Cachorros

Quais são os cuidados especiais com Husky Siberiano?

Publicado em 18 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Ter um Husky Siberiano é o desejo de muitas pessoas. Por isso, hoje, falaremos sobre esse animal de beleza exuberante e os cuidados especiais com Husky Siberiano.

Husky siberiano em lugar com neve

A aparência dele é bem parecida com a de um lobo, por isso o Husky Siberiano é chamado “cão-lobo”. A raça surgiu há 2000 anos, no período pré-histórico, na tribo Chukchi. Contudo, só chegou ao ocidente em 1909, no Canadá, para uma corrida de trenós no Alasca.

Características físicas do Husky Siberiano e relação com a saúde do pet

A cabeça do Husky Siberiano tem proporções harmoniosas entre o tamanho e o do focinho, por isso ele é chamado mesocefálico. Essa característica é favorável à saúde e ao bem-estar da raça.

O corpo é mediolíneo, ou seja, tão comprido quanto largo. Essa proporção ocorre em raças de cães de médio e grande porte, mais pré-dispostos a apresentar displasia coxofemoral.

A relação confere força e resistência para corridas em longas distâncias, fato bem conhecido na raça, que teve reconhecimento ao viajar em apenas 6 dias, enquanto uma pessoa levou 25 dias.

As orelhas são eretas, portanto, os ouvidos são bem ventilados, o que o protege contra as infecções fúngicas. A pelagem é dupla, ou seja, possui pelo e subpelo, o que o faz ter uma grande proteção contra o frio, suportando temperaturas de até -30ºC!

O Husky Siberiano filhote

O filhote de Husky Siberiano é um ser bastante especial. Desde bem cedo, ele se apresenta independente e um tanto quanto teimoso. Por isso, um dos cuidados especiais com Husky Siberiano é o adestramento, sem deixar de lado a socialização.

O adestramento ajuda o filhote a não ser tão teimoso, ensinando-o a obedecer aos comandos e reagir da forma correta em diversas situações. Isso é fundamental para ter um animal psicologicamente saudável.

A socialização do filhote é algo tão importante quanto o adestramento. Esse processo o fará se relacionar de forma muito positiva com pessoas, objetos, barulhos e outros animais.

É essencial saber que o Husky Siberiano possui bastante energia. Em um filhote, essa energia é duplicada. Por isso, prepare-se para esse vigor todo, um dos cuidados com Husky Siberiano.

Passear com o animal após o término das primeiras vacinas faz parte de como cuidar de Husky Siberiano filhote e ajuda muito a não ter os móveis e as paredes da casa destruídos pelo cão ocioso ou entediado.

O uso de petiscos e brinquedos também é altamente recomendado para filhotes e adultos de Husky Siberiano. Por isso, prepare-se para comprar esses itens em lojas especializadas!

Como o Husky Siberiano fica em matilhas e acompanha o ser humano por toda parte desde sua criação, odeia ficar sozinho. Caso isso aconteça, ele pode ficar depressivo ou ansioso. Então, outro dos cuidados especiais com Husky Siberiano é proporcionar companhia a ele.

Husky siberiano em plantação

O Husky Siberiano adulto

O Husky Siberiano adulto já passou pela mais turbulenta fase dos cães, a infância. Se nossas dicas de cuidados especiais com Husky Siberiano filhote forem seguidas, tudo ficará mais fácil para o tutor.

A energia continua alta, embora menos que no filhote. Os passeios devem continuar para o pet não ficar ocioso e destruir tudo o que encontrar pela frente.

Cuidados com a pelagem do Husky Siberiano

Aprenda como cuidar do pelo do Husky Siberiano. Por conta do subpelo, uma camada mais interna de pelos mais finos e densos, é válido saber que o cão não precisa de banhos frequentes.

Na verdade, isso não é recomendado. Os banhos em excesso retiram a camada de gordura protetora do subpelo, o que pode predispô-lo a alergias e problemas de pele. Por isso, um dos cuidados com Husky é banhar o pet com xampus de uso veterinário a cada dois meses ou quando for necessário, caso ele se suje em alguma estripulia.

Aliás, uma curiosidade do Husky Siberiano é que ele se banha como os gatos, passando boa parte do dia se dedicando a essa tarefa por meio de lambidas. 

A queda de pelos não é uma reclamação constante de tutores, mas fica mais abundante nas trocas, que ocorrem duas vezes ao ano. A escovação deve ser diária para evitar o acúmulo de pelos mortos. 

Comece escovando-o no sentido do crescimento dos pelos e passe para o sentido contrário para retirar os pelos mortos das camadas externas e internas.

Husky siberiano parado em amplo terreno com vegetação baixa.

Essas foram algumas dicas de cuidados especiais com Husky Siberiano. Se quiser conhecer os artigos que citamos, procure a loja da Petz. Lá, você encontra tudo o que precisa para esse lindo animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog