Coelhos

Com quantos dias os filhotes de coelhos começam a comer?

Publicado em 24 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Cada vez mais populares como animais de estimação, os coelhos são tão fofos que é difícil resistir ao seu charme. Para tutores de primeira viagem, porém, a companhia dos orelhudos também gera muitas dúvidas, como com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer.

coelho branco

Continue lendo e saiba mais sobre a reprodução da espécie, como cuidar de um filhote de coelho recém-nascido e com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer!

Quantos filhotes um coelho pode ter por ano?

Quase todo mundo já ouviu falar que os coelhos se reproduzem com facilidade. Mas você sabe quantos filhotes um coelho pode ter por ninhada e quantos filhotes pode ter por ano?

Os coelhos atingem a maturidade sexual relativamente cedo. Embora o acasalamento possa ocorrer antes disso, a partir dos seis meses de vida, tanto o macho quanto a fêmea estão aptos a iniciar a reprodução com segurança.

Uma vez atingida a maturidade, a fêmea pode entrar no cio, em média, a cada quinze dias. Nesse sentido, é importante destacar que o cio da coelha é do tipo induzido, isto é, depende do estímulo do macho para ocorrer. 

Havendo o cruzamento e a fertilização, a gestação de coelho dura aproximadamente 30 dias. Vale lembrar que, em geral, a coelha grávida não apresenta muitos sinais externos de que está prenhe. Ao observar qualquer mudança no comportamento da coelha, procure um veterinário.

O número de filhotes por ninhada varia muito de uma coelha e de uma gestação para outra. Em média, a fêmea pode ter até oito filhotes por gestação. Considerando que ela entra no cio diversas vezes ao ano e a gestação é curta, uma coelha pode ter quase 50 filhotes por ano! 

Como cuidar de um filhote de coelho recém-nascido?

Coelhos estão entre as espécies que exercem cuidado parental. Ou seja: após o nascimento, a própria coelhinha se encarrega dos primeiros cuidados com os filhotes, mantendo-os aquecidos e alimentados por meio do leite materno.

dois coelhos brincando na grama

Ao tutor, cabe observar se a mamãe está bem e se está tomando os devidos cuidados com as crias. Também não deixe de oferecer à coelha uma alimentação balanceada, com ração de qualidade e água fresca. 

Filhote de coelho nasce praticamente pelado e com os olhinhos fechados. A partir de cinco dias, as crias já possuem pelos. A partir de 12, começam a abrir os olhos, que ainda são muito sensíveis e devem ser protegidos contra a iluminação direta.

Com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer?

Para saber como alimentar um filhote de coelho de maneira correta, é importante entender o desmame da espécie. O início do desmame dos coelhos ocorre simultaneamente à saída do ninho, a partir de 21 dias de vida.

Nessa fase, os coelhos já começam a intercalar o leite materno com água e ração sólida disponíveis para a mãe. Sendo assim, a resposta de com quantos dias os filhotes de coelhos começam a comer é: logo após sair do ninho.

Mas coelho mama por quanto tempo? Embora varie de um indivíduo para outro, o desmame completo costuma ocorrer entre 30 e 35 dias. A partir daí, o alimento extrusado específico para coelhos deve ser a base da alimentação dos pets. Lembrando que os coelhos precisam ter sempre feno à disposição.

Além de contribuir para o necessário aporte de fibras — que evita problemas como a estase intestinal —, a alimentação de coelho extrusada e o feno de capim é importante para o desgaste dos dentes. Estes crescem continuamente ao longo de toda a vida do coelho, podendo causar problemas como a má-oclusão dentária.

A importância da castração de coelhos e coelhas

Por mais que filhotes de coelho sejam fofos, procure deixar a reprodução da espécie para criadores responsáveis e capacitados. A procriação sem planejamento contribui para o aumento da superpopulação da espécie e pode prejudicar a saúde da coelhinha.

Caso queira ter mais de um coelho em casa, prefira ter dois indivíduos do mesmo sexo ou considere a castração. Mais do que uma medida para controle de reprodução, a castração reduz a produção de hormônios, o que diminui o risco de algumas doenças ligadas ao sistema reprodutor.

coelhos comendo cenoura

Mais importante do que saber com quantos dias os filhotes de coelho começam a comer, é importante conhecer os alimentos indicados aos coelhinhos que acabaram de sair do desmame. No blog da Petz, você descobre os melhores alimentos para a espécie. Confira!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog