mas demonstrando algum incômodo com aquela situação.

“É muito comum vermos vídeos de cães levando bronca e virando a cara para o tutor ou lambendo os lábios. Esses dois sinais indicam que o cão está desconfortável”, diz a Dra. Katia, embora muitos interpretem isso como arrependimento, ousadia, entre outros sentimentos que dizem mais sobre nós do que os pets.

Para a especialista, é importante que os tutores aprendam a ler os sinais de como o cachorro se comunica, pois isso pode ajudar a evitar problemas sérios, como ataques, haja vista que, em geral, antes de partirem para a agressividade, os cães tendem a indicar que estão incomodados.

Calming signals (ou sinais de apaziguamento)

Quando a pauta somos nós, é frequente a colocação de que a violência muitas vezes emerge da falta ou de problemas na comunicação. No caso dos cães, em se tratando da relação deles conosco ou com outros pets, isso também é aplicável. 

“Sabe quando o tutor diz que o cão mordeu alguém ‘do nada’? Na verdade, nenhum cão ataca ninguém repentinamente. Antes, eles dão sinais de que estão desconfortáveis e que não querem um confronto”, explica a Dra. Katia. 

A esses indícios de que estão incomodados, mas não querem briga, damos o nome de calming signals ou sinais de apaziguamento. Descritos inicialmente pela adestradora norueguesa Turid Rugaas, eles consistem em uma forma de comunicação visual, cujo objetivo é demonstrar estresse e apaziguar conflitos de uma maneira não agressiva. 

Em tese, é como se o pet tentasse falar para nós ou outros cães que não está gostando de determinada interação, como se dissesse: você pode parar antes de dar briga? Essa é uma das maneiras que os cachorros se comunicam.

Sinais de incômodo

Entre os sinais de incômodo que costumam passar facilmente despercebidos pelo tutor estão: olhar para o lado, coçar-se, lamber o focinho, virar as costas para o indivíduo com quem está interagindo, entre outros ainda mais inusitados. 

Cães que bocejam nem sempre fazem isso porque acabaram de acordar ou estão com sono. O gesto também pode ser sinal de que o cachorro está desconfortável no ambiente”, explica a comportamentalista. 

como os cachorros se comunicam

É justamente porque esses sinais não são corretamente interpretados que muitos acidentes acontecem. De acordo com a Dra. Katia, ao não ler essas dicas, os tutores e outras pessoas acabam passando dos limites do cão. “Então, o único meio que resta a ele para lidar com a situação é morder”, completa a especialista. 

Como os cachorros se comunicam entre si

Os cachorros se comunicam entre si! É importante esclarecer que gestos, posturas corporais e sinais de apaziguamento não são usados pelos cães apenas na comunicação conosco.

Essas também são formas de como os cachorros se comunicam com outros cachorros que, em geral, estão muito mais preparados que nós para interpretar esses sinais. Contudo, há casos em que os pets também podem ter problemas para se entenderem. 

Nesse sentido, a veterinária diz que cães separados da ninhada muito cedo, perdendo o contato com outros, têm mais dificuldade de saber como os cachorros se comunicam entre si, bem como para entender a saudação canina e as formas de aproximação. 

Isso pode causar medo, ansiedade e agressividade. Daí a importância de respeitar o tempo de separação dos filhotes da mãe e promover uma socialização adequada nos primeiros meses da vida do filhote. 

4 maneiras dos cães se comunicarem

Assim como nós, os cachorros “falam” por meio de uma conjunção complexa de elementos, de modo que seria difícil descrever cada um deles, associando-os a um único significado. 

Um latido, por exemplo, pode ser tanto uma reação a algum evento que deixa o pet ansioso quanto um convite para brincar. Por isso, é importante observar o contexto de como os cachorros se comunicam.

  • Rabo abanando: frequentemente associado à alegria, o abanar do rabo indica que o pet está estimulado, o que pode ser decorrente de algo positivo, como a chegada do tutor em casa, mas também de medo ou ansiedade. Nesse sentido, alguns estudos sugerem que a direção em que o cão balança o rabo pode indicar uma emoção positiva (à direita) ou negativa (à esquerda), mas não há nada conclusivo; 
  • Latidos: muitos tutores consideram o latido um comportamento indesejado. No entanto, trata-se de algo natural e importante sobre como os cachorros se comunicam com os humanos, de modo que você nunca deve simplesmente reprimi-lo, em vez disso buscando entender as causas. Estudos sugerem que a altura, a intensidade e o espaçamento entre um latido e outro indicam estados emocionais distintos. Por exemplo, acredita-se que uma sucessão rápida de latidos indique agressividade, enquanto um latido único demonstre surpresa;
  • Postura corporal: esta é uma importante maneira dos pets se comunicarem. Um cão com o bumbum empinado, por exemplo, convida para brincar. Já um cão retraído, virando a cabeça para o lado, está desconfortável com alguma situação; 
  • Expressões faciais: conforme adiantamos, um simples bocejo pode não ser sinal de sono, mas uma maneira de manifestar incômodo. Já uma mandíbula relaxada pode indicar que o pet está com calor ou que se sente relaxado. Um aspecto curioso estudado por pesquisadores nos últimos tempos é a suspeita de que algumas expressões faciais caninas seriam usadas apenas na comunicação conosco. Nesse sentido, estudos sugerem que a famosa carinha de “pidão”, com erguer das sobrancelhas e impressão de arredondamento dos olhos, seria algo desenvolvido ao longo da domesticação e usado apenas na comunicação interespécie dos cachorros com as pessoas.

Mais do que ler e seguir manuais, um dos segredos para entender a linguagem do seu amigo de quatro patas é observá-lo com atenção. Qual costuma ser a postura e os latidos dele em momentos de alegria, como as brincadeiras? 

Lembrando que, em caso de comportamentos indesejados, como agressividade ou vocalizações excessivas, é interessante consultar um especialista em comportamento canino para receber mais orientações. 

como os cachorros se comunicam

Gostou de aprender mais sobre como os cachorros se comunicam? Aqui, no blog da Petz, estamos sempre postando diferentes dicas para você e seu cachorro terem o melhor convívio possível. Navegue e aproveite!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog