Cachorros

Cachorro sabe quando faz coisa errada ou não?

Publicado em 04 de abril de 2023

Tempo de leitura: 5min

Você chega em casa e vê tudo revirado, com lixo espalhado pelo chão, almofadas e plantas destruídas! Quando olha para ele… Ah, aquela carinha de culpado! Mas será que cachorro sabe quando faz coisa errada?

Cachorro com o rosto apoiado na mesa.

Afirmar que o cachorro sabe quando faz coisa errada é atribuir um termo psicológico humano a um ser não humano. Trata-se de um antropomorfismo que foi estudado em 2009 por uma pesquisadora do Departamento de Psicologia da Barnard College de Nova York.

O que foi pesquisado?

A pesquisadora Alexandra Horowitz pesquisou especificamente o olhar culpado que os tutores atribuem aos seus cães quando eles aprontam algo ou desobedecem a um comando ou regra.

Como foi feita a pesquisa?

Aos tutores foi pedido que colocassem uma guloseima na frente do seu cachorro e que dissessem um “não” energético e saíssem da sala onde estavam. Ao retornar, tanto o comportamento do tutor quanto o comportamento do cachorro foram avaliados.

14 cães e 14 tutores participaram do estudo. Na primeira parte, os tutores foram avisados antes de entrar na sala se o pet havia ou não comido o petisco. Na segunda parte, não foram avisados.

Resultados da pesquisa

O estudo demonstrou que o olhar culpado aconteceu mais rapidamente na primeira parte da pesquisa. Conforme a atitude do tutor, o cão imediatamente correspondia com as orelhas coladas na cabeça e o olhar baixo.

A pesquisadora concluiu que esse olhar era somente uma reação aprendida do peludo ao fazer a leitura corporal do seu tutor. Portanto, dizer que o cachorro sabe quando faz coisa errada não é correto.

Os cães aprenderam a “ler” os humanos

Os milhares de anos de convivência entre homens e cachorros deram a esses animais a capacidade de interpretar rapidamente o que os homens estão sentindo pela leitura corporal.

Ao olhar para os humanos, eles entendem se o homem está feliz, bravo, triste ou com raiva. Com isso, aprenderam como deviam se portar e reagir diante de cada emoção humana.

Cachorro deitado com uma coberta em cima.

Sinais de apaziguamento

Os sinais de apaziguamento são formas de o cachorro dizer com o corpo que ele não quer briga. Os lobos já usavam esses sinais com seus semelhantes para evitar conflitos, e os cães fazem o mesmo conosco e com outros cães.

O olhar culpado é um sinal de apaziguamento. Ele desvia o olhar, abaixa a cabeça, coloca as orelhas para trás… e faz isso porque aprendeu que é o correto a fazer, não porque sente culpa. Aprenda mais sinais de apaziguamento:

Lamber a boca e o focinho

Quando o cachorro lambe a boca e o focinho, é um dos sinais de cachorro que ele faz quando está desconfortável com a situação em que se encontra. Nesse momento, ele pode também virar a cabeça ligeiramente para o lado.

Bocejar

O cão pode bocejar e até emitir um som agudo quando está cansado e desconfortável diante de uma situação Pode ser durante um treinamento que está durando mais do que ele aguenta ou durante uma bronca excessiva.

Andar devagar e cheirar o chão

Ao andar devagar e desviar a atenção para cheirar o chão, o cachorro está querendo dizer que entendeu o recado, então, pode parar com a bronca. Ele pode também virar e se sentar de costas para você. Não entenda como um “dar de costas”!

Já que a teoria de que o cachorro sabe quando faz coisa errada caiu por terra, que tal aprender a ler a linguagem corporal do peludo quando estiver dando uma bronca nele?

  • durante o conflito, observe o pet atentamente e se lembre da linguagem canina de apaziguamento;
  • rabo no meio das pernas e orelhas abaixadas é um “ok, já entendi, você está bravo e eu estou com medo de você”;
  • caso você não perceba esses sinais e exceda a bronca, o cão percebe que você não entendeu os sinais e vai mudá-los: mostrar a barriga costuma ser o próximo passo e, no geral, o tutor entende.

Quer dizer que não devemos repreender os cães?

Repreender não é a melhor forma de educar seu cão. Nós precisamos ensinar as regras da casa para os animais e temos como educar um cachorro de forma positiva. Em vez de brigar, use o reforço positivo para ensinar. Confira os benefícios:

  • o peludo aprende que recebe recompensas quando faz aquilo que lhe foi ensinado e causa motivação pra ele aprender
  • Um cão mais motivado é um cão que pode confiar em você. Melhora o vínculo entre vocês.
  • com isso, ele sabe o que esperar e não fica ansioso;
  • sem ansiedade, ele não destrói as coisas;
  • Se ele não destrói nada, não leva broncas, você fica feliz e ele também!

Viu só? O ciclo se torna benéfico para todos! Claro que não é tão fácil quanto parece. É preciso perseverança e paciência para ensinar o certo, como quando criamos e educamos as crianças. Afinal, o peludo também é nosso filho, certo?

Cachorro deitado no chão.

Cachorro sabe quando faz coisa errada? Não! Agora você já sabe! Então, visite a loja da Petz e aproveite nossas promoções de petiscos para ensinar direitinho o peludo a seguir as regras!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog