Bem-Estar

Cachorro surfista: seu cachorro pode surfar?

Publicado em 13 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Em 2022, o cão Bono ficou muito famoso ao conquistar mais um título como surfista. Pode parecer surpresa para alguns, mas existem competições de surfe para cães. Isso pode levantar algumas dúvidas, como “será que existe cachorro surfista?”, “posso ensinar meu cachorro a surfar?” ou “como ensinar meu cachorro a surfar?”.

Cachorro husky nadando na piscina.

Por conta disso, resolvemos criar um artigo para contar um pouco sobre a prática de surfe canino e dar dicas de como entender se seu amigo tem potencial para se tornar um cachorro surfista!

Conheça o cão surfista

Conforme conta a biografia do próprio site, Bono é um Labrador que nasceu em 2010. Desde então, o cão surfista já conquistou cinco títulos como campeão mundial de Surf Dog na categoria Tandem (Cachorro/Humano) e prêmios na categoria Solo, em 2016.

Junto do dono, Ivan, que se dedicou ao esporte durante toda vida, eles sempre treinaram a modalidade e são detentores do recorde mundial como dupla a surfar a onda mais longa em um rio por 33 minutos e 7 segundos.

Bono subiu em uma prancha de stand-up pela primeira vez com incentivo de Ivan, com apenas cinco meses de vida e pareceu gostar da experiência. Uma curiosidade é que Ivan começou a surfar com apenas cinco anos — tal pai, tal filho.

Hoje, além dos títulos de campeonato de surf de cachorro, Bono possui uma presença muito forte nas redes sociais, com mais 200 mil seguidores no YouTube e 80 mil no TikTok.

Entenda o que é Surf Dog

Antes de conferir as dicas sobre como praticar surfe com seu cão, é importante entender mais sobre o funcionamento e um pouco da história da modalidade. 

Ela já era bastante popular nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil na última década e conquistou um novo segmento de mercado — tanto de surfe quanto de pet.

Nos EUA, em 2006, surgiu o Surf Dog Events, com objetivo de reunir tutores que já praticavam essa modalidade amadora com os cães. Em 2008, o evento incorporou a Huntington Beach ao roteiro, e a competição Surf City Surf Dog ficou mundialmente conhecida.

Na prática, existem duas categorias principais nos torneios: na primária, o cachorro que surfa divide o espaço com o tutor humano; na secundária, o cachorro compete sozinho em cima da prancha.

Além das competições, os cães surfistas são muito populares nas redes. É fácil encontrar vídeos muito legais de cachorro surfando em meio às ondas, aumentando a popularidade do esporte.

Cachorro labrador nadando na piscina.

Seu cachorro pode surfar?

Tudo é uma questão de prática e varia bastante do próprio cão. Pode ser que o seu amigo não curta muito o mar, e isso nem sempre será perceptível para você. Então, não force a prática e procure outras atividades para cachorro.

Congelamento, choro, evitação para entrar na água ou na prancha e outros sinais apaziguadores indicam que seu cão não está curtindo a atividade. Porém, se seu companheiro se mostra tranquilo no meio da água e dá sinais de disposição para mergulhar, já é um bom começo. 

Mesmo que seu cão pareça curtir o mar, é importante seguir algumas precauções para essa experiência:

  • proteção: existem muitos itens que podem ser adquiridos para oferecer proteção ao seu cão durante um treino. Pulgas e carrapatos podem ser pegos durante um dia de aventuras, por exemplo. Por isso, é importante estar atento aos remédios, além de manter o animal sempre com um colete salva-vidas. Raças braquicefálicas, com crânio-achatado, são mais vulneráveis por terem respiração dificultada. Então, precisam de ainda mais atenção;
  • exposição ao sol: muitos cães adoram ir à praia e ficar na areia ou no mar, mas isso gera uma enorme exposição ao sol forte. Assim como os humanos, é importante que os cães permaneçam hidratados e com protetor solar nos focinhos;
  • pós-praia: após os treinos, também é importante se cuidar. Ao chegar em casa, é importante retirar toda a areia dos pelos e ter atenção especial aos ouvidos, onde é possível que a água entre, causando otite.

Consulte um especialista

O mais importante é estar sempre acompanhado de um profissional experiente do surfe, respeitando os limites do cachorro surfista e equipamentos a postos para evitar qualquer risco.

Mantenha sempre a rotina com um veterinário de confiança para entender como está a saúde do seu pet, além de saber se seu cão está curtindo o exercício e tendo um dia livre de estresse.

Cachorro de pelos marrons em cima da prancha de surf.
Agora, você conheceu mais sobre o cachorro surfista e o que é necessário para introduzir o pet ao esporte. Continue acompanhando o blog da Petz para ficar por dentro de diversos assuntos sobre os bichos de estimação e outros temas importantes.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog